Muito mais do que ajudar no emagrecimento, pois contém baixas calorias, em média 1 colher de sopa tem 69, sabe-se que o grão-de-bico é um grande aliado contra a tristeza. É provável até que os nossos ancestrais soubessem desse efeito, já que a leguminosa é originária do Oriente Médio e tem sido cultivada desde aproximadamente 8000 a.C. Acredita-se que o aminoácido triptofano é a grande estrela, pois ajuda a produzir a serotonina, que dá a sensação de bem-estar, satisfação e confiança. No Egito, a dieta básica gira em torno de grãos como fava, grão-de-bico e lentilha. Jorge Sabongi, da casa de chá egípcia Khan el Khalili (www.khanelkhalili.com.br), ensina receitas práticas e saborosas com grão de bico. Homus (pasta de grão-de-bico com molho de gergelim – tahine)
Ingredientes · 4 colheres (sopa) de tahine · 600 gramas de grão-de-bico · Alho à gosto · 1 xícara (chá) de água · Suco de 1 limão · Azeite à gosto · Sal à gosto · Hortelã para decorar Modo de preparo Deixe o grão-de-bico de molho durante a noite. No dia seguinte, cozinhe-o em uma panela de pressão até ficar macio. Espere esfriar e coloque-o no liquidificador, com o alho, o tahine, o limão, a água e o sal. Bata até formar uma pasta homogênea. Coloque em uma vasilha, regue com azeite e decore com folhas de hortelã. Dicas: sirva com pão sírio. Fica muito bom acompanhando uma salada verde. Caldinho de grão-de-bico (temperado com alho, pimenta-do-reino, pimenta malagueta, salsão e azeite)
Ingredientes · 2 tomates descascados · 1/2 maço de salsão · 2 cebolas · 4 dentes de alho · Sal a gosto · 1 kg de grão-de-bico · 2 peitos de frango grandes · 1 colheres de chá de pimenta do reino · Pimenta malagueta a gosto · 4 colheres de sopa de azeite extra virgem · 3 tabletes de caldo de galinha · 1 colher de sopa de vinagre Modo de preparo Cozinhe o grão-de-bico, bata no liquidificador e coe. Cozinhe os peitos de frango com bastante água, até desmanchar. Misture com o grão-de-bico resfriado. Bata a cebola, tomate e o alho. Misturar com o caldo. Bata o salsão e coe. Junte todos os ingredientes restantes e deixe cozinhar até engrossar. Sirva em canequinhas nos dias de frio. Origem
O grão-de-bico é originário do Oriente Médio, região cuja cultura gastronômica ainda se baseia nas proteínas desta leguminosa. O seu cultivo foi desenvolvido pelas civilizações grega, romana e egípcia, mas a sua divulgação pelas regiões subtropicais deveu-se essencialmente aos navegadores portugueses e espanhóis, e a sua difusão pela Ásia pode ser creditada aos comerciantes indianos. O grão-de-bico tem sido cultivado no Oriente Médio desde aproximadamente 8000 a.C.
|