22/04/2025  03h18
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Comportamento
08/08/2010 - 11h31
Integridade - Um mercado em crescimento
 
 

Coragem, Fé, Justiça, Prudência, Temperança, Amor e Esperança são as sete virtudes filosóficas clássicas, encontradas na base de religiões como o cristianismo, o budismo, entre outras. Valores que, se adaptados para a realidade dos negócios, criam um conceito de Integridade, desenvolvido pelos professores Peter Rea, PhD em negócios e Alan Kolp, PhD em religião, da Universidade Baldwin-Wallace, em Cleveland, nos Estados Unidos.

Este conceito de Integridade, voltado ao mercado, foi apresentado em Curitiba no dia 26/7, durante o Workshop Internacional - Integrity is a Growth Market (Integridade - Um mercado em crescimento), no auditório da Fiep. O evento que levou o mesmo nome do livro lançado pelos especialistas contou também com a presença do Conselheiro Honorário e ex-CEO da AB-InBev, Pierre Jean Everaert.

Segundo o reitor da FAE, Frei Nelson Hillesheim, "este conceito de integridade é o que faz com que os Franciscanos estejam na área de Educação, capacitando novos líderes capazes de construir um mundo melhor". O Centro Universitário paranaense e a Baldwin-Wallace College mantêm uma parceria deste 1997, que já resultou no intercâmbio de 600 alunos e na participação do executivo Peter Rea como professor do MBA Executivo Internacional da FAE.

Desenvolvimento Sustentável - O executivo da AB-InBev, Pierre Everaert revelou como o conceito de Integridade esteve presente na evolução da companhia entre 1995 e 2010, período em que passou da 30ª colocação à liderança do mercado mundial de cerveja. "Nós estamos viajando pelo mundo, principalmente pelos os países do BRIC - Brasil, Índia, China e Rússia -, divulgando, em eventos como este, de que maneira é possível interpretar estes valores com o olhar dos negócios", destaca.

Segundo Evereart, que ocupou a posição de CEO em outras cinco corporações mundiais, quem deseja crescer deve administrar o desenvolvimento, respeitando as diferentes características dos mercados em que atua e adicionar talento no nível máximo da companhia.

Valores intangíveis - Segundo Peter Rea, chefe do departamento de administração da Baldwin-Wallace, os talentos devem ser formados com base nos valores intangíveis, aqueles que não estão presentes fisicamente nas empresas, e que mantêm a sustentabilidade de uma corporação. "Os novos líderes devem ser desenvolvidos dentro de uma empresa com base nesta lista de valores, importantes fontes de valorização das empresas, como reputação da marca, capacidade de inovação, conhecimento humano, entre outros", reforça.

Para o especialista, uma gestão baseada em Integridade é fruto da união da história individual de cada pessoa, somando-se a uma ótima formação acadêmica nos níveis básico, fundamental e superior, valores familiares e as experiências acumuladas no mercado. "A regra para um comportamento ético serve tanto para o CEO de uma grande companhia quanto para o chefe de um pequeno negócio", revela.

Aplicação dos valores - Para o professor Alan Kolp, ficou a função de contextualizar os valores filosóficos clássicos dentro do ambiente corporativo. "Nesta nossa viagem pelo mundo, usamos uma metodologia de associar os valores da cultura organizacional de cada companhia, ou mesmo as tradições de cada país, pois são facilmente compreendidos e adaptáveis a cada realidade" explica.

Kolp cita como exemplo as diferentes interpretações dos valores já concebidos durante suas apresentações pelo mundo, e citados no livro:

Coragem - Coragem é a primeira virtude, porque sem ela nada seria feito. E no mundo corporativo, nenhum risco seria corrido. Está na essência da palavra, algo que é feito com o coração, a alma.

- É acreditar em algo ou alguém, facilmente traduzido neste caso como confiança. A Fé transcende o individuo e a confiança nos faz seguir os líderes.

Justiça - Está sempre associado ao que é justo e honesto - e também à condição de igualdade de oportunidades e avaliações.

Prudência - Ironicamente é mais aplicada atualmente à responsabilidade econômica/financeira. É a ponderação que sustenta a coragem.

Temperança - É o equilíbrio. Uma maneira de trazer esta virtude na prática é por meio do Balance Scored Card - que define as metas e os resultados para as aspirações dos acionistas.

Amor - Uma virtude que tem interpretações na paixão e no cuidado. Paixão pela qual fazemos as coisas e cuidado com o próximo - a gestão de pessoas. Compaixão requer competência para a administração das inteligências.

Esperança - Esta virtude ensina como lidar com as expectativas do futuro. Atua junto com a prudência e a temperança, pois tem base concreta nas expectativas reais. Esperança real é aquela que traduz o futuro promissor de uma companhia baseado nas principais competências.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "COMPORTAMENTO"Índice das publicações sobre "COMPORTAMENTO"
01/06/2022 - 06h26 Meu filho não tem amigos, o que fazer?
25/02/2021 - 06h16 Namoro online: atenção aos sinais de alerta
13/02/2021 - 07h17 Namorado gringo?
11/02/2021 - 06h14 Dez dicas de etiqueta nas redes sociais
03/02/2021 - 06h08 Por que insistir em um relacionamento desgastado?
28/01/2021 - 06h19 Mulheres independentes assustam os homens
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.