22/11/2024  14h15
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Comportamento
26/07/2017 - 05h24
O melhor momento para engravidar!
Maria Cecilia Erthal
 

Recentemente li uma reportagem que falava de um estudo feito na Inglaterra sobre as mulheres estarem congelando seus óvulos por causa da falta de homem no mundo. A meu ver houve uma conclusão equivocada sobre a pesquisa. O que está ocorrendo é que a mulher está escolhendo melhor seu parceiro de vida para construir uma família. A pílula anticoncepcional representou um marco no universo feminino. Desde então, ela começou a escolher seus caminhos porque pode definir o melhor momento para ter filhos. A mulher teve a chance de estudar e mostrar o seu potencial. Ocupou espaço no mercado de trabalho, contribuindo dessa forma para o orçamento da família, que antes ficava só sob a responsabilidade do marido (Segundo o IBGE, as mulheres já são quase metade da força de trabalho no Brasil, ocupam 44% das vagas).

Porém com o tempo, percebemos o peso da idade na fertilidade feminina e a mulher começou a se preocupar com o relógio biológico. Ficou claro para todos, médicos e pacientes, que a partir dos 35 anos a quantidade e a qualidade dos óvulos ficam comprometidas (Diferentemente do homem, a mulher não tem formação de novos gametas – óvulos –, ela já nasce com seu estoque, que vai sendo consumido ao longo da vida. Além disso, o envelhecimento diminui a quantidade de óvulos geneticamente normais, sobrando para o fim da vida reprodutiva óvulos de má qualidade genética).

Virou uma questão: investir na carreira ou ter filhos? A partir de 2012, quando as sociedades americana e europeia de reprodução assistida, deram o aval para o procedimento de congelamento de óvulos, que deixou de ser considerado experimental e se tornou parte importante do arsenal de terapias para preservação da fertilidade, as mulheres passaram a contar com mais essa ferramenta para ajudar na tomada de decisões sobre suas vidas e suas escolhas. A mulher está congelando os óvulos para poder seguir em frente sem ficar dividida. Ela quer escolher seu parceiro e quer escolher o melhor momento para engravidar. Simples assim!


Nota do Editor: Maria Cecília Erthal é ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida e diretora-médica do Vida-Centro de Fertilidade (www.vidafertil.com.br).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "COMPORTAMENTO"Índice das publicações sobre "COMPORTAMENTO"
01/06/2022 - 06h26 Meu filho não tem amigos, o que fazer?
25/02/2021 - 06h16 Namoro online: atenção aos sinais de alerta
13/02/2021 - 07h17 Namorado gringo?
11/02/2021 - 06h14 Dez dicas de etiqueta nas redes sociais
03/02/2021 - 06h08 Por que insistir em um relacionamento desgastado?
28/01/2021 - 06h19 Mulheres independentes assustam os homens
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.