A marca GE Eletrodomésticos, em parceria com o Viver Casa & Gourmet, acaba de promover o Gourmet Experience, uma mistura de jantar com curso de culinária. Comandado pelo chef Carlos Ribeiro, do restaurante Na Cozinha, o evento contou com um menu brasileiríssimo, preparado exclusivamente para a noite. Baião de dois (serve 10 pessoas)
Ingredientes · 1 kg de feijão já cozido em água e sal · 1 kg de arroz já cozido, como você gosta · 2 cebolas picadas · 1 pimentão verde, vermelho, amarelo picados em cubos · 4 tomates picados sem pele e sementes · 4 dentes de alho picados · coentro a gosto · queijo coalho em cubos · óleo o quanto baste · 10 pedaços de filé-mignon · Sal e pimenta a gosto · 30 g de amendoim triturado Preparo Numa panela coloque 4 colheres de (sopa) de óleo, a cebola, o alho, os pimentões e os tomates, refogue por 8 minutos sem deixar amolecer, reserve. Coloque o queijo de coalho, misture o arroz, o feijão e o coentro, reserve. Em outra panela, coloque um pouco de óleo, sele o filé temperado com sal e pimenta, se preferir comer quente sirva de imediato. Em um prato colocar o baião e o filé-mignon, polvilhar com amendoim ou castanha de caju. Moqueca com caldo de tucupi e jambu (serve 10 pessoas)
Ingredientes · 4 kg de filé de pescada ou cação (dica: o peixe original no Pará é o filhote) · Pimentões cortados em tiras ou cubos vermelhos, verdes e amarelos · 4 cebolas grandes cortadas em cubos · 6 tomates cortados em cubos · Coentro a gosto · Salsinha e cebolinha a gosto · 2 litros de caldo de tucupi (*) · 300 g de jambu (vegetal nativo da Belém do Pará, que adormece a boca delicadamente) · Pimenta de cheiro a gosto · 4 dentes de alho · Suco de dois limões · Sal e pimenta a gosto · Azeite de oliva o quanto baste Dica do Chef: Se você gosta de leite de coco, pode colocar uma garrafa pequena. Preparo Tempere com sal e pimenta-do-reino o peixe. Reserve. Coloque umas gotinhas de limão somente na hora do cozimento. Numa panela de barro, se você tiver, coloque o azeite o alho, a cebola o pimentão e refogue por 8 minutos. Em outra panela com óleo frite o peixe temperado com sal e pimenta, passado pela farinha de trigo fica mais firme. Coloque dentro da panela onde foi feito o molho. Deixe levantar fervura tampe por 10 minutos e pode servir. (*) Onde comprar o Jambu e Tucupi (Amazônia - Rua Rui Barbosa,206 - Bela Vista – São Paulo – SP - (11) 3142-9264. Rabada com pirão (serve 4 pessoas)
Ingredientes · 2 kg de rabada já limpa (sem gordura) · 6 tomates picados · Cebolinha, louro, pimenta-do-reino e sal a gosto · Galhinho de coentro para decorar · 1 garrafa de vinho tinto seco · 2 cenouras picadas · 1 talo de salsão picado · 2 cebolas grandes picadas · 4 dentes de alho · 3 litros de água · 200 g de farinha de mandioca Preparo Em uma panela coloque óleo e frite bem a rabada por 15 minutos e reserve. Na mesma panela, fritar a cebola, cenoura, tomate, e salsão, voltar a rabada para a panela adicionar o vinho tinto e cobrir a rabada com os 3 litros de água bem quente e cozinhe até soltar do osso por umas 4h em fogo baixo. Depois de pronto desfiar a carne. Coar todo caldo, caso fique muito grosso coloque mais água em torno de um litro sempre bem quente. Numa panela coloque o caldo coado e aos poucos vá acrescentando a farinha de mandioca para fazer o pirão mexendo rápido para não empelotar. Para o pirão da certo, faça parte da farinha com caldo num recipiente menor onde você possa mexer bem para não empelotar e depois acrescente mais caldo até dar o seu ponto favorito de pirão. Servir em prato fundo para não esfriar rápido. Pode acompanhar arroz com a rabada desfiada em cima do pirão com coentro para decorar e perfumar o prato. Dica do Chef: Se você gosta de arroz molinho cremoso é só fazer seu arroz normal e ao invés de água coloque o mesmo caldo do pirão só que a textura do arroz deve ser bem molinho ou se preferir usar arroz italiano para ficar bem empapado, ao finalizar cada prato use sempre uma colher de manteiga gelada para dar mais sabor e aumentar o brilho e textura do arroz. Nhoque com ragu de galinha e quiabos (segue 10 pessoas)
Ingredientes · 6 peitos de frango · 4 cebolas · 200 g de extrato de tomate · 6 tomates maduros e firmes · 4 dentes de alho · 20 quiabos bem verdes e crocantes · 6 colheres de sopa de óleo · Sal, salsinha, pimenta, cebolinha e coentro a gosto · Broto de alfafa, ou qualquer brotinho delicado que você tenha em sua região · 3 colheres de sopa de vinagre · 500 ml de água bem quente Massa do nhoque Ingredientes · 2 kg de batata arterix (aquela batata que a casca é cor de rosa) · 300 g farinha de trigo · 400 g de queijo parmesão ralado na hora · sal a gosto Preparo do nhoque Misture todos os ingredientes, se for necessário coloque mais farinha até soltar das mãos. Na mesa faça rolinhos e com auxilio de uma faca corte em pequenos pedaços. Para o cozimento: Uma panela grande com bastante água quente, coque a massa na panela, eles irão afundar mas quando estiverem cozidos eles sobem naturalmente indicando que está pronto para receber o molho e comer. Preparo da galinha Em uma panela coloque um pouco de óleo e os peitos de frango por 10 minutos, refogue bem. Em seguida coloque todos os temperos delicadamente picados bem pequenos deixe refogar por 10 minutos mexendo bem. Adicione o sal e água bem quente tampe a panela deixe cozinhando em fogo baixo por 30 minutos destampe a panela verifique o sal e se esta bem cozido coloque os quiabos cortados em rodelas ou bem picadinhos bem do seu jeito e gosto cozinhe por mais 5 minutos, deixe esfriar desfie toda a galinha, e junte ao molho que se formou no cozimento da galinha que será o seu molho do ragu. Sirva esse molho por cima do nhoque bem quentinho será um sucesso.
|