20/04/2025  16h24
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Comportamento
19/01/2013 - 09h12
Volta às aulas
 
 
Como reorganizar a rotina da família - Dicas para recuperar o ritmo com as crianças

Com o início do novo ano letivo não são só as crianças que precisam readaptar o seu relógio biológico. A rotina da família muda com o fim das férias escolares e atividades como acordar e dormir cedo, realizar as refeições no horário correto e reservar um tempo para as tarefas de casa não precisam ser tão difíceis.

O pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz e criador do portal Pediatria em Foco (www.pediatriaemfoco.com.br), dr. Marcelo Reibscheid, explica que o planejamento deve começar com a organização dos horários dos pais:

“Decidir quem vai levar e buscar os filhos, quem ajuda no dever em cada dia da semana e até mesmo definir um cardápio alimentar semanal ajudam a família a recuperar o ritmo com a nova rotina das crianças”, sugere o especialista.

Ainda de acordo com o pediatra, não é recomendado deixar para se organizar no primeiro dia de aula, principalmente com relação aos horários de sono. Cerca de 10 dias antes do início do ano letivo, vale colocar os filhos para dormir no horário ideal que irão acordar durante as aulas. Essa prática ajuda na adaptação e evita birras e manhas quando as aulas começarem.

“Dormir bem e se acostumar com os horários ajuda a evitar aquele mal humor da criança e até a recusa em ir à escola. Com relação ao horário de acordar, o ideal é que os filhos não durmam até muito mais tarde do que precisariam acordar em época de aulas”, alerta Reibscheid.

Para recuperar o ritmo e espantar a preguiça de fazer as tarefas de casa, aposte em reservar o horário das lições de casa para praticar atividades pedagógicas simples com os filhos no final das férias. Colorir ou fazer desenho são boas opções para crianças não alfabetizadas.

“Com as maiores, sugira escrever uma história juntos. Você pode começar um parágrafo e pedir que o filho use a imaginação para terminar a redação”, indica o pediatra.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "COMPORTAMENTO"Índice das publicações sobre "COMPORTAMENTO"
01/06/2022 - 06h26 Meu filho não tem amigos, o que fazer?
25/02/2021 - 06h16 Namoro online: atenção aos sinais de alerta
13/02/2021 - 07h17 Namorado gringo?
11/02/2021 - 06h14 Dez dicas de etiqueta nas redes sociais
03/02/2021 - 06h08 Por que insistir em um relacionamento desgastado?
28/01/2021 - 06h19 Mulheres independentes assustam os homens
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.