19/04/2025  14h45
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Variedades
06/11/2010 - 14h09
Vinho espumante: a estrela das festas
 
 
Em qualquer lugar do mundo, o espumante é convidado de honra em festas e comemorações especiais. Conhecer a origem e classificação de cada garrafa é importante para escolher qual estilo tornará suas celebrações inesquecíveis
 
Divulgação 
  Asti.

Nasceu na região de Champagne, na França, a técnica de se produzir vinhos espumantes - a bebida símbolo das celebrações. A efervescência natural da bebida, que causa o característico estouro ao abrir da garrafa e produz as charmosas bolhas, é obtida a partir de uma segunda fermentação alcoólica, ocorrida em tonéis, pelo método charmat, ou dentro da própria garrafa, pelo método champanhês. As garrafas, por sua vez, são produzidas com fundo côncavo para suportar a pressão durante a produção e armazenamento.

O método de produção francês tornou-se abrangente e hoje é reproduzido em vinícolas de todo o mundo. As técnicas variam, porém muitos produtores seguem a mesma metodologia da clássica tradição francesa. Apesar da elaboração idêntica, os espumantes produzidos fora da região Champagne não podem levar a designação “método champanhês” no rótulo. A denominação foi substituída por “método tradicional”, “método clássico” ou “fermentação na garrafa”.

Para entender os rótulos

Entender as diferentes denominações é o primeiro passo para se conhecer o produto a ser comprado e, assim, garantir a melhor escolha.

Asti - A denominação é referente aos espumantes produzidos em Piemonte, na Itália. Têm como característica serem aromáticos, meio-doces e com baixa graduação alcoólica (6 a 7%). Um dos clássicos da região é importado para o Brasil pela Max Brands. Trata-se do Asti Docg, da vinícola italiana Batasiolo, que possui aromas frutados e vegetais, fragrância cheia, original e típica. Agradavelmente doce com pequeno conteúdo alcoólico. Harmoniza perfeitamente com sobremesas, panetone e salada de frutas.

Brut - Os espumantes com esta denominação são bem secos por terem pouca concentração de açúcar. Um excelente exemplo desta categoria é o Pinot Chardonnay Spumante Brut, também produzido pela Batasiolo, que apresenta aromas florais e de frutas brancas, com leves nuanças de mel e de leveduras. Acompanha peixes, frutos do mar, carnes brancas, queijos frescos.

Prosecco - Recebem esta classificação os espumantes produzidos em Vêneto, na Itália, a partir da uva glenda - antes denominada prosecco. O Prosecco Di Valdobbiadene Castelnovo Doc., da vinícola Castelnovo, possui aroma fresco, com perfume de frutas profundo e leve toque floral. Ideal com aperitivo, podendo acompanhar toda a refeição. Ótimo com frutos do mar, peixes em geral e queijos não muito fortes.

Lambrusco - Nome dado aos vinhos frisantes doces, produzidos na região de Emilia Romagna, na Itália. Na vinícola CastelNovo é elaborado o Lambrusco Castelnovo Bianco I.G.T, de aroma frutado, com toques de banana. Acompanha muito bem aperitivos, massas leves, carnes brancas grelhadas. Já o Lambrusco Castelnovo Rosso I.G.T, de aroma frutado, com notas de frutas vermelhas, harmoniza bem com aperitivos, lanches e doces.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "VARIEDADES"Índice das publicações sobre "VARIEDADES"
16/11/2022 - 06h13 Caviar é um dos alimentos mais caros do mundo
19/02/2021 - 06h54 Saiba o que a sua letra mostra sobre você
30/12/2020 - 06h27 Banho para a virada do ano
23/08/2020 - 06h49 5 objetos que você não deve ter dentro de casa
22/08/2020 - 07h14 No dia Folclore - mitos em torno do vinho
06/07/2020 - 07h34 Quais são as moedas mais valiosas do Real?
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.