21/04/2025  22h50
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Comportamento
25/11/2010 - 09h14
Condomínios em clima de festa e harmonia
 
 

Chegou a hora de celebrar o Natal. Organizar o evento de final de ano traz felicidade para as crianças e confraternização para os adultos.

Integrar os moradores, estimular a boa convivência e o uso das áreas de lazer, reunindo os vizinhos para confraternizar. Com esse propósito, já se tornou tradição, em muitos condomínios, a realização da festa de final de ano. Alguns passos são fundamentais para garantir o brilho do evento e evitar contratempos.

Em alguns prédios, o evento costuma reunir quase a totalidade das famílias que ali residem. Antes da festa e já demonstrando a convivência harmônica entre os moradores, as famílias se organizam e adquirem os presentes das crianças que, na data, é distribuído pelo Papai Noel.

O evento cria uma oportunidade para os vizinhos se conhecerem e fortalecerem laços de amizade, tão importantes para minimizar os conflitos que eventualmente podem aparecer no dia a dia do condomínio.

"É uma ação válida que contribui para a harmonia entre os moradores do condomínio”, destaca a gerente de condomínios da Agência Centro da Auxiliadora Predial, Patrícia Freitas. "A decisão de realizar a festividade deve sempre ser compartilhada antes com os condôminos e, portanto, discutida e aprovada em assembleia", recomenda.

Com a experiência de quem já está realizando pelo terceiro ano consecutivo a festa de Natal do condomínio Life Square, a síndica Mirela Sofia de Freitas Rodrigues está às voltas com os preparativos de mais uma edição. Segundo ela, devido à época tradicionalmente atribulada, o trabalho de organização do evento, que envolve moradores de 152 apartamentos, acaba contando com poucas pessoas, além da síndica e do assessor de condomínios da Auxiliadora Predial.

Para evitar contratempos, confira alguns passos recomendados por ela para realizar uma bela confraternização entre os condôminos:

1. Para começar, faça uma relação das pessoas com quem poderá contar quanto ao aporte financeiro.

2. Ciente do caixa, a primeira coisa a fazer é anotar quem será chamado para o evento: Vai haver Papai Noel? Será somente para as crianças ou vai envolver também os pais? Abrirá para não moradores ou a festa será restrita para os condôminos? Acontecerão atrações com contratação de profissionais, como corais ou artistas? Será servido coquetel? Vai contar com outros atrativos, como fonte de chocolate para a sobremesa?

3. Elaborar uma planilha de orçamentos, prevendo a necessidade de recibo ou nota fiscal de acordo com os fornecedores contratados e a contabilidade do condomínio.

4. Decidir quanto será a taxa simbólica cobrada de cada condômino.

5. Fazer com um mês de antecedência a contratação de comidas e bebidas, fotografia se necessário, assim como a de atrações da festa, por exemplo o Papai Noel.

6. Um mês antes da festa, adornar o condomínio, trazendo o clima de Natal para o ambiente.

7. Duas ou três semanas antes da festa, afixar em elevadores, corredores e áreas de uso comum o pedido para as pessoas confirmarem suas presenças.

8. Uma semana antes, recolher dos pais moradores a taxa simbólica e os presentes – que devem ter um valor limite para evitar constrangimentos – que serão distribuídos às crianças.

9. Dois ou três dias antes da festa é preciso confirmar todos os contratados (artistas, comidas, bebidas etc.).

10. No dia da festa, a qual será realizada em área de uso comum do condomínio, providenciar a decoração e as acomodações para o evento.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "COMPORTAMENTO"Índice das publicações sobre "COMPORTAMENTO"
01/06/2022 - 06h26 Meu filho não tem amigos, o que fazer?
25/02/2021 - 06h16 Namoro online: atenção aos sinais de alerta
13/02/2021 - 07h17 Namorado gringo?
11/02/2021 - 06h14 Dez dicas de etiqueta nas redes sociais
03/02/2021 - 06h08 Por que insistir em um relacionamento desgastado?
28/01/2021 - 06h19 Mulheres independentes assustam os homens
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.