05/04/2025  06h55
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Variedades
03/10/2012 - 12h04
Como ficar bem na foto?
 
 

Quem nunca tirou uma foto com o celular e quando abriu no computador, descobriu que a imagem não estava lá essas coisas? Se no passado, poucos podiam registrar seus momentos em família, ou com amigos, ou ainda fotografar paisagens, devido ao alto custo das câmeras, com o avanço da tecnologia e a popularização dos aparelhos com câmera, o número de fotógrafos amadores aumentou consideravelmente. No entanto, a qualidade das fotografias não acompanhou este crescimento. Seja por inexperiência, ou mesmo por falta de recursos nos telefones, o fato é que, nem todo mundo consegue fazer boas imagens utilizando o celular.

O fotógrafo Fernando Machado, um dos sócios do Estúdio 53 (www.estudio53bh.com.br), garante que esta missão nem é tão inglória assim. Segundo ele, a qualidade das fotos tiradas de celulares vai depender diretamente da qualidade da câmera embutida nos aparelhos, bem como das condições do ambiente, detectando a ocasião ideal para a fotografia.

A primeira dica, segundo ele é aproveitar e utilizar bastante a luz. “Escolha sempre ambientes bem iluminados para fotografar. Muitos aparelhos já possuem flash, se o seu tiver, use-o, sem receio. Por outro, lado, se estiver em um local aberto, com luz natural, fique sempre (o fotógrafo) de costas para o sol”, aconselha Machado.

O ângulo da fotografia e a pose dos modelos também podem influenciar na qualidade. Machado explica que uma dica é fazer a foto na altura dos olhos, por mais que o fotografado não olhe para a câmera, este ângulo dá um ar pessoal à imagem. Além disso, pode-se buscar outras posições de câmera, o que sempre revela detalhes inusitados, tornando a foto única.

Outras dicas importantes, segundo o fotógrafo, é tentar, ao máximo, manter a estabilidade na hora de fazer o registro, não seja afoito, não faça movimentos bruscos e tenha certeza que o aparelho terminou de fazer a foto, o que evita aquele efeito de foto tremida. É bom prestar atenção também na distância do objeto ou pessoa fotografada, pois a maioria dos celulares não tem lentes de aumento, prejudicando a qualidade da imagem.

“Evite usar o ZOOM demasiadamente, o celular tem um zoom digital e quanto mais você aproximar, menor será a qualidade capturada. Se possível, chegue mais perto do assunto. E talvez o mais importante... todo celular faz o FOCO automaticamente e precisa de um segundo ou mais para focar o assunto, por isso tenha paciência e observe se seu celular já focou antes de confirmar a foto.”

Ele recomenda também observar o que "aconteceu" com a foto, seja ela boa ou ruim. “Desta forma, você vai entendendo como pegar o melhor ângulo, uma luz melhor, enfim como fazer uma foto melhor a cada click. Fotografe bastante, mas preste a atenção no que esta fazendo e curta muito, é um hobby fantástico.”

Por isso mesmo, é importante conhecer bem os recursos de seu celular. Machado explica que muitos aparelhos com câmera, já possuem a opção de escolher a resolução da foto. Neste caso, é sempre aconselhável optar pela mais alta, o que vai garantir uma qualidade superior da imagem. Isso sem contar os inúmeros efeitos que podem ser aplicados, desde cores, molduras, podendo enviar direto para o e-mail ou postar nas redes sociais. “Explore seu aparelho, leia o manual. Você pode se surpreender com os recursos que ele pode conter, por mais simples que seja seu aparelho.”

Por fim, Machado lembra que em todo convívio social existem etiquetas que devem ser observadas e para se fotografar não é diferente. Preocupe e respeite os ambientes em que deseja registrar a imagem. “Não fotografe em peças teatrais, galerias de arte, exposições, museus, palestras, congressos, apresentações artísticas ou eventos semelhantes a não ser que seja claramente permitido. Isso envolve direitos autorais e, é claro, respeito ao profissional ou artista”, explica.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "VARIEDADES"Índice das publicações sobre "VARIEDADES"
16/11/2022 - 06h13 Caviar é um dos alimentos mais caros do mundo
19/02/2021 - 06h54 Saiba o que a sua letra mostra sobre você
30/12/2020 - 06h27 Banho para a virada do ano
23/08/2020 - 06h49 5 objetos que você não deve ter dentro de casa
22/08/2020 - 07h14 No dia Folclore - mitos em torno do vinho
06/07/2020 - 07h34 Quais são as moedas mais valiosas do Real?
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.