26/11/2024  19h20
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Turismo e Viagem
26/03/2005 - 11h09
São Paulo avança para ser um Estado do Turismo
Takao Miyagui
 

Um plano para transformar São Paulo rapidamente em um "Estado do Turismo" está em andamento no governo paulista, envolvendo várias secretarias e ações integradas que irão dobrar as atividades do setor até o final deste ano, gerando mais emprego e renda.

A criação de um novo modelo de organização de circuitos turísticos é a base desse plano. A idéia é agrupar os municípios que tenham uma identidade comum de atrativos, formar consórcios e oferecer um roteiro mais amplo e organizado a ser oferecido a operadoras e agências de turismo.

"Agora, com esse turismo regionalizado, o roteiro deixou de ser de apenas um dia, em um só município", destaca Marco Antonio Castello Branco, secretário-executivo de Turismo, cuja atuação está vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Vários desses roteiros foram implantados durante o ano passado e operam com sucesso, movimentando o comércio e serviços dos municípios envolvidos - que se preocupam em formar agentes receptivos qualificados e conquistar novos turistas. O Roteiro dos Bandeirantes, por exemplo, é um dos mais procurados, envolvendo oito municípios: Araçariguama, Cabreúva, Itu, Pirapora do Bom Jesus, Porto Feliz, Salto, Santana de Parnaíba e Tietê.

Os outros circuitos lançados (Caminho do Mar, Circuito das Frutas, Cavernas da Mata Atlântica, Aventura e Lazer, Águas Paulistas e Pólo Cuesta) já são produtos com grande aceitação no trade. Dentro desse conceito, será lançado em outubro próximo, durante o SP Boat Show, o Roteiro Turístico da Hidrovia Tietê-Paraná, que envolverá 80 municípios ao longo dos rios Tietê e Paraná.

Castello Branco se entusiasma com esse novo roteiro: "Tem 1.600 km de extensão, com características excepcionais, como oito eclusas, praias bonitas, iate clubes, trechos piscosos." Há barcos com capacidade para 500 e 300 passageiros já em operação. Uma primeira viagem experimental contou com a participação de duas personalidades: Lars Grael e Amir Klink.

A previsão é a de que seja lançado simultaneamente com o circuito Turismo Náutico, que abrangerá além do mar, lagos, rios e represas para a prática de pesca esportiva, canoagem, vela, jet ski. A Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer terá participação importante na iniciativa.

Outros circuitos integrados a serem lançados ainda este ano, reforçam a convicção do secretário de que o turismo vai dobrar em São Paulo: Costa Verde Paulista, Caminho dos Tropeiros, Aventuras do Rio Aguapeí, Circuito Ciência e Tecnologia, Circuito da Laranja, Circuito da Mantiqueira, Circuito dos Fortes, Circuito dos Grandes lagos, Circuito Paulista da Estrada Real, Circuito Turístico e Cultural da Capital, Roteiro da Imigração Japonesa, Roteiro do Grande ABC, Roteiro Lagamar São Paulo-Paraná.

"Com as novas atrações, esse número certamente se multiplicará". O otimismo do secretário se fortaleceu ainda no mês passado, com a boa notícia de que o governo de São Paulo está finalizando a assinatura de um financiamento de US$ 20 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para projetos de ecoturismo na região de Mata Atlântica. Uma missão do BID virá a São Paulo para os últimos acertos do programa. O programa contempla seis Parques Estaduais, cinco localizados no Vale do Ribeira e um no Litoral Norte de São Paulo (Ilhabela).

Somam-se a isso, o programa de saneamento ambiental da Baixada Santista, com recursos de U$ 350 milhões do JBIC (Japan Bank for International Cooperation) e da Sabesp, que permitirá a despoluição das praias do litoral, a melhoria de estradas turísticas em vários municípios, os eventos com a Secretaria da Cultura, as parcerias com a Prefeitura de São Paulo.

Além disso, o Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), tem recursos R$ 115 milhões previstos no orçamento deste ano, destinados aos 67 municípios considerados estâncias turísticas. No Vale do Ribeira, o Fundo de Desenvolvimento do Vale do Ribeira (Fundesvar), desenvolve iniciativas de incentivo à da iniciativa privada para o ecoturismo, enquanto o Banco do Brasil e a Nossa Caixa mantêm linhas especiais de crédito ao setor.

Um grande salto

Ao falar sobre o assunto, o governador Geraldo Alckmin observa que o setor de turismo é, atualmente, o que mais cresce e gera oportunidades de trabalho e renda no mundo. "No mundo inteiro, investem-se bilhões de dólares nessa atividade. É um setor fundamental sob o ponto de vista de distribuição de renda, geração de emprego, oportunidade de trabalho, aproximação dos povos e preservação da cultura e do meio ambiente", afirma o governador. "Temos todas as possibilidades de dar um grande salto no setor", destaca.

Castelo Branco comenta que São Paulo, que já é o maior centro de turismo de negócios do País, com 6 milhões de turistas estrangeiros por ano, e está pronto para mostrar todos os seus atrativos. "Aqui tem tudo: a maior reserva de Mata Atlântica do País, o maior número de cavernas das Américas, praias lindas, estâncias climáticas, cidades históricas, atrações culturais. Só não temos neve, mas com a capacidade empresarial dos paulistas, já já vamos produzir neve", brinca o secretário.

Permanência no Estado

A prioridade do governo paulista na geração de emprego e renda também no setor turístico está levando a secretaria a duas estratégias: primeiro, mostrar as atrações do Estado ao próprio paulista, e segundo, um esforço para que o turista estrangeiro a negócios permaneça por mais um ou dois dias.

"A capital de São Paulo é o maior emissor nacional e internacional, seguido do Interior do Estado; diante dessa demanda, nossa prioridade é mostrar fortalecer o turismo interno, nossos atrativos, que nada ficam a dever com outros Estados ou países", afirma Castello Branco.

O titular da pasta, João Carlos Meirelles concorda: "Muita gente gosta de ir para a Europa, já visitou Miami, mas não conhece nada em sua própria região".

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "TURISMO E VIAGEM"Índice das publicações sobre "TURISMO E VIAGEM"
05/12/2022 - 05h56 O que pode e não se pode fazer no Oriente Médio
09/06/2022 - 06h29 Festival de Inverno de Campos do Jordão 2022
23/04/2022 - 06h20 Praia de Pipa: passeios e mirante oculto
07/04/2022 - 06h35 Cinco motivos para praticar ecoturismo no Brasil
29/12/2021 - 05h42 Campos do Jordão realiza 1º Festival de Verão
12/12/2021 - 06h03 Rio anuncia recomendações para o réveillon
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.