21/04/2025  06h16
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Comportamento
05/02/2012 - 07h46
Mantenha o equilíbrio
 
 
Especialistas oferecem dicas de como se afastar do estresse causado pela rotina profissional e pessoal

Considerado como uma resposta do organismo para situações de cansaço excessivo ou pressão exagerada, o estresse é caracterizado por sintomas como ansiedade, baixa imunidade, insônia, excesso ou falta de apetite, entre outros. Estudos afirmam que o estresse está diretamente relacionado à depressão e à ansiedade, uma vez que reduz a qualidade de vida do indivíduo.

Por afetar a saúde das pessoas a ponto de causar alterações, o estresse pode propiciar o surgimento de doenças no coração, hipertensão arterial, além de poder ser relacionado com o surgimento do câncer. Aprender a controlar essa tensão torna-se mais do que necessário para uma vida sadia e tranqüila.

Segundo a professora da Faculdade Pitágoras de Linhares, Jussara Carvalho, o segredo é ser flexível. “Penso que no ambiente de trabalho e em muitas situações, temos que ser pessoas adaptáveis. É muito bom quando conseguimos trabalhar em um ambiente no qual as pessoas se relacionam bem, mas quando isso não acontece, por qualquer motivo, precisamos ser profissionais e não tornar o ambiente um local de ressalvas pessoais”, afirma.

Segundo pesquisas da International Stress Management Association (ISMA), 70% dos brasileiros economicamente ativos sofrem de males diretamente ligados ao estresse. A psicóloga e professora da Faculdade Pitágoras de Linhares, Brunella Tristão Simonelli, explica que não é possível viver sem tensões, uma vez que servem como energia propulsora. “É possível, entretanto, não acumulá-las”, completa. Para que se torne mais fácil lidar com situações difíceis, a docente apresenta alguns passos para buscar o equilíbrio.

- Planejar o tempo de acordo com atividades. As pessoas se sobrecarregam por pecarem nesse aspecto;

- Separar o que é importante do urgente;

- Conhecer os próprios limites. O autoconhecimento é fundamental para identificar possíveis sinais de alerta;

- Estar aberto a ouvir os demais. Em muitos momentos, é possível obter dicas e feedbacks sobre comportamento e, a partir de então, pode-se avaliar de forma mais apropriada a postura frente ao estresse e tensão;

- Descontrair-se. Assistir um filme, praticar exercícios físicos, sair com família e amigos e trabalhar são atividades ajudam a descarregar as tensões diárias.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "COMPORTAMENTO"Índice das publicações sobre "COMPORTAMENTO"
01/06/2022 - 06h26 Meu filho não tem amigos, o que fazer?
25/02/2021 - 06h16 Namoro online: atenção aos sinais de alerta
13/02/2021 - 07h17 Namorado gringo?
11/02/2021 - 06h14 Dez dicas de etiqueta nas redes sociais
03/02/2021 - 06h08 Por que insistir em um relacionamento desgastado?
28/01/2021 - 06h19 Mulheres independentes assustam os homens
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.