20/04/2025  15h44
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Comportamento
09/03/2013 - 13h09
De vítima a carrasca
Alexandre Bez
 
Rosângela nova cara da maldade em Salve Jorge!

Na novela Salve Jorge vemos várias situações, onde a maldade transita sem nenhum tipo de restrição ou repreensão. No eixo Rio de Janeiro / Turquia, os personagens envolvidos são notados facilmente, entre eles: Irina, Wanda, Russo e a temível Lívia Marine. Recentemente tivemos uma figura incorporada a essa turma do mal: a personagem Rosângela interpretada por Paloma Bernardi, a moça largou em definitivo a sua fragilidade e posição de vítima, ao adquirir uma postura completamente antagônica a essas características de ordem psicoemocional.

Corroborando com a maleficência de seus próprios algozes: Rosangela, através do processo de identificação psicológico negativo, une-se ao bando de Lívia, assumindo uma identidade oposta ao seu eu. Pela oportunidade que lhe fora concedida, ela aproveitou e cedeu "ao aliciamento provocado pela maldade imposta pelos seus algozes". A mesma maldade que sofrera enquanto vítima e enganada pelas falsas promessas de Wanda e as irreais realizações conseguidas pela suposta prosperidade. Rosângela agora encara uma personagem onde houve uma permissão que possibilitou seu caráter a evoluir negativamente, liberando assim estruturas até então desconhecidas por ela mesma. Não é que ela mudou de lado ou de atitudes! O stress vivenciado apenas facilitou a sua porção de maldade já enraizada em seu conteúdo mental. A maldade é um traço de temperamento, não se adquire do dia para noite, mas sim durante toda a formação de sua constituição de personalidade.

Esta maldade deixou de ser conteúdo manifesto, habitando o inconsciente da personagem para se tornar conteúdo latente, perceptível ao consciente. Ela vai se aprimorar cada vez mais na escola do mal liderado pela trupe de Lívia, obtendo resultados positivos e prazerosos (uma característica da maldade: o prazer nas ações sádicas), em seu "estágio do mal", nas dependências da boate onde as meninas são trancafiadas. Ela até tenta manter uma imagem de boa moça, mantendo em seu discurso que tomou essas atitudes para sobreviver. Enquanto que a verdadeira razão é que ela aliou-se aos seus escravizadores. Pela admiração negativa que esses lhe exerciam, assim como a tentação de uma rápida escalada em direção a fama e ao poder, ignorando qualquer resultado que viesse a se concretizar, causando dividendo em outras colegas.

PHD (Prováveis Hipóteses Diagnósticas) de Rosângela: Fatores inconscientes em seu aparelho mental, assim como as experiências de sua vida pregressa no passado podem induzir um comportamento destrutivo (para com ela e as colegas), fatores pessoais de submissão, maus tratos, abusos infantis que eventualmente ela pudesse ter sido vítima na infância, podem corroborar esse psicodiagnóstico. Baixa estima, desestruturação egoica, ambiente familiar agressivo e violento também ajudam.

Conclusão: Rosângela possui o entendimento sobre as consequências de suas ações. Sua mudança de lado não se deu pelas questões da sobrevivência, mas sim alicerçadas pela "maldade incrustada em seu mecanismo mental". Uma vez que estas são ativas e conscientes mesmo que os motivos possam ser de origem desconhecidas e as verdadeiras razões remanescerem na imensidão dos calabouços mentais, onde só o inconsciente pode ser o interlocutor.


Nota do Editor: Alexandre Bez é psicólogo e escritor.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "COMPORTAMENTO"Índice das publicações sobre "COMPORTAMENTO"
01/06/2022 - 06h26 Meu filho não tem amigos, o que fazer?
25/02/2021 - 06h16 Namoro online: atenção aos sinais de alerta
13/02/2021 - 07h17 Namorado gringo?
11/02/2021 - 06h14 Dez dicas de etiqueta nas redes sociais
03/02/2021 - 06h08 Por que insistir em um relacionamento desgastado?
28/01/2021 - 06h19 Mulheres independentes assustam os homens
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.