24/11/2024  05h24
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Arquitetura e Engenharia
22/11/2014 - 11h02
Fique por dentro dos mitos sobre arquitetos
 
 

Hora de construir sua casa e você ouviu que não há necessidade de se contratar um arquiteto, pois eles irão atrasar sua obra, aumentar os gastos e seu imóvel será tão pequeno que não há sentido em ter mais um profissional pela grana que você poderia gastar com revestimentos, objetos de decoração etc. O fato é que um arquiteto não é apenas uma opção, trata-se de um profissional útil para alcançar os resultados propostos em um projeto e, por isso, tê-lo por perto durante o planejamento e toda a execução da obra pode evitar dores de cabeça.

“Especialmente quando se tratam de obras residenciais, muitos não têm o cuidado de escolher um bom arquiteto para atuar na construção. Isso porque não é difícil encontrar pessoas que sequer sabem o tipo de trabalho feito por nós”, lamenta Luiz Felipe Quintão, diretor da Bloc Arquitetura. Além da falta de informação sobre a importância do profissional desse campo de atuação, existem diversos outros motivos que costumam confundir a cabeça dos proprietários. Veja alguns deles:

1. Arquiteto é artigo de luxo, não tenho grana para pagar um

“Esse pensamento é o que causa mais confusão na hora de construir, pois o proprietário nem vai atrás de um arquiteto por achar que é algo caro, mas nós trabalhamos de maneira a reduzir os custos de acordo com o interesse do cliente”, garante Quintão. Os honorários pagos a eles não são apenas um adicional no montante da obra, em vários casos, o proprietário acaba, na verdade, economizando ao contratar esse profissional. Ao projetar, planejar e supervisionar uma obra, o arquiteto pode ajudar na escolha de materiais e técnicas construtivas mais baratas. Há, ainda, a economia gerada por alternativas como o escalonamento gradativo, que reduz custos durante a construção ao aproveitar o formato do terreno, além da criação de leiaute que aproveita ventilação e luz natural durante o dia.

2. Já sei o que quero, agora só preciso de um construtor ou um empreiteiro, nada de arquitetos

Os arquitetos têm formação para projetar, planejar e orientar os proprietários durante toda a construção. Eles podem ser seu guia na hora de tomar decisões e ajudam a tornar o prédio mais funcional ou deixar uma casa flexível a ponto de viabilizar que o espaço para um casal jovem sem filhos receba confortavelmente e, com segurança, as crianças que virão. Arquitetos são também responsáveis por desenvolver um projeto de economia de energia eficiente e que seja totalmente acessível a sua renda em longo prazo. Eles são capazes de remodelar uma casa de família para acomodar uma residência para um grupo de colegas de trabalho. Mais importante é que esses profissionais cuidam para que tudo seja entregue exatamente como o proprietário queria. “Em projetos para clientes particulares, percebemos que somos capazes de interpretar os desejos do cliente e propor algo surpreendente, na maior parte das vezes, conseguimos superar muito a expectativa inicial. Nosso repertório é vasto, o que amplia nosso olhar diante das possibilidades que os clientes sozinhos não saberiam que existem”, acrescenta o diretor da Bloc.

3. Arquitetos apenas criam projetos

Renovação, análise de energia, escolha de locais, análises de custos, construção e gerenciamento de obras são outras atividades feitas pelos arquitetos. Eles podem também modificar projetos ou reformar um imóvel antigo sem que ele perca suas características históricas, tornar um prédio seguro para ocupação, adaptar um projeto a um terreno difícil ou ampliar uma casa sem que o proprietário tenha que deixá-la. “Nós criamos projetos, sim, e temos prazer em fazê-lo, mas isso é apenas uma fatia de tudo o que fazemos. A lista de atividades desenvolvidas por nós está sempre aberta, eu diria”, afirma Quintão. Ele acrescenta que com o passar dos anos, surgem ainda outras demandas que outrora não existiam, como as construções sustentáveis. “Essa preocupação não existia há alguns anos”, completa.

4. Arquitetos só são necessários para obras grandes e caras

Soluções de design, planejamento e gestão são importantes para toda construção, independente da complexidade e tamanho dela. Na verdade, uma casa pequena tem provavelmente mais complexidades que um condomínio de edifícios, como orçamentos apertados, restrições do terreno e do cliente, necessidades de adaptação. “Trabalhar com pequenos projetos nos proporcionam grandes desafios”, pondera.

5. Meu prazo é curto demais para eu contratar um arquiteto

Arquitetos estão acostumados com deadlines apertados. “A arquitetura foi um tanto romantizada no cinema, acho que por isso é que algumas pessoas têm a impressão de que nós passamos horas contemplando uma única maçaneta. Mas, na realidade, vivemos de acordo com a correria do dia-a-dia e estamos aptos a desenvolver rapidamente um projeto, seja ele uma pequena cozinha ou um edifício do tamanho do Empire State”, brinca Quintão. Ele lembra que ao se planejar e fazer um bom projeto, poupa-se muito tempo durante a execução da obra. A tecnologia existente atualmente também agiliza os processos de criação e aponta, como exemplo de aliado na hora de economizar tempo, o Building Information Modelling (BIM), espécie de junção entre maquete virtual e banco de dados de informações construtivas.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ARQUITETURA E ENGENHARIA"Índice das publicações sobre "ARQUITETURA E ENGENHARIA"
05/08/2022 - 06h17 Perícias de engenharia em processos judiciais
03/08/2022 - 06h16 Para deixar a casa mais aconchegante no inverno...
24/06/2022 - 06h31 Mármores e granitos
03/06/2022 - 06h16 Construir uma casa no Brasil está mais caro
31/03/2022 - 06h01 O novo minimalismo na arquitetura e decoração
26/02/2022 - 06h09 Neuroarquitetura
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.