| Rafael Costa / Divulgação |  | | | MACC mostra exposição fotográfica Bendito Fruto, de Rafael Costa, em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo. |
|
Mais uma parceria da Fundacc e da Pinacoteca do Estado de São Paulo dá belos frutos para Caraguatatuba: a exposição Bendito Fruto do fotógrafo Rafael Costa abre no dia 20, comemorando os 148 anos de Caraguatatuba e segue até dia 5 de junho. A Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba promove no MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba de 20 de abril a exposição Bendito Fruto, uma série de fotografias inéditas de Rafael Costa, com a curadoria de Diógenes Mora, da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
A inauguração da exposição acontece no dia 20 de abril às 8h30, após o hasteamento dos pavilhões, no MACC. A mostra faz parte da programação de comemorações de Emancipação Político-Administrativa de Caraguatatuba, que a Fundacc organizou em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo para comemorar os 148 anos da cidade de Caraguatatuba. Fica em cartaz até dia 5 de junho. A série Bendito Fruto é o resultado de um minucioso exercício desenvolvido pelo fotógrafo a partir de uma bananeira, suas amplas folhas com bainhas que se enrolam umas nas outras para formar um pseudotronco, suas flores em cachos, seus frutos. O fotógrafo dedicou horas do seu dia inventando formas, que não outras, da mesma natureza do objeto de projeção escolhido. Com isso, as respostas em suas imagens são misteriosas e provocam um silencioso diálogo entre masculino e feminino, sagrado e profano, sutil e tentador. Também arquiteto, Rafael Costa teve imenso cuidado com o equilíbrio das suas linhas. Nada em seus fotogramas é desperdiçado. Econômico, ele leva adiante uma certa proposta com elementos gráficos onde coração, fenda, lábios carnudos ou simplesmente os viésis de uma folha se equilibram deliciosamente numa mesma luz para, em seguida, mudar de perspectiva e então: o coração já aparece desnudo, a fenda torna-se falo, os lábios carnudos voltam a ser pura natureza pela própria natureza. Dessa forma (e por isso mesmo), Bendito Fruto parte de elementos de pura simplicidade para transformar-se em imagens impregnadas de desejo. A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 10 às 18 horas. O MACC fica na Praça Dr Cândido Motta, 72, no centro de Caraguá. Informações pelo telefone (0**12) 3883-9980.
|