25/11/2024  03h44
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Turismo e Viagem
24/02/2014 - 12h01
Ilha de Marajó: contato com a fauna e flora
Claudia Boemmels - Brasileiros mundo afora
 
Claudia Boemmels 

A ilha do Marajó, no estado do Pará, é quase do tamanho da Suíça. É considerada a maior ilha costeira flúvio–marítima do mundo com cerca de 40 mil km². Suas principais cidades estão localizadas na parte sudeste da ilha: Soure e Salvaterra, que oferecem infraestrutura turística básica. Nós ficamos em Soure.

Devido às praias extensas e solitárias, Marajó atrai turistas brasileiros e estrangeiros. A diversidade da fauna e da flora é impressionante. É possível observar, de perto, muitos animais, como os guarás vermelhos, capivaras, cavalos e búfalos. Lagos, manguezais, igarapés, pântanos e praias de rio estão entre as atrações naturais que a ilha oferece.

Os búfalos são mais um dos destaques de Marajó, que possui o maior rebanho do Brasil. Em 1920, um navio vindo da Ásia naufragou e um pequeno rebanho de búfalo sobreviveu, conseguiu nadar até a margem e espalhou–se por toda a ilha. A montaria em búfalos é uma grande diversão.

Muitos hotéis e pousadas oferecem excursões pela ilha. Safáris fotográficos, pesca e visitas a praias. Para dar um mergulho, a praia Barra Velha Araruna, que fica a apenas dois quilômetros de Soure, é ideal. Lá você vai encontrar alguns quiosques. A 45 minutos da cidade fica, na minha opinião, uma das mais belas praias de Marajó: a Praia Joanes. Com cerca de 2 km de extensão, possui ainda infraestrutura de bares e restaurantes.

Para os amantes de esportes radicais e de natureza, a ilha oferece as ondas gigantes da pororoca, um encontro das águas do rio Amazonas com o mar do Oceano Atlântico, além de praticar lanternagem à procura de jacarés ou trilhar montando búfalos.

Para quem gosta de ecoturismo, a Ilha do Marajó é imperdível! Pode–se chegar na ilha de avião, em uma viagem de 30 minutos de Belém para Soure, ou, como nós, de barco, de Belém à Camará, em uma viagem que dura cerca de três horas. Visite!


Nota do Editor: Claudia Boemmels trabalha em uma redação online em Berlim e é idealizadora, designer e diretora de redação da revista Brasileiros Mundo Afora (www.brasileiros-mundo-afora.com), sua grande paixão.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "TURISMO E VIAGEM"Índice das publicações sobre "TURISMO E VIAGEM"
05/12/2022 - 05h56 O que pode e não se pode fazer no Oriente Médio
09/06/2022 - 06h29 Festival de Inverno de Campos do Jordão 2022
23/04/2022 - 06h20 Praia de Pipa: passeios e mirante oculto
07/04/2022 - 06h35 Cinco motivos para praticar ecoturismo no Brasil
29/12/2021 - 05h42 Campos do Jordão realiza 1º Festival de Verão
12/12/2021 - 06h03 Rio anuncia recomendações para o réveillon
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.