15/11/2025  09h45
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Brasil
11/05/2004 - 17h50
Rumo ao Velho Chico
 
 
O rio São Francisco, um dos principais mananciais brasileiros, é a próxima parada do Projeto Brasil das Águas. Gérard e Margi Moss contam com o retorno do hidroavião talha-mar para prosseguir na expedição ecológica inovadora que está mapeando a quali
 
Gérard Moss 
  O rio São Francisco, um dos principais mananciais brasileiros.

Chegou a vez do Velho Chico. O Brasil das Águas, expedição ecológica que analisa de forma inovadora a qualidade das águas doces brasileiras, decola nesta semana rumo ao nordeste para coletar amostras na bacia do Rio São Francisco, um dos principais mananciais brasileiros. A nova etapa do projeto marca a volta do hidroavião Talha-Mar ao centro das operações. A aeronave, um Lake Renegade 250 adaptado para as operações de coleta, havia sofrido avarias durante um pouso forçado na Chapada dos Guimarães, em novembro, e fora substituída por um ultraleve Sea Max anfíbio, que participou das duas últimas campanhas com o auxílio terrestre de um Land Rover.

Após dois meses cuidando da logística da expedição, o aviador Gérard Moss e sua mulher, Margi, comemoram o renascimento do Talha-Mar, que retorna com visual renovado, e embarcam nesta quarta-feira (12/05) para dar seqüência à expedição que já percorreu 37 mil quilômetros de vôos e coletou mais de 400 amostras de água de rios, lagos, lagoas e represas das regiões sul, sudeste e centro-oeste do País. No final deste mês de maio e da atual campanha, Gérard e Margi terão percorrido 45 mil quilômetros voando, o equivalente a uma volta ao mundo pela linha do Equador.

No país que possui 12% de toda a água doce do planeta, o Brasil das Águas se destaca pela tecnologia e a eficiência de seus processos inéditos de coleta e análise, a partir um rasante veloz sobre os rios e lagoas. No curto espaço de tempo em que o hidroavião beija a superfície, tal qual o pássaro Talha-Mar que lhe deu o nome, uma sonda YSI da Hexis analisa determinadas características físico-químicas da água. Uma alíquota de 160 ml da água recolhida em cada ponto permanece armazenada e é posteriormente conduzida às análises em laboratórios de instituições como o Instituto Internacional de Ecologia (IIE), em São Carlos (SP), e pesquisadores da UFRJ, no Rio.

SURPRESA

Entre os resultados já aferidos pelos pesquisadores do Brasil das Águas encontram-se dados surpreendentes, como os relativos a regiões do Pantanal e da Bacia do Paraná.

"A analise das águas do Pantanal, por exemplo, nos surpreenderam. O local é considerado Patrimônio Natural da Humanidade devido a sua riqueza em termos de fauna e flora, mas metade das águas ali coletadas pelo Brasil das Águas apresentaram níveis elevados de nutrientes, resultado do lançamento de esgoto doméstico não tratado e o uso de fertilizantes em larga escala nas lavouras de soja. Isso pode causar uma redução drástica na biodiversidade", explica o limnólogo Donato Abe, do IIE.

Por outro lado, as coletas sucessivas ao longo do Rio Tietê, que na Grande São Paulo é praticamente um esgoto a céu aberto, revelou a grande capacidade de recuperação do Rio em regiões como Araçatuba, onde Gérard Moss constatou um louvável esforço local de preservação. A agonia de alguns corpos hídricos brasileiros, que sofrem de diferentes problemas de preservação, pode ser resumida em rios como o Mãe Luiza, em Santa Catarina. Altamente poluído pelos resíduos de carvão, o manancial muda várias vezes de cor em seu percurso.

ÁGUA

A água doce é atualmente um dos bens mais preciosos do planeta, e a preservação e o bom planejamento dos recursos hídricos são fundamentais para o futuro da humanidade. Entre os inúmeros dados preocupantes da ONU em relação à água está a conclusão de que, até 2025, se os atuais padrões de consumo e tratamento se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo sofrerão escassez moderada ou grave. Fora a estimativa sombria de que um sexto da população mundial - mais de um bilhão de pessoas - não tem acesso à água potável. Na China, por exemplo, 700 milhões de pessoas bebem água contaminada. O trabalho de pesquisa desenvolvido pelo Brasil das Águas é fundamental para que o Brasil possa conhecer e formular com segurança políticas de preservação e utilização inteligente de suas águas. Vale ressaltar que, neste ano de 2004, o tema da Campanha da Fraternidade da CNBB é justamente a Água, fonte da vida.

SITE (www. brasildasaguas.com.br)

Não é só o hidroavião Talha-Mar que retorna com nova plumagem ao Brasil das Águas. A página do projeto na Internet foi completamente remodelada para facilitar a navegação e fornecer, detalhadamente, informações sobre a expedição de Gérard Moss. É possível acessar fotos e vídeos, conhecer os últimos resultados e obter informações completas sobre a pesquisa. A seção "Salvem Nossas Águas" abre um canal direto com o usuário, publicando as mensagens e apelos enviados por todas as camadas da população brasileira, preocupadas com a saúde das águas de suas regiões. Com material especial dirigido aos jovens, a "Página das Escolas" foi criada para atender a estudantes e professores, categorias com grande índice de acesso ao site, que estudam a escassez de água no mundo. E o "Mapa das Águas" continua disponível: através de um Sistema de Informações Geográficas (SIG), combinação de software, hardware, imagens de satélite e bancos de dados integrados ao site, é possível acessar gratuitamente não apenas dados detalhados sobre a expedição, mas também visualizar as peculiaridades dos locais analisados. Através do SIG é possível navegar por imagens de satélite sobre o Brasil, visualizando dados geopolíticos, textos, gráficos, tabelas e fotografias, assim como os resultados preliminares das análises da água. Cada ponto de coleta é registrado em fotos aéreas.

CAMPANHAS

Resumo das campanhas anteriores:

Outubro/2003 - Rio Paraná: Região com maior densidade populacional, englobando grandes cidades como São Paulo, Campinas e Londrina. Afluentes importantes como: Tietê, Paranaíba, Paranapanema.

Novembro/2003 - Centro-Oeste: Principalmente em Mato Grosso, inclusive rios do Xingu e subindo até Alta Floresta. No oeste, até Vilhena (RO), o rio Juruena e o norte do Pantanal.

Dezembro/2003 - Pantanal: Região do Rio Paraguai. O Pantanal é a maior planície inundável do mundo e classificado com Patrimônio Natural da Humanidade.

Janeiro e Fevereiro/2004 - Sul: Fora da zona tropical. Em janeiro, pelo centro e oeste da região sul, os pampas gaúchos e a bacia do Rio Uruguai. Em fevereiro, a Costeira Sul: a serra gaúcha e as extensas lagoas costeiras como a imensa Lagoa dos Patos.

Próximas campanhas:

Maio/2004 - Nordeste: Inclui 4 regiões hidrográficas. Universo do semi-árido, com rios de pouco volume salvo o Velho Chico, cuja vazão é bastante regulada por barragens. Inclui lugares como a região de Rio Doce, com mais de 150 lagos com idade superior a 10.000 anos.

Junho/2004 - Araguaia/Tocantins: Três regiões hidrográficas (Tocantins, Costeira Norte Ocidental e Parnaíba). Região de floresta e também de cerrado, bioma que, seguido da Mata Atlântica, é a mais ameaçada do país.

Julho/2004 - Amazonas: Roraima e norte do Amazonas. Região de relevo contrastado, com maciços montanhosos e de pouca ocupação humana. Rios com leitos encachoeirados.

PATROCÍNIO

O Brasil das Águas conta com o patrocínio master da Petrobras, o co-patrocínio do Instituto Embratel 21, e tem parcerias com a Agência Nacional de Águas (ANA), a Companhia Vale do Rio Doce, a Rede Globo e a Chubb Seguros. O combustível é fornecido pela Petrobras Distribuidora S/A.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "BRASIL"Índice das publicações sobre "BRASIL"
29/12/2022 - 06h32 Mega da Virada: prêmio será de R$ 500 milhões
28/12/2022 - 06h40 PF anuncia normalização na emissão de passaportes
23/12/2022 - 06h00 Pix bate recorde de transações em um dia
21/12/2022 - 06h10 Expediente bancário neste final de ano
18/12/2022 - 05h43 Escola Politécnica da UFRJ comemora 230 anos
14/12/2022 - 05h14 Salário mínimo sobe para R$ 1.302 em 1º de janeiro
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.