24/11/2024  16h03
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Arquitetura e Engenharia
15/01/2010 - 12h16
A luz como cronômetro biológico
Ronald Leptich
 

Os seres humanos possuem o seu próprio ritmo, estabelecido de acordo com o relógio biológico de cada indivíduo, que gerencia os períodos de descanso em um ciclo de 24 horas. Nesse sentido, a alternância entre os períodos de luz e escuridão possui um papel importante em nosso comportamento, fisio e psicológico. É por isso que vale a pena lembrar que a luz possui outras funções além da criação de estímulos visuais.

A luz artificial, especificamente, tem grande importância em relação à motivação e bem-estar. Os resultados dessa influência são cada vez mais reconhecidos, já que, nos últimos anos, a cronobiologia acumulou muitas descobertas sobre o relógio biológico e o seu significado para os humanos. Essa ciência é responsável por estudar os ritmos e os fenômenos físicos e bioquímicos periódicos que ocorrem nos seres vivos.

Normalmente, as pessoas mantém um ritmo semelhante a duração de um dia. Por esta razão, nossos ritmos ganharam o nome de circadianos, originado do latim circa (cerca) e dies (dia). Se a luz está ausente de nossa rotina, o relógio biológico fica fora de sincronia, o que pode resultar em distúrbios do sono, fadiga crônica e, nos piores casos, até em depressão. Os hormônios também têm papel fundamental nesse equilíbrio. A melatonina, liberada durante a noite; e o cortisol, anticorpo biológico e indicador de atividade humana, são apenas dois exemplos de hormônios que contribuem de forma direta para a manutenção dos ritmos circadianos.

Sendo assim, é imprescindível que em projetos de decoração, os efeitos biológicos da luz também sejam levados em conta. Por exemplo, em escritórios, a iluminação deve combinar muito bem a quantidade dos tipos de luz, natural e artificial. Além de lâmpadas que deem conta do ambiente como um todo, é preciso trabalhar com pontos de luz direcionado às mesas de trabalho. Nos primeiros momentos do projeto é preciso tomar cuidado com essas questões, já que um erro pode gerar efeitos biológicos indesejados, como falta de atenção e sonolência.

Um bom exemplo de como a luz pode ser usada a favor do organismo humano é a sala de recuperação de hospitais. A utilização de anestesias faz com que nosso relógio biológico sofra uma alteração, cujos efeitos são conhecidos como "Jet Lag". Segundo os médicos, os resultados gerados por esse fenômeno são responsáveis por distúrbios do sono, que atrasam o processo de cicatrização. Por isso, em ambientes de recuperação, é fundamental que a iluminação receba atenção especial, já que ela é um dos fatores responsáveis pelo processo de cura.

Projetos especiais de iluminação também podem ser implantados com sucesso em escolas. Nesse caso, o objetivo maior é contribuir para a criação de um ambiente capaz de melhorar o desempenho dos alunos durante o processo de aprendizado. Entre os resultados dessa proposta estão uma nítida melhora na velocidade de leitura dos estudantes de diversas faixas etárias e a redução do número de agressões entre eles.

As descobertas científicas contribuem positivamente em diferentes formas com os profissionais ligados à iluminação. Mais saúde e bem-estar, motivação e qualidade do sono, além da estabilidade do ritmo biológico são apenas alguns atributos que você pode agregar ao ambiente em um projeto bem planejado. Vale lembrar que para gerar todos esses benefícios é possível utilizar lâmpadas amigas do meio ambiente, que gastam menos energia e, assim, contribuem efetivamente com práticas ecologicamente responsáveis de decoração.


Nota do Editor: Ronald Leptich é Gerente de Produto da OSRAM, empresa que atua há 16 anos. É formado em Engenharia Elétrica e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Hoje, atua no segmento de Iluminação Profissional.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ARQUITETURA E ENGENHARIA"Índice das publicações sobre "ARQUITETURA E ENGENHARIA"
05/08/2022 - 06h17 Perícias de engenharia em processos judiciais
03/08/2022 - 06h16 Para deixar a casa mais aconchegante no inverno...
24/06/2022 - 06h31 Mármores e granitos
03/06/2022 - 06h16 Construir uma casa no Brasil está mais caro
31/03/2022 - 06h01 O novo minimalismo na arquitetura e decoração
26/02/2022 - 06h09 Neuroarquitetura
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.