19/04/2025  23h11
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Comportamento
25/07/2014 - 12h10
Dia do Solteiro: lamentar ou comemorar?
Jairo Bouer
 

Um artigo publicado no jornal francês Le Monde, no início de julho, mostrou que um em cada oito franceses está só. Embora a solidão seja mais comum entre os mais velhos, ela não poupa os mais novos também.

A pesquisa, feita com 4 mil adultos pela Fondation de la France, revela que hoje há 1 milhão a mais de solitários no país do que em 2010. Eles não mantêm relações sociais com família, no trabalho, com amigos, namorados ou vizinhos. Além deles, um em cada três franceses corre risco de se tornar só. A solidão é mais frequente nas grandes cidades. Segundo o estudo, as redes sociais na internet não compensam o isolamento, 80% dos solitários não participam delas.

O fenômeno de estar solitário e solteiro cresce em boa parte do mundo ocidental. Com a flexibilização das formas de relacionamento nas últimas décadas, estar sozinho deixou de ser um tabu e estar solteiro não é mais sinônimo de fracasso. Mas por que esse número está aumentando? Em parte, muitas relações duram menos e mais pessoas ficam mais vezes solteiras ao longo da sua vida. Além disso, muita gente prefere estar solteira e livre para fazer o que bem entender. Com a maior facilidade de conhecer outras pessoas na vida real e na virtual, homens e mulheres pensam mais antes de se comprometer. Para esses grupos, dia 15 de agosto pode até ser uma data de celebração.

Mas e quem cansou de estar solteiro, se sente sozinho e quer mudar de time? Para esses, a data pode ser um desafio. E os desafios fazem a gente crescer. A partir da constatação de que não se está feliz, algumas mudanças de atitude podem ser tomadas. Uma delas é flexibilizar as formas de se conhecer sua cara metade. Quando as tentativas no mundo real não estão dando muito certo, que tal ampliar as possibilidades? Nesse sentindo, a internet pode ser, sim, uma poderosa aliada. Redes sociais, aplicativos de celular que aproximam pessoas e sites de relacionamento são portas abertas.

No site ParPerfeito (www.parperfeito.com.br), por exemplo, a maioria absoluta das pessoas está solteira e procura relacionamentos mais sérios. Perfis afins podem ser aproximados por um algoritmo (espécie de fórmula matemática), ou, você mesmo pode escolher quem interessa em meio a um grande universo de cadastrados. O importante é estar bem. Se você está feliz solteiro, ótimo. Se a solidão começa a incomodar, que tal arregaçar as mangas, rever posições e partir para as tentativas? Quem sabe você não troca, em 2015, o Dia do Solteiro pelo Dia dos Namorados? Boa sorte!


Nota do Editor: Jairo Bouer é consultor de relacionamento do ParPerfeito, médico psiquiatra e comunicador.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "COMPORTAMENTO"Índice das publicações sobre "COMPORTAMENTO"
01/06/2022 - 06h26 Meu filho não tem amigos, o que fazer?
25/02/2021 - 06h16 Namoro online: atenção aos sinais de alerta
13/02/2021 - 07h17 Namorado gringo?
11/02/2021 - 06h14 Dez dicas de etiqueta nas redes sociais
03/02/2021 - 06h08 Por que insistir em um relacionamento desgastado?
28/01/2021 - 06h19 Mulheres independentes assustam os homens
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.