26/11/2024  00h30
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Gastronomia
10/12/2010 - 18h39
Ceia espanhola
 
 
Coordenador do curso de Gastronomia indica receitas clássicas e jamón ibérico para festas de final de ano

Uma ceia de Natal ou de Réveillon com toques espanhóis, que tal? Essa é a sugestão do chef Marcelo Malta, coordenador do curso de Gastronomia do Complexo Educacional FMU.

A facilidade para encontrar produtos importados e ingredientes antes raros no Brasil, a preços acessíveis, vem dando novas cores às ceias de final de ano. As indicações de Malta para este ano são o açafrão e o jamón ibérico “Pata negra”, presunto espanhol também chamado de jamón de bellota.

Esse tipo de presunto é suave, levemente salgado e de um paladar quase adocicado. É produzido a partir de uma raça de porcos ibéricos criados livres em pasto e alimentados com bolotas, semelhantes a castanhas. Os porcos têm pelo eriçado e pés pretos, por isso o apelido “Pata negra”.

No cardápio elaborado pelo chef Malta, o jamón ibérico pode ser destaque nas entradas, com as famosas tapas espanholas. São petiscos variados, servidos em pequenas porções. O coordenador do curso de Gastronomia sugere mais três pratos clássicos da Espanha, para uma ceia de paladar diferenciado: gaspacho e paella valenciana, como primeiro e segundo prato.

Como sobremesa, ele dá a receita da torta de Santiago, sobremesa tradicional da Galícia, especificamente de Santiago de Compostela, mas encontrada em toda a Espanha. “Não se sabe exatamente porque a torta de Santiago tem esse nome, mas há séculos que ela traz, em sua superfície, a marca do cavaleiro Jacobino (Cruz de Santiago). Foi em 1924 que a confeiteira da Casa Mora de Santiago de Compostela voltou a enfeitar as tortas de amêndoa com essa forma”, explica.

Acompanhando o jantar, as indicações do chef são Jerez para os aperitivos, sangria, Cava (um espumante espanhol) e vinho tinto da região de La Rioja.

A seguir, as receitas do gaspacho, da paella valenciana e da torta de Santiago.


Gaspacho

Ingredientes: quatro tomates maduros, meio pepino, meio pimentão vermelho, duas fatias de pão de forma, um quarto (1/4) de dente de alho, azeite, vinagre de vinho branco e sal.

Preparo: picar uma fatia de pão e umedecer com água. Fazer croutons com a outra fatia de pão. Fazer o tomate concassé. Retirar a casca do pepino e cortar em pedaços. Retirar a semente do pimentão e cortar em pedaços. Descascar o alho e picar. Colocar todos os ingredientes no liquidificador e triturar. Coar e servir gelado com croutons.


Paella Valenciana

Ingredientes: 200 gramas de arroz Carnaroli, seis camarões médios com casca, 100 gramas de camarão sete barbas sem casca, oito mexilhões meia concha (para decoração), 100 gramas de lula inteira, 100 gramas de vôngoles com casca, 100 gramas de cação, 100 gramas de frango em pedaços, 50 gramas de vagem fresca, um pimentão vermelho, dois dentes de alho, 100 gramas de cebola, 600 ml de caldo de ave, 50 ml de polpa de tomate, sal, açafrão, pimenta-do-reino moída e azeite de oliva.

Preparo: assar o pimentão, tirar a pele e cortar em tiras. Picar o alho e a cebola e reservar. Cortar a vagem em três pedaços. Cozinhar o vôngole e mexilhão no fundo e reservar. Cortar o peixe em cubos de 2 cm e temperar. Cortar o frango em pedaços e temperar. Cortar a lula em anéis e temperar. Temperar os camarões sete barbas no molho. Temperar os camarões com casca e cabeça, fritar e reservar. Fritar o frango até dourar e reservar. Limpar a panela. Suar a cebola e o alho no azeite. Adicionar a vagem. Acrescentar o frango, o peixe, a lula e o camarão sete barbas e fritar levemente. Adicionar os vôngoles. Adicionar o açafrão diluído no caldo quente, acrescentar o arroz e temperar com sal e pimenta. Adicionar mais caldo conforme necessário. Quando o arroz estiver “al dente”, decorar com os camarões com casca e cabeça, os mexilhões e o pimentão cortado em tiras. Antes de servir regar com um fio de azeite.


Torta de Santiago

Ingredientes: 180 gramas de farinha de trigo, 120 gramas de manteiga, seis ovos, 300 gramas de farinha de amêndoa, 300 gramas de açúcar, 25 ml de licor Amareto, canela em pó e açúcar de confeiteiro.

Preparo: se não houver farinha de amêndoas, torrar as amêndoas descascadas e fazer uma farinha. Em um bowl, colocar a farinha, a manteiga derretida (ainda morna), uma gema e uma colher de água. Misturar rapidamente. Forrar o fundo de uma forma de 30 cm. Na batedeira, colocar a amêndoa moída, o açúcar, a canela e o licor. Ligar a batedeira na velocidade baixa e adicionar os cinco ovos. Bater por aproximadamente 15 minutos, até que a mistura esteja cremosa e esbranquiçada. Colocar o recheio na massa. Não colocar muito até as bordas, pois a massa crescerá um pouco. Assar a 150º por 40 minutos. Finalizar com açúcar de confeiteiro.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GASTRONOMIA"Índice das publicações sobre "GASTRONOMIA"
15/12/2022 - 05h53 Natal holandês
24/04/2022 - 06h16 Dia do Churrasco (24/04)
13/11/2021 - 05h11 Super trufa de chocolate sem açúcar
31/10/2021 - 06h29 Bolo strudel de maçã com canela anti-ansiedade
28/03/2021 - 06h29 Costelinha suína: a queridinha dos churrasqueiros
04/03/2021 - 06h06 Tábua de frios
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.