25/11/2024  14h36
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Gastronomia
22/06/2012 - 18h10
Doces típicos e artesanais: sucesso nos `arraiás´
 
 
Ivanildo Porto 

Os meses de junho e julho são sempre muito animados, porque acontecem os festejos típicos, tradicionalmente celebrados em diversas cidades de nosso país. Apesar de cada estado ter a sua maneira peculiar de comemorar, a data é considerada uma das mais festivas e alegres do calendário de eventos nacional. De norte a sul do Brasil, apesar das especificidades, estão representados pela gastronomia da época, com um cardápio farto à base de milho -, até porque, a festa tem origem rural e está muito associada à colheita.

Milho verde, pipoca, pamonha, curau, canjica, pé de moleque, amendoim, arroz-doce, pinhão, paçoca, maçã do amor, doces de leite, de banana, de abóbora, de batata-doce, de goiabada, bolos de milho, fubá, tapioca... São muitas as delícias que fazem parte da culinária típica das festas juninas, agradando ao paladar dos consumidores e engordando o caixa dos ‘quituteiros’.

Vendas já aquecidas. É o que revela a Associação Paulista de Supermercados (Apas). Durante as festividades juninas desse ano, a comercialização de produtos especializados deve crescer de 20 a 30%. Na preferência dos “caipiras”, o milho lidera as vendas como o produto mais comercializado nesta temporada.

No entanto, a riqueza à mesa ultrapassa as barreiras dos doces feitos com o cereal. A aposta em novidades pode ser o diferencial e todo o sortimento para deixar a festa ainda mais animada. Nesse caldeirão, muitos profissionais da gastronomia têm apostado na adição de mais um delicioso ingrediente: o chocolate.

Sendo assim, de acordo com o gerente comercial da BWB Embalagens (www.bwbembalagens.com.br), Anderson Stracanholi, vários itens de seu portfólio, feitos para a moldagem de chocolate, foram elaborados para atender à demanda desse período. “Mas até aquelas formas que não são do trivial da festa junina, têm ganhado uma versão característica”, revela. É o caso do cupcake, feito com casca de chocolate, recheado com bolo de fubá e com cobertura de trufas de curau ou pamonha, por exemplo. Na decoração, não pode faltar pitadas de canela e um chapéu country, preparado com chocolate e recheado com doces do momento. Sem contar que, a partir dessa proposta, as guloseimas de sua mesa tornam-se totalmente comestíveis. “A ideia é a de comermos tanto o copinho e a colher, de chocolate, como o doce típico”, explica Anderson.

Para brincar e brindar a data, sem abrir mão das delícias comuns a essa época do ano, mas sempre com um novo tempero, a culinarista Silvia Branconaro (www.silviabranconaro.com.br) ensina como preparar uma das principais iguarias da festa. Confira:


Trufa cremosa de milho verde

Ingredientes casquinha
· 400 g cobertura sabor chocolate branco - casquinha
· Corante alimentício para chocolate amarelo - decoração
· Forma especial (“silicone”) BWB Embalagens - modelo trufa milho especial (cód. 823)

Ingredientes recheio (trufa cremosa)
· 400 g de chocolate branco
· 200 ml de creme de leite
· 2 colheres (sopa) de pó saborizante para sorvete sabor milho verde

Passo a passo

1. Para a casquinha, derreta a cobertura branca (micro-ondas, potência média, de 1 em 1 minuto, até total derretimento). Tinja uma pequena porção com o tom amarelo e o restante com o tom amarelo mais claro. Coloque o amarelo escuro no saquinho plástico (ou manga de confeitar) e corte a ponta bem fina. Sobre a cavidade da forma, despeje porções aleatórias.

2. Por cima, preencha a cavidade com o chocolate no tom amarelo mais claro, até atingir o limite demarcado na própria forma.

3. Disponha a parte flexível (“silicone”) e a terceira parte da forma. Pressione suavemente. Observe que o chocolate preenche toda a forma.

4. Vire a forma (posição ideal para ir à geladeira) e passe o dedo indicador em toda a volta da cavidade (esse processo garante perfeição no acabamento). Leve à geladeira, até total secagem do chocolate, cerca de 10 minutos (forma opaca).

5. Retire a forma da geladeira, extraia as partes rígidas da forma (primeira e terceira). Elimine possíveis rebarbas de chocolate, com a casquinha ainda sobre o silicone. Retire o silicone e reserve a casquinha.

6. Para o recheio, derreta o chocolate branco (micro-ondas ou banho-maria). À parte, misture o creme de leite com o pó saborizante. Mexa bem e adicione ao chocolate derretido. Misture, incorporando os ingredientes.

7. Às colheradas, preencha as casquinhas com o recheio (trufa cremosa).

8. Feche a casquinha com a cobertura amarela clara derretida e deixe secar.

Rendimento: 20 trufas

Validade: 10 dias temperatura ambiente

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GASTRONOMIA"Índice das publicações sobre "GASTRONOMIA"
15/12/2022 - 05h53 Natal holandês
24/04/2022 - 06h16 Dia do Churrasco (24/04)
13/11/2021 - 05h11 Super trufa de chocolate sem açúcar
31/10/2021 - 06h29 Bolo strudel de maçã com canela anti-ansiedade
28/03/2021 - 06h29 Costelinha suína: a queridinha dos churrasqueiros
04/03/2021 - 06h06 Tábua de frios
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.