22/08/2017  13h44
· Guia 2017     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Educação
25/05/2017 - 06h57
Oito dicas de estudos para os vestibulandos
 
 
Detalhes, como equilíbrio de matérias e leitura, podem ser decisivos

Os vestibulares realizados na metade do ano estão se aproximando e, segundo especialistas, as ações para garantir a vaga desejada começam bem antes das provas. É preciso estar preparado desde cedo e criar uma rotina que equilibre estudos e qualidade de vida para conseguir a tão sonhada aprovação. O mestre em educação e professor de Física do Curso Positivo, Luis Fernando Cordeiro, e a supervisora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, Ivane Beatriz Pasetti, apontam os principais pontos de atenção dos vestibulandos nesta fase tão importante da vida. Confira a lista abaixo:

1 · Faça simulados

Os simulados assemelham-se muito ao conteúdo do vestibular. Geralmente, as provas refletem o desempenho que o vestibulando terá na prova oficial. Logo, é bom estar atento aos pontos fortes e fracos no simulado, para se preparar melhor. Ter uma referência antes do vestibular pode dar uma indicação dos pontos de melhoria. 

2 · Preocupe-se com a nota de cada disciplina e não apenas com a geral

Quando o estudante se preocupa apenas com o resultado total da prova, esquece de perceber em quais disciplinas ele tem mais dificuldade. É preciso equilibrar os estudos para ter um resultado satisfatório em todas as matérias, principalmente pelo risco, presente em quase todos os vestibulares, de desclassificação ao zerar uma delas.

3 · Valorize as línguas estrangeiras

O vestibulando precisa se dedicar às disciplinas como Inglês e Espanhol, independentemente de achar que já conhece a língua o suficiente. Falar bem um idioma não significa se sair bem nas provas.

4 · Lembre das específicas

Os alunos costumam se preparar com toda a força para a primeira fase do vestibular e acabam se esquecendo do momento mais exigente: a específica. Essa parte do processo, na maioria dos vestibulares, é discursiva e pode abordar assuntos que não são comuns à grade curricular padrão. Cabe ao vestibulando se preparar para o que o curso desejado pede.

5 · Pratique redação e tenha repertório para escrever

A redação costuma ter um peso considerável nos processos seletivos e somente a prática leva ao bom resultado. Para isso, o vestibulando deve estar com a leitura em dia, desde livros até atualidades sociais, para escrever com propriedade sobre qualquer tema.

6 · Lembre de cuidar de si mesmo

O vestibulando deve levar a vida como um atleta de alto nível. Comer, dormir e se exercitar adequadamente. Os exercícios físicos, inclusive, são indicados para oxigenar o cérebro e manter a saúde em dia, o que contribui para um rendimento maior nos estudos. O aluno não consegue utilizar bem a mente se esquecer do corpo.

7 · Foque nas técnicas de resolução

Só ouvir e deixar de praticar pode ser um erro. É preciso fazer os exercícios para memorizar melhor o que foi aprendido. O momento da resolução dos exercícios é o melhor para cometer erros e errar é uma das melhores formas de aprender.

8 · Descanse antes das provas

Na noite anterior às provas e até durante o dia, é indicado que o vestibulando relaxe e esteja com o corpo descansado. Estudar nas horas que antecedem os testes não fará grande diferença e pode, inclusive, prejudicar a performance. Fazer outras atividades, como praticar esportes, tocar um instrumento musical e passear com os amigos, ajudam a cuidar da saúde do corpo e da mente, fatores que podem ser decisivos em um momento de alta pressão, como o vestibular.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "EDUCAÇÃO"Índice das publicações sobre "EDUCAÇÃO"
22/08/2017 - 07h26 Lugar de criança é na escola
09/08/2017 - 05h49 Volta às aulas
06/08/2017 - 07h00 Pais, adolescentes?
03/08/2017 - 06h58 A palavra escrita
30/07/2017 - 07h44 Como escolher a universidade
28/07/2017 - 06h48 Cotas sociais e raciais na USP






· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2017, UbaWeb. Direitos Reservados.