21/04/2025  01h34
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Comportamento
03/05/2012 - 10h01
Os benefícios da dança na melhor idade
Cristiane Ferreira
 

Na melhor idade ocorre uma mudança natural no estilo de vida das pessoas que, passam de um ritmo agitado com compromissos profissionais e cuidados com a família, a um ritmo mais tranquilo com a chegada da aposentadoria e filhos já na fase adulta.

Para que essa pessoa não perca sua energia natural é preciso preencher o tempo ocioso com atividades prazerosas e que trarão benefícios especiais e necessários a essa faixa etária, que precisa de cuidados específicos.

A dança é uma das atividades mais indicadas na melhor idade, pois além de ser uma atividade física recreativa e artística, pode ser considerada também terapêutica, já que traz benefícios nas dimensões mental, psicológica, social e espiritual.

Entre os benefícios físicos que a dança proporciona estão a queima de calorias, melhora do sistema cardiovascular, da postura e mobilidade das articulações. Com o processo natural de envelhecimento é comum que o corpo vá perdendo agilidade e flexibilidade, a postura pode ficar comprometida e a pessoa pode se sentir mais cansada devido a alterações no sistema cardiovascular. Uma boa dança certamente atenua e melhora significativamente esses sintomas.

Para que os resultados sejam positivos, a pessoa deve procurar uma boa escola de dança com professores profissionais e acompanhamento médico, que ajudará a determinar qual tipo de dança é mais indicado, bem como a frequência de aulas.

A dança é também uma atividade social, que facilita a interação entre pessoas e isso é muito importante na melhor idade. Existe, por parte de algumas pessoas, uma tendência a se isolar nessa faixa etária, o que pode trazer alguns comprometimentos como solidão, angústia e até depressão. Ao entrar em contato com outras pessoas o praticante de dança aumentará sua rede de contatos sociais, fará novas amizades e certamente criará novas atividades para fazer evitando, assim, a tristeza de uma solidão desnecessária.

Do ponto de vista mental e psicológico a dança é ótima enquanto estimulação cognitiva, pois trabalha memória, concentração, atenção, noção espacial, eixo, equilíbrio e raciocínio lógico. Nessa faixa etária é muito importante manter o cérebro em pleno funcionamento, pois isso ajuda a evitar, por exemplo, algumas complicações de memória.

Além disso, a dança proporciona bem estar, alegria, autoconhecimento e possibilita a expressão de sentimentos através dos movimentos. Traz uma incrível sensação de liberdade e, consequentemente, deixa as pessoas mais felizes.

Na dimensão espiritual, independentemente da religião de quem pratica, a dança facilita o encontro da pessoa com seu próprio corpo, que é sua morada sagrada.


Nota do Editor: Cristiane Ferreira é psicopedagoga (www.cristianeferreira.com).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "COMPORTAMENTO"Índice das publicações sobre "COMPORTAMENTO"
01/06/2022 - 06h26 Meu filho não tem amigos, o que fazer?
25/02/2021 - 06h16 Namoro online: atenção aos sinais de alerta
13/02/2021 - 07h17 Namorado gringo?
11/02/2021 - 06h14 Dez dicas de etiqueta nas redes sociais
03/02/2021 - 06h08 Por que insistir em um relacionamento desgastado?
28/01/2021 - 06h19 Mulheres independentes assustam os homens
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.