19/10/2018  10h33
· Guia 2018     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
15/04/2018 - 06h52
Como manter a voz saudável
Sandra Petit
 

Repleto de efemérides importantes, abril reserva também uma data para disseminar conhecimento e conscientizar a população acerca da importância dos cuidados com o aparelho vocal. É o Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril em diversos países - como o Brasil, onde faz parte do calendário desde 1999.

Embora poucos se deem conta, procurar um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista é muito importante ao sinal de qualquer alteração na voz ou desconforto na fala, pois eles podem fazer um diagnóstico específico e indicar o melhor tratamento para cada caso. No dia a dia, algumas ações podem manter a voz saudável: falar sem esforço, articular bem as palavras e fazer repouso vocal sempre que possível são cuidados simples e bastante eficazes.

Outros hábitos, no entanto, são bastante comuns e prejudiciais. O pigarro é um deles. Esse incômodo geralmente é resultado de uma irritação na garganta acompanhada de muco, que a deixa muito seca e pode causar rouquidão e até perda temporária da voz. Permanecer por muito tempo em locais barulhentos também é ruim, pois nessas ocasiões costumamos e precisamos falar mais alto para sermos ouvidos, e imediatamente não percebemos o esforço feito. Posteriormente, aparecem os incômodos, que podem durar muitos dias.

O cigarro e as bebidas alcoólicas também são vilões da voz. O calor da fumaça tragada agride todo o sistema respiratório, especialmente as pregas vocais. O excesso de álcool, por sua vez, irrita as vias respiratórias e ainda causa uma falsa sensação de relaxamento.

Em contrapartida, alguns alimentos podem ajudar: a maçã, por exemplo, tem ação adstringente, que traz alívio e bem-estar à garganta. Ingerir pelo menos 2 litros de água diariamente é outra recomendação conhecida, já que mantém as pregas vocais hidratadas. A voz é um instrumento precioso. Proteja-a e, se precisar, procure um bom profissional de saúde para te auxiliar.


Nota do Editor: Dra. Sandra Lia Petit Marchi é coordenadora do Serviço de Fonoaudiologia do HSANP, centro hospitalar localizado na zona Norte de São Paulo.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
15/10/2018 - 06h55 Dengue na gravidez
12/10/2018 - 07h17 Vasectomia
11/10/2018 - 06h55 Como apresentar os alimentos às crianças
09/10/2018 - 07h23 Outubro Rosa: prevenção contra o câncer de mama
07/10/2018 - 07h16 Estrabismo pode ser operado em adultos?
02/10/2018 - 06h54 Brasil tem a maior taxa de ansiedade do mundo






· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2018, UbaWeb. Direitos Reservados.