17/08/2025  13h13
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Caraguatatuba
14/03/2009 - 11h17
Árvores são plantadas na margem do Rio Claro
 
 

Pelo menos 100 pessoas participaram no último sábado (07/03) do plantio de 800 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica no Sítio Jatobá, localizado na Estrada do Cambixo (Km 5 da Estrada do Rio Claro) – Caraguatatuba. A ação aconteceu às margens do Rio Claro, afluente do Rio Juqueriquerê e contou com a participação de crianças, voluntários do projeto Água de Beber, alunos de gestão ambiental do colégio Tableau, Grupo Ciclos Contínuos, Grupo Arte Caiçara, Associação dos Aposentados de Caraguá, integrantes da empresa de transportes Praiamar, GAAC – Grupo de Apoio Civil de Caraguatatuba, alunos da EE Avelino Ferreira e moradores da região.

A ação faz parte do eixo “Água de Conservar”, do projeto Água de Beber, de Comer, de Usar e Conservar... Ciclos Contínuos, sendo o responsável por algumas ações de Recuperação Florestal na Bacia do Rio Juqueriquerê com o objetivo de ser uma estratégia de mobilização social aliada à recuperação florestal. O proprietário do Sítio Jatobá, Silvio Saito, demonstrou satisfação com a ação que contribuirá para a recuperação da mata ciliar das margens do Rio Claro. “Todo agricultor terá que se adequar as leis ambientais, então recuperar a mata ciliar seria o básico de tudo isso”, afirma Silvio e completa ao dizer que “aproveitando melhor as áreas que sobram dá para sobreviver tranquilamente”.

A alegria das crianças e o bom humor dos participantes contagiaram todas as pessoas envolvidas na atividade. “A técnica para a realização do plantio é importante, mas o diferencial é fazer todos os passos com muito amor e carinho para que o plantio seja um sucesso”, frisou a coordenadora do Instituto Supereco (www.supereco.org.br), Andrée Vieira.

Para a gestora ambiental, Cristiane Demarchi, as atividades relacionadas ao projeto Água de Beber já fazem parte do seu cotidiano. “Sempre participo das ações do projeto e o meu objetivo é continuar contribuindo de alguma maneira para a recuperação do Rio Juqueriquerê, sejam nos plantios, mutirões de limpeza, etc” afirma.

Anteriormente ao plantio, os participantes foram capacitados em técnicas de recuperação florestal, conceituação de espécies nativas e legislação ambiental.

O projeto Água de Beber é desenvolvido no entorno do Rio Juqueriquerê pelo Instituto Supereco com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental. Rede de parceiros: Instituto General Motors, Grupo Bandeirantes de Comunicação do Vale do Paraíba (Band Vale), Car Promotion, SABESP, Veibras, Secretaria de Educação do Município de Caraguatatuba (SEDUC), Centro de Referência e Assistência Social do Porto Novo (CRAS-Sul). Apoio: Praiamar.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CARAGUATATUBA"Índice das publicações sobre "CARAGUATATUBA"
29/10/2022 - 05h56 Caraguá retoma Festival do Mexilhão após 10 anos
09/09/2022 - 06h05 MMA Brazil Internacional Tour, em Caraguatatuba
08/09/2022 - 06h18 Educação: processo seletivo em Caraguatatuba
27/06/2022 - 06h49 Arena Cross movimenta economia de Caraguá (SP)
10/06/2022 - 06h13 Caraguá recebe segunda etapa do Arena Cross 2022
30/04/2022 - 06h05 Arena Freestyle Show abre a temporada em Caraguá
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.