17/08/2025  13h13
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Caraguatatuba
29/03/2009 - 13h38
Procon dá dicas para as compras de Páscoa
 
 
Na hora de comprar ovos de chocolate ou pescados vale a pena, além de pesquisar os preços, verificar embalagens e qualidade dos produtos
 
Gianni D´Angelo 
  Pescados.

A Páscoa está chegando e com isto cresce a procura por ovos de chocolate e pescados. O Procon e a Vigilância Sanitária de Caraguá orienta os consumidores para que prestem atenção na data de validade das embalagens e que na hora de comprar pescados verifiquem as condições de higiene do local, bem como a forma que os peixes ou frutos do mar estão armazenados e acondicionados.

A procuradora de Defesa do Consumidor, Maria José Kogake, alerta que a informação é a principal ferramenta à disposição dos consumidores para um consumo consciente e seguro. Para evitar levar para casa um produto que pode apresentar riscos à saúde, é importante a leitura do rótulo e verificar datas de fabricação e validade e ingredientes. Segundo o Procon, ovos de chocolate com recheio de frutas, por exemplo, tendem a perecer com maior facilidade.

O consumidor também deve prestar atenção caso opte por versões diet ou light de ovos de Páscoa. Segundo definição da Anvisa, são chamados de diet os alimentos indicados para as dietas com restrição de nutrientes e light é utilizado em alimentos que reduzem em sua composição 25% do valor calórico e também os seguintes nutrientes: açúcares, gordura saturada, gorduras totais, colesterol e sódio, comparados com o produto tradicional. Ainda segundo a Anvisa, chocolates diet sem açúcar apresentam mais gordura do que os convencionais e, por isso mesmo, o consumo deve ser moderado.

Atenção aos pescados

Ao escolher os pescados in natura, o consumidor deve observar as condições de higiene do local, bem como a forma que estão armazenados e acondicionados. Devem estar protegidos de contaminação por animais, insetos, aves e por elementos químicos ou microbiológicos durante a manipulação e armazenagem. O corpo e o odor devem ser característicos do produto, sem ser forte demais.

No caso de lulas e polvos, a orientação é para que o consumidor adquira os de cor mais clara, pois estes estarão mais frescos. Mexilhões, mariscos e ostras devem ter as conchas bem fechadas, do contrário não estão aptos ao consumo.

Caso o consumidor tenha dúvidas sobre os fornecedores ou comerciantes, ou verifique alguma irregularidade nos estabelecimentos onde esses alimentos sejam comercializados, poderá procurar a Vigilância Sanitária para esclarecimentos ou denúncias.

O Procon fica na rua Passos Júnior, 55, cj 04 e 05 – Centro – (12) 3897-8122.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CARAGUATATUBA"Índice das publicações sobre "CARAGUATATUBA"
29/10/2022 - 05h56 Caraguá retoma Festival do Mexilhão após 10 anos
09/09/2022 - 06h05 MMA Brazil Internacional Tour, em Caraguatatuba
08/09/2022 - 06h18 Educação: processo seletivo em Caraguatatuba
27/06/2022 - 06h49 Arena Cross movimenta economia de Caraguá (SP)
10/06/2022 - 06h13 Caraguá recebe segunda etapa do Arena Cross 2022
30/04/2022 - 06h05 Arena Freestyle Show abre a temporada em Caraguá
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.