21/04/2025  18h21
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Comportamento
21/12/2010 - 18h02
Crianças x compras compulsivas - Como lidar?
 
 

Nesta época do ano é difícil controlar os pedidos exagerados das crianças para o Natal. Desde encartes a mídia eletrônica há uma sedução muito grande para elas e, sendo assim facilmente elas pedem e pedem. “Colocar limites é importante e isto pode ser feito, por exemplo, na escolha de número fixo de presentes, conversar com parentes próximos das crianças, como avós, tios para ter um cuidado com a quantidade de mimos”, orienta a psicóloga Clarissa Telles Kahn, do Espaço Acalanto (61 3201-0069).

Caso não seja possível controlar a impulsividade dos parentes com os bens materiais, Dra. Clarissa orienta: “os pais podem guardar os presentes e ir oferecendo ao longo do ano para a criança. É preciso ter um cuidado com o exagero. O excesso de presentes pode gerar o descontrole do consumismo posteriormente”.

Questão de idade - Saber lidar com o dinheiro é algo que a criança pode aprender a partir dos três anos, pois ela começa a ter noção de valor, como também de quantidade muito/pouco, que para ter dinheiro é preciso trabalhar para conseguir e de economia. Sobre como lidar com os mais exaltados, a psicóloga explica: “a birra é uma forma de protestar algo que a criança não concorda, é importante que os pais deixem a criança se acalmar e só depois esclareçam o limite”.

Os sinais do consumismo compulsivo podem ser facilmente identificados. A criança pode dar sinal quando a insistência é muito grande, faz birras constrangedoras e não entende, apesar das conversas, que não se pode comprar tudo. “Os pais precisam ficar atentos a este consumismo exagerado. Precisam ter cuidado para não compensar a ausência com presentes. Outro ponto é sobre a questão de que muitas vezes pais consumistas podem estimular o consumismo da criança”, alerta Dra. Clarissa.

Portanto, os pais precisam ser cuidados com seus hábitos e adotar atitudes mais coerentes, que estimulem a criança a desenvolver uma consciência crítica saudável. “Instigue a criança, por exemplo, ao ganhar um brinquedo novo, que escolha um que não brinque mais para doar. Neste caso, pequenos hábitos fazem a diferença”, finaliza Dra. Clarissa.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "COMPORTAMENTO"Índice das publicações sobre "COMPORTAMENTO"
01/06/2022 - 06h26 Meu filho não tem amigos, o que fazer?
25/02/2021 - 06h16 Namoro online: atenção aos sinais de alerta
13/02/2021 - 07h17 Namorado gringo?
11/02/2021 - 06h14 Dez dicas de etiqueta nas redes sociais
03/02/2021 - 06h08 Por que insistir em um relacionamento desgastado?
28/01/2021 - 06h19 Mulheres independentes assustam os homens
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.