21/05/2018  00h17
· Guia 2018     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
E-mails à redação
05/04/2017 - 06h47
Numa escola de Ubatuba...
Antero Emboaba
 
Formando cidadãos (???)

No último domingo (2/4/2017), almoçando na casa de uma amiga, escutei o seguinte caso que até me revoltou: o filho dela e mais alguns colegas, estudantes da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, no período noturno, na semana que passou, foram obrigados a se retirarem da sala de aula porque não estavam devidamente uniformizados, tinham a camiseta, mas não estavam com calça azul (jeans) ou estavam de bermudas. O professor que expulsou os alunos da sala, segundo a fala da própria mãe, “é assessor jurídico da Prefeitura Municipal de Ubatuba”. Absurdo? Absurdo é tal procedimento se verificar numa escola! Causa vergonha! O que o diretor fará? Ou será da alçada do Secretário da Educação a melhor solução?

Se os alunos estavam na sala de aula é porque tiveram livre acesso na portaria. Ou o professor também é inspetor e pode sair caçando alunos irregulares dentro do prédio? Porém, o mais grave é que os alunos, ainda em processo de formação cidadã, foram constrangidos por alguém que deveria atentar mais à educação e à lei que normatiza o uso dos uniformes. Trata-se da Lei nº 8.907, de 6 de julho de 1994. Vou copiar e colar agora.


LEI Nº 8.907, DE 6 DE JULHO DE 1994.


Determina que o modelo de fardamento escolar adotado nas escolas públicas e privadas não possa ser alterado antes de transcorrido cinco anos.


O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

Art. 1º As escolas públicas e privadas, da rede de ensino do País, que obrigam o uso de uniformes aos seus alunos, não podem alterar o modelo de fardamento antes de transcorridos cinco anos de sua adoção.

Art. 2º Os critérios para a escolha do uniforme escolar levarão em conta as condições econômicas do estudante e de sua família, bem como as condições de clima da localidade em que a escola funciona.

1º O uniforme a que se refere o caput só poderá conter, como inscrição gravada no tecido, o nome do estabelecimento.

2º O programa de fardamento escolar limita-se a alunos de turnos letivos diurnos. (grifo nosso)

Art. 3º O descumprimento ao preceituado no art. 1º desta lei será punido com multas em valor correspondente a no mínimo trezentas Unidades Fiscais de Referência (Ufir) ou índice equivalente que venha a substituí-la.

Parágrafo único. O procedimento administrativo da cobrança de multas observará o disposto no art. 57, e parágrafo, da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990.

Art. 4º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 5º Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, 6 de julho de 1994; 173º da Independência e 106º da República.

ITAMAR FRANCO
Murílio de Avellar Hingel


Perceberam o detalhe que fiz questão de grifar na lei? Quantos alunos do período noturno desta escola, adolescentes e jovens, passaram por tal situação devido a pessoas que não estudaram a lei? Cabe a quem verificar a veracidade disso, fazer a devida correção e ao menos se desculpar perante os alunos? Só que “aqui é cidade pequena”, disse o jovem, “o professor pode perseguir a gente”. Será possível disso acontecer num espaço de formação para a cidadania?

Antero Emboaba
antemboaba@gmail.com

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "E-MAILS À REDAÇÃO"Índice das publicações sobre "E-MAILS À REDAÇÃO"
12/04/2018 - 05h46 Desabafo de uma munícipe de Ubatuba
12/01/2018 - 06h50 Desabafo de um ambulante de Ubatuba
01/11/2017 - 07h31 Descaso estatal com Ubatuba
28/10/2017 - 08h45 A falta de `lei do silêncio´ em Ubatuba
15/06/2017 - 06h59 Aguardando providências da Prefeitura de Ubatuba
30/05/2017 - 08h17 Novo `atrativo turístico´ em Ubatuba






· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2018, UbaWeb. Direitos Reservados.