26/11/2024  03h51
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Turismo e Viagem
10/07/2010 - 08h05
Copa do Mundo: quem ganha é a população
 
 
Moçambicano radicado na África do Sul já comemora os resultados do Mundial

Copa do Mundo de Futebol gera inúmeros benefícios para um país, mas o principal legado deste grande evento fica realmente para a população local. Esta é a opinião do taxista Luiz Fernando Lissetiane, moçambicano que reside na África do Sul há 26 anos.

"O que o mundial deixará para nós é a infra-estrutura: estradas, melhores transportes, novas rodoviárias e o metrô. Havia regiões que nem tinham energia elétrica e que agora contam com esse benefício. Até os congestionamentos diminuíram porque as pistas estão mais largas. Podemos acordar mais tarde", comemora.

Para o taxista, as melhorias não vão parar por aí: "Muitos turistas que estão aqui vão voltar. Escuto muito isso. Eles tinham uma visão muito ruim da África, que era um lugar muito perigoso. Mas não é assim. Eles viram e querem voltar".

Segundo Luiz Fernando, a sua renda aumentou em mais de quatro vezes durante os jogos. E ele até brinca: "Trabalhei tanto que vou tirar férias. Quem sabe não vou para o Brasil?". Os lugares que ele mais quer conhecer são a região amazônica e o Rio de Janeiro.

Capacitação

Luiz Fernando conta que a maior dificuldade está sendo a comunicação. Ele fala inglês, idioma oficial da África do Sul, e se arrisca um pouco no espanhol. "Quem trabalha com os turistas precisa dizer pelo menos um bom dia e saber perguntar o que eles querem", acrescenta. Três meses antes do mundial, o governo sul-africano ofereceu cursos intensivos de atendimento aos visitantes.

A forma utilizada foi a formação de multiplicadores. Representantes de vários setores participaram e, em seguida, repassaram tudo o que aprenderam para os seus colegas de trabalho, como aconteceu no caso de Lissetiane.

Uma recomendação dele aos trabalhadores brasileiros envolvidos com o turismo é aprender ao menos dois idiomas e terem paciência com os visitantes. Segundo o taxista a divulgação do serviço também é muito importante: "Para nós, começar a divulgação cedo foi essencial. A internet foi um ótimo meio, a maiorias das pessoas que vieram consultaram tudo antes pelas páginas online".

O Ministério do Turismo do Brasil (MTur) tem um programa específico para a capacitação dos profissionais do setor que estarão na linha de frente no atendimento: o Bem Receber Copa (www.bemrecebercopa.com.br). Até 2014, cerca de 306 mil trabalhadores serão capacitados. Um dos projetos do Bem Receber é o Olá, Turista!, iniciativa que vai ensinar inglês e espanhol para 80 mil pessoas.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "TURISMO E VIAGEM"Índice das publicações sobre "TURISMO E VIAGEM"
05/12/2022 - 05h56 O que pode e não se pode fazer no Oriente Médio
09/06/2022 - 06h29 Festival de Inverno de Campos do Jordão 2022
23/04/2022 - 06h20 Praia de Pipa: passeios e mirante oculto
07/04/2022 - 06h35 Cinco motivos para praticar ecoturismo no Brasil
29/12/2021 - 05h42 Campos do Jordão realiza 1º Festival de Verão
12/12/2021 - 06h03 Rio anuncia recomendações para o réveillon
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.