24/11/2024  04h00
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Arquitetura e Engenharia
15/08/2016 - 06h50
A importância da luminotécnica
 
 

Iluminar os ambientes de forma adequada é sempre um desafio. Por isso, muitas vezes entramos em ambientes que parecem sombrios e pequenos exatamente porque não foram iluminados de forma adequada.

A arquiteta Leila Dionizios (www.leiladionizio.com.br), especialista em luminotécnica, fala sobre a importância de ter um bom projeto de iluminação artificial em todos os cômodos. “Mais do que garantir luminosidade, a luminotécnica alia conhecimentos de arquitetura e iluminação com o gosto pessoal de cada cliente, criando projetos eficientes e bonitos”.

“Mais do que escolher lâmpadas e luminárias, um projeto de luminotécnica deve se preocupar com a quantidade de luz necessária a cada cômodo, pois tanto o excesso quanto a falta de iluminação são muito incômodos”, comenta Leila.

“Além disso, ficar em um ambiente mal iluminado não faz bem para a saúde e pode acarretar vários problemas, desde enjoos, náuseas e a síndrome da visão cansada até episódios de depressão”, conta Leila.

A arquiteta lembra ainda que um projeto que utiliza muitas lâmpadas pode incomodar tanto os olhos quanto o bolso. “Ter muitas lâmpadas não é sinônimo de ter um projeto eficiente e pode significar gastos desnecessários. Além disso, se a lâmpada não for moderna, pode aquecer o espaço, exigindo ainda mais eletricidade para resfriá-lo”.

Segundo Leila, cada cômodo necessita de um projeto de luminotécnica. “Dependendo do tamanho, das cores e da arquitetura do espaço, ele vai precisar de mais ou menos iluminação. Geralmente, espaços como banheiros e cozinhas precisam de uma iluminação mais eficiente e direta, enquanto salas e quartos podem ter iluminação difusa e indireta”.

Ela explica que essa diferença se dá devido às atividades desenvolvidas em cada cômodo. “Além disso, quartos e salas tendem a ter janelas maiores, enquanto cozinhas e banheiros costumam ter básculas, o que dificulta bastante a entrada de luz natural. E um bom projeto de luminotécnica deve conseguir aliar luz natural e artificial de forma eficiente”.

Leila finaliza contando que quem deseja ter um projeto de iluminação desenhado de acordo com suas necessidades pessoais e ambientais deve consultar um especialista antes de sair quebrando paredes e fazendo pontos de luz. “Um profissional conseguirá tornar até os ambientes mais difíceis espaços bonitos, funcionais e bem iluminados”.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ARQUITETURA E ENGENHARIA"Índice das publicações sobre "ARQUITETURA E ENGENHARIA"
05/08/2022 - 06h17 Perícias de engenharia em processos judiciais
03/08/2022 - 06h16 Para deixar a casa mais aconchegante no inverno...
24/06/2022 - 06h31 Mármores e granitos
03/06/2022 - 06h16 Construir uma casa no Brasil está mais caro
31/03/2022 - 06h01 O novo minimalismo na arquitetura e decoração
26/02/2022 - 06h09 Neuroarquitetura
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.