24/11/2024  12h28
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Turismo e Viagem
12/06/2015 - 18h00
Intercâmbio para menores de idade
Maurício Marques
 
Será que é seguro?

Viver uma experiência no exterior fazendo um intercâmbio cultural traz grandes benefícios. Além do aprendizado do idioma, a vivência em um novo país proporciona grande enriquecimento cultural e pessoal para o aluno. Contudo, será que existe uma idade mínima para o intercâmbio? A resposta é: sim! Mas ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ser maior de 16 anos para embarcar nessa. Existem escolas que oferecem programas específicos para crianças a partir de oito anos, como os conhecidos Summer/Winter Camps, acampamentos de inverno ou verão.

No entanto, será que dá pra confiar e enviar uma criança para o exterior sozinha? Para tranquilizar os pais, afirmo que sim. As escolas que recebem esses alunos são totalmente preparadas para este tipo de programa. A segurança é total desde o momento em que o aluno entra no avião até estar de volta ao Brasil.

O intercâmbio de férias pode ser de uma a oito semanas, dependendo da instituição e da época do ano. A escola organiza toda a programação. Além das aulas de inglês, as crianças e adolescentes tem atividades à tarde, festas, passeios, pequenas excursões etc. Ou seja, uma experiência completa.

Existem dois tipos de acomodação disponível: casa de família e residência estudantil. Na casa de família, as crianças são recebidas por moradores locais, e após o período de aulas e atividades voltam para casa “dos pais adotivos” e para o convívio com a cultura do país. Já na residência estudantil, as crianças ficam juntas em instalações controladas pelo colégio, sempre supervisionadas por monitores treinados.

Além de toda a segurança que as escolas dão aos alunos, é importante uma agência de intercâmbio para dar todo o suporte necessário aqui no Brasil. Desta forma, a viagem pode acontecer com mais tranquilidade.

Os preços variam conforme o destino, período do curso, escola escolhida. Os pacotes são sempre completos, incluindo curso, refeições, acomodação e atividades. Os detalhes variam conforme a instituição escolhida. Esses programas podem ser para a língua inglesa ou espanhola. Os países mais procurados são Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Espanha.

Esse tipo de programa tem sido cada vez mais procurado. Os pais estão apostando nestes formatos, pois é uma excelente forma para que os filhos aprendam e conheçam uma nova cultura. Mesmo com pouca idade, um acampamento de verão ou inverno é muito bem aproveitado pelas crianças e adolescentes. Essa experiência vai auxiliar no amadurecimento pessoal e profissional e, com certeza, trará lembranças especiais para toda a vida.

Para os mais preocupados, há ainda a possibilidade do intercâmbio em família. Durante o período de férias, as crianças passam o dia nas aulas e atividades, enquanto os pais podem fazer cursos de idiomas. À noite, pais e filhos podem dividir a mesma acomodação. Ainda há a vantagem de poder passear durante os finais de semana. Uma excelente opção para férias.


Nota do Editor: Maurício Marques é diretor comercial da Global Study (www.globalstudy.com.br), franquia de intercâmbios.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "TURISMO E VIAGEM"Índice das publicações sobre "TURISMO E VIAGEM"
05/12/2022 - 05h56 O que pode e não se pode fazer no Oriente Médio
09/06/2022 - 06h29 Festival de Inverno de Campos do Jordão 2022
23/04/2022 - 06h20 Praia de Pipa: passeios e mirante oculto
07/04/2022 - 06h35 Cinco motivos para praticar ecoturismo no Brasil
29/12/2021 - 05h42 Campos do Jordão realiza 1º Festival de Verão
12/12/2021 - 06h03 Rio anuncia recomendações para o réveillon
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.