17/08/2025  04h50
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Caraguatatuba
26/11/2009 - 10h01
Mexilhão defumado enriquece comércio caiçara
 
 
Maricultura gera alternativas de produção
 
Gianni D’Angelo 
  Mexilhões.

Uma nova forma de geração de renda foi apresentada esse ano aos maricultores de Caraguá. O projeto “Mexilhão Defumado” foi elaborado pelo Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresans) para ajudar as famílias caiçaras, que na baixa temporada tem prejuízo com a diminuição da venda do marisco in natura.

O mexilhão defumado, além de colaborar com a renda dos caiçaras, também servirá para a produção de pratos diferenciados. “O in natura tem validade de um dia, já o defumado por receber o processo de desidratação, pode durar cerca de quatro meses. A ideia é que inicialmente o produto esteja exposto apenas para degustação”, diz a nutricionista do Cresans, Aline Roberta Garcia de Souza.

A nutricionista explica que o Cresans irá capacitar os maricultores e suas famílias e apresentar as técnicas de: processamento do mexilhão; processo de defumação com o uso de equipamentos específicos; e conservação e armazenamento necessário do produto.

O projeto irá estimular e ampliar a participação do maricultor nas atividades sociais sustentáveis. “A qualificação profissional na área e o aumento do consumo, devem melhorar a qualidade de vida e a condição socioeconômica dos trabalhadores”, conclui Aline.

Como tudo começou

O cultivo dos mexilhões iniciou em 1989 como uma alternativa rentável para as famílias dos pescadores, cuja atividade entrou em declínio em função da modernização da frota pesqueira, que é capaz de localizar cardumes antes que esses alcancem a costa, e o esgotamento das espécies nativas do mar.

Hoje, 15 criadores cultivam mexilhões nas “fazendas marinhas” instaladas na praia da Cocanha, ocupando uma área de cerca de dois mil metros quadrados.

Festival valoriza cultura caiçara

O cultivo de mexilhões também se tornou atração turística em Caraguá. O Festival do Mexilhão é realizado todo mês de dezembro. Atrai além da população local, pessoas que querem conhecer ou saborear os pratos preparados. Esse ano o evento será de 11 a 13 de dezembro, na praia da Cocanha.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CARAGUATATUBA"Índice das publicações sobre "CARAGUATATUBA"
29/10/2022 - 05h56 Caraguá retoma Festival do Mexilhão após 10 anos
09/09/2022 - 06h05 MMA Brazil Internacional Tour, em Caraguatatuba
08/09/2022 - 06h18 Educação: processo seletivo em Caraguatatuba
27/06/2022 - 06h49 Arena Cross movimenta economia de Caraguá (SP)
10/06/2022 - 06h13 Caraguá recebe segunda etapa do Arena Cross 2022
30/04/2022 - 06h05 Arena Freestyle Show abre a temporada em Caraguá
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.