| Divulgação |  | | | Médico atende funcionário. |
|
• 4ª Conferência Municipal de Saúde O deputado estadual Roberto Gouveia, o secretário municipal de Saúde de Ubatuba, Marcos da Silveira Franco, o Dr Moacyr Whitaker Cohn de Assumpção, o Promotor da 1ª Vara de Justiça de Caraguatatuba e a diretora técnica do Núcleo Regional de Sáude de Caraguatatuba, Derci de Fátima Andolfo são alguns dos convidados. A Secretaria de Saúde de Caraguá realiza neste fim de semana, dias 6 e 7 de abril, a IV Conferência Municipal de Saúde, que sob o tema "O SUS que temos no município e o SUS que queremos", irá definir o Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos. No dia da abertura, às 20 horas, 5 profissionais ligados à área de Saúde farão parte do painel "As diversas óticas do sistema único de Saúde". Uma das autoridades que participam é o deputado estadual Roberto Gouveia, membro da Comissão de Saúde e Seguridade Social e autor do projeto de lei que estabelece o Código Nacional de Direitos dos Usuários das ações e serviços de saúde e do PLP 1/03, que regulamenta o financiamento do SUS. Entre as outras autoridades convidadas estão a advogada e Assistente Social, Margarida Maria Maranhão da Silva Pereira, que é especialista em Violência Doméstica contra Criança e Adolescente pela USP. Outro convidado é o secretário municipal de Saúde de Ubatuba, Marcos da Silveira Franco, que é médico da equipe de prevenção e atenção à AIDS de Ubatuba e do Corpo Clínico da Santa Casa de Ubatuba. O Dr Moacyr Whitaker Cohn de Assumpção, Promotor da 1ª Vara de Justiça de Caraguatatuba é outro convidado a compor o painel. A diretora técnica do Núcleo Regional de Sáude de Caraguatatuba e representante do LN da Direção Regional de Saúde, Derci de Fátima Andolfo, ministrará a palestra "Avanços e desafios da Saúde no município", no sábado, às 9horas. Foram nomeados para a Conferência 41 delegados, 41 suplentes e 19 representantes. O evento vai acontecer no Teatro Municipal Mário Covas com a presença de autoridades. Programação:
Dia 6 18h00 - credenciamento 19h00 - abertura oficial 19h30 - leitura do regimento interno 20h00 - painel com 5 palestrantes - ’As diversas óticas do sistema único de Saúde’. 21h00 - debate Dia 7 08h00 - credenciamento 09h00 - palestra - ’Avanços e desafios da Saúde no município’, com a diretora da divisão de Saúde no Núcleo Regional de Saúde. 09h50 - debate 10h00 - intervalo 10h45 - discussão em grupos 13h00 - almoço 14h00 - plenária final - apresentação do relatório e moções 18h00 - encerramento • Caraguá sedia fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude
As competições acontecem no CEMUG e nos ginásios de esportes do Tinga e Poiares no período de 5 a 12 de maio A cidade de Caraguatatuba será sede das competições da fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude. As disputas terão início quinta-feira, dia 5 e seguem até o dia 12, quinta-feira. Os jogos acontecem no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) e nos Ginásios de Esportes dos bairros do Tinga e Poiares. A disputa será entre as quatro cidades do litoral, Caraguá, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela, nas modalidades Basquete masculino e feminino, Futebol de Campo, Futsal masculino e feminino, Handebol masculino e feminino e Voleibol masculino e feminino. Os jogos são de eliminatória simples e irão definir as equipes que disputarão a fase regional, que acontece no Vale do Paraíba, a cidade e data do evento ainda não foram definidas. As modalidades de Atletismo, Dama, Judô, Natação, Tênis, Tênis de Mesa e Xadrez participarão diretamente na fase regional. Já as modalidades de Ginástica Artística e ginástica Rítmica irão disputar a fase estadual, na cidade de Votuporanga. A data da competição não foi definida. O evento é uma organização do Governo do estado, por meio da Secretaria da Juventude Esporte e Lazer com apoio das Secretarias Municipais. As equipes de Caraguatatuba terão o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação. Programação dos Jogos:
Dia 05/05 quinta-feira - CEMUG - Centro esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves Jogo 1 - às 19h - Basquete feminino Caraguá X São Sebastião Jogo 2 - às 20h - Basquete masculino São Sebastião X Ubatuba Ginásio de Esportes B. Lippi - Poiares Jogo 3 - às 19h30 - Vôlei feminino Caraguá X Ubatuba Jogo 4 - às 20h - Vôlei masculino Caraguá X Ubatuba Dia 6 sexta-feira - Ginásio de Esportes do Tinga Jogo 5 - às 19h - Handebol feminino Caraguá X Ilhabela Jogo 6 - às 19h30 - Handebol masculino Caraguá X Ilhabela CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves Jogo 7 - às 19h30 - Futebol de Campo Ubatuba X São Sebastião Dia 10 - terça-feira - CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves Jogo 8 - às 19h - Futsal Caraguá X São Sebastião Jogo 9 - às 20h - Basquete Masculino Caraguatatuba X vencedor do jogo 2 Jogo 10 - às 19h30 - Futebol de Campo Caraguá X vencedor do jogo 7 Ginásio de Esportes B. Lippi - Poiares Jogo 11 - às 19h30 - Voleibol Masculino São Sebastião X vencedor do jogo 4 Dia 12 - quinta-feira - Ginásio de Esportes do Tinga Jogo 12 - às 19h - Handebol masculino São Sebastião X vencedor do jogo 6 • Caraguá oferece capacitação para professores
O projeto quer impedir a discriminação nas escolas da rede pública, além de desenvolver atitudes de empatia e solidariedade para com aquele que sofre discriminação e, ainda, a divulgar a cultura afro, com suas danças, músicas e comidas típicas. A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Diretoria de Ensino e a Oficina Pedagógica de Caraguá, com o apoio da Secretaria Estadual de Educação estão capacitando 80 professores com o projeto Interdisciplinar de Ciências Humanas e Temas Transversais, que é direcionado a professores de história, geografia e ensino religioso. O projeto oferece um curso dividido em quatro encontros, palestras, debates e discussões sobre Educação e Diversidade Ético-Racial. O primeiro acontece no dia 6 de maio, às 8h, na Secretaria de Educação. Os outros três acontecerão nos dias 9 de junho, 10 de agosto e 13 de outubro. Estão responsáveis pelo projeto, os Assistentes Técnicos Pedagógicos do estado, Amador JM Garcia e Cyntia Cliquet Luciano, sob a coordenação do professor Edvaldo Ormindo da Silva. A abertura contará com a presença da Secretária de Educação de Caraguá, Silmara Mattiazzo Bolognini e da Dirigente Regional de Ensino de Caraguá, Edina Paula Ramos Teixeira. Irão participar dos cursos de capacitação cerca de 80 professores municipais e estaduais e alunos dos cursos de História e Geografia das Faculdades Integradas Módulo. O projeto visa a escola como local de aprendizagem e de garantia de igualdade, do ponto de vista da cidadania, e ao mesmo tempo a diversidade como direito. O projeto tem a finalidade impedir a discriminação baseada em diferenças de raça, classe social, crença religiosa, sexo e outras características individuais e sociais; impor respeito, denunciando qualquer atitude de discriminação que sofra violação dos direitos da criança e do cidadão; desenvolver atitudes de empatia e solidariedade para com aquele que sofre discriminação; resgatar a historicidade do povo africano através do conhecimento histórico e geográfico da África, buscando a vida dos grandes líderes, seus efeitos e mitos; resgatar a importância da religiosidade do povo-descendente com todas as suas manifestações e propiciar aos alunos da rede pública a oportunidade de conhecer a cultura afro, com suas danças, músicas e comidas típicas. O projeto conta com o apoio do Movimento Zambô de Consciência Negra e Associação Matinata.
|