24/09/2018  12h14
· Guia 2018     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Comportamento
09/07/2018 - 05h44
Cinco passos diários para o autoconhecimento
Lucas Fonseca
 

O autoconhecimento é uma trilha indispensável de ser percorrida e, com as mudanças que estamos vivendo no mundo, ele se torna uma ferramenta importantíssima para o sucesso. É importante aprendermos a reconhecer nossos padrões de comportamento, nossas crenças, para então agirmos sobre atitudes e pensamentos que não sejam benéficos para nós. Separei cinco dicas simples, porém poderosas, e que se praticadas diariamente podem nos conduzir por um caminho muito profundo de autoconhecimento.

1. Questione-se: O melhor caminho para se conhecer melhor é levantando questionamentos em algumas áreas da vida. Ao fazermos perguntas, nosso cérebro, que antes agia de forma inconsciente, sai do modo “piloto automático” e passa a contestar algumas ações. Suas indagações e reflexões sobre as perguntas irão trazer maior clareza sobre o que você acredita de fato e porquê faz as escolhas que faz. Entre alguns questionamentos básicos estão: Quais os meus valores inegociáveis? Do que eu tenho medo? Qual a minha maior crença limitante? Qual a minha maior crença fortalecedora? Quais os meus sonhos? Qual o meu propósito? Ao refletir sobre essas questões, tente identificar o que elas dizem a seu respeito e também como te diferenciam das outras pessoas.

2. Reflita sobre sua história: Busque na memória os momentos mais marcantes de sua infância, de sua adolescência e sua vida adulta. Anote em um quadrante. Faça esse exercício tentando reviver os sentimentos que teve em cada ocasião. Não deixe escapar nada. Reflita tanto sobre os bons momentos, quanto os momentos ruins e de trauma. Eles falam muito sobre o quem você é e sobre a pessoa que você se tornou. Fazendo essa viagem pela sua história, é possível reconhecer qual é o seu modelo de sucesso pessoal, ressignificar os paradigmas e acontecimentos “negativos’ para, a partir daí, apoderar-se novamente de suas escolhas e dar um novo sentido à sua própria vida.

3. Reconheça e experimente seus sentimentos: Eu costumo dizer que não existe sentimento ruim. Todas as nossas emoções cumprem um papel muito importante em nossa personalidade e, por isso mesmo, é fundamental experimentar todos eles. Dar espaço para que esses se manifestem de maneira equilibrada é uma forma de se observar, se conhecer e aprender sobre suas reações. À medida que o profissional consegue se reconectar com seus sentimentos é muito mais fácil identificar o ponto de equilíbrio de cada emoção e se permitir experimentar todas elas. Quando se retoma o controle dos seus sentimentos, é possível estar mais preparado para lidar com as adversidades do mundo corporativo e da vida pessoal como um todo.

4. Gratidão: O exercício da gratidão pode te ensinar muito sobre quem você é. Separe um momento no seu dia, pode ser antes de dormir, e agradeça ao menos cinco coisas indispensáveis da sua vida. Podem ser coisas grandes, ou pequenos sabores de felicidade que você viveu ao longo do dia. A gratidão é uma ferramenta poderosa de autoconhecimento, uma vez que só agradecemos aquilo que é valioso para nós. Depois de um mês fazendo essas anotações, avalie os itens que mais apareceram, reflita sobre eles e aproveite para descobrir o que realmente tem valor na sua vida.

5. Meditação: A prática de meditação, conhecida também como mindfuness, é uma maneira de se observar em profundidade. A capacidade de estar 100% presente é um talento adquirido ao longo de muita prática. Manter a cabeça longe das distrações ansiosas e focar de maneira consciente no agora, pode nos levar para níveis de consciência mais profundos e, dessa forma, nos conhecermos melhor. Se você é um iniciante, comece com sessões curtas, entre cinco e dez minutos. Encontre um lugar quieto para se sentar e respire pelo nariz e pela boca. Conte suas respirações em silêncio e tente manter a mente focada no seu próprio corpo.


Nota do Editor: Lucas Fonseca (lucasfonseca.com.br) é palestrante motivacional formado em administração de empresas com especialização em coaching. Fundador do Instituto Lucas Fonseca o palestrante criou a metodologia MAP - Mindset de Alta Permormance.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "COMPORTAMENTO"Índice das publicações sobre "COMPORTAMENTO"
12/09/2018 - 05h55 O que aprendi com Tony Robbins no Brasil
05/09/2018 - 06h24 É ou não é útil para mim?
29/08/2018 - 06h55 É ou não é útil para mim?
22/08/2018 - 06h35 O novo brincar
21/08/2018 - 05h49 Geração Z é mais vulnerável a fake news






· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2018, UbaWeb. Direitos Reservados.