24/11/2024  05h42
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Arquitetura e Engenharia
01/08/2014 - 10h08
A tendência dos jardins internos na ornamentação
Daniela Sedo
 
A natureza aumenta a qualidade de vida e o bem-estar dentro de casa ou apartamento

Em qualquer lugar a natureza é inspiradora e traz também qualidade de vida. Uma alternativa para quem não tem espaço externo para cultivar um jardim pode ser criá-lo dentro de casa. É uma tendência na arquitetura trazer para ambientes internos pequenos nichos naturais com plantas em painéis verticais, vasos ou espaços com recorte de terra como, por exemplo, embaixo da escada, corredor ou varanda. Além de deixar o ambiente mais bonito, os projetos que reservam recintos para o verde podem ser utilizados para aumentar o bem-estar no dia a dia das pessoas, pois diminuem o estresse.

O verde nos ambientes quebra a monotonia e traz frescor. Além disso, os jardins internos ou jardim de inverno mantém as plantas protegidas em qualquer estação preservando as plantas delicadas da incidência ou de muito sol ou de uma forte geada de inverno, entre outras intempéries do clima. Em espaços pequenos devemos aproveitar a utilização de vasos de tamanhos diferentes e espécies de sombra ou de sol de acordo com a incidência de luminosidade do local, podendo criar uma cerca viva ou um painel vertical, que não exige muito espaço e deixa o ambiente mais descontraído.

Não é preciso sofisticação, porém é necessários boas idéias. Uma forma simples de montar um painel verde é utilizando vasos de terracota específicos para pendurar na parede, que possuem um de seus lados retos. Os vasos de terracota, que possuem 15 cm de diâmetro e 20 cm de altura, são feitos em argila cozida no forno, eles devem ser impermeabilizados por dentro, e pintados por fora, dando um charme todo especial para os jardins verticais.

O ideal é montar um jardim interno com plantas fáceis de mexer e cuidar. Vale a pena colocar espécies perenes, que vão ficar lindas o tempo todo e não darão o trabalho de ter de varrer o chão a toda hora para tirar folhinhas. A manutenção é igual à de jardins externos. Em ambientes pequenos e internos a pessoa pode colocar Palmeirinhas de sombra como a Chamaedoreas ou Evônimos com até 40 cm de altura.

Qualquer pequeno ambiente pode ser abrilhantado com um pequeno e valioso jardim, afinal o verde sempre quebra aquele ‘gelo’ das ilhas de cimento onde vivemos e ainda alivia o microclima local, aperfeiçoando a qualidade de vida e do ar que respiramos, o que é ótimo para os dias frios.


Nota do Editor: Daniela Sedo (www.danielasedo.com.br) é arquiteta e paisagista.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ARQUITETURA E ENGENHARIA"Índice das publicações sobre "ARQUITETURA E ENGENHARIA"
05/08/2022 - 06h17 Perícias de engenharia em processos judiciais
03/08/2022 - 06h16 Para deixar a casa mais aconchegante no inverno...
24/06/2022 - 06h31 Mármores e granitos
03/06/2022 - 06h16 Construir uma casa no Brasil está mais caro
31/03/2022 - 06h01 O novo minimalismo na arquitetura e decoração
26/02/2022 - 06h09 Neuroarquitetura
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.