21/04/2025  01h00
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Arte e Cultura
14/12/2008 - 13h34
Um romance arrebatou Eli Corrêa
Luiz Carlos Ramos - Agência Brasil Que Lê
 

Eli Corrêa, um dos radialistas de maior audiência do rádio AM do Brasil nos últimos 30 anos, atribui ao fato de ser um bom leitor uma grande parcela de responsabilidade sobre sua inegável arte de manter vivo o interesse dos ouvintes por suas mensagens. Conhecido pelo bordão “Oi, gente!!!” e um estilo carismático ao microfone, Eli mantém um público pra lá de fiel que continua a acompanhá-lo, e não só ouve como também interage com ele diariamente em seus programas na Rádio Capital AM, de São Paulo.

Nascido na pequena vila de Paranagi, hoje distrito de Sertaneja, no Norte do Paraná, Eli Corrêa já passou pelas rádios Globo, Record, América, Tupi e São Paulo. Ele começou a se interessar pelos livros ainda na escola, em Igarassu do Tietê, ao lado de Barra Bonita, no Interior de São Paulo. Tudo começou com um romance: Amor de Perdição.

Sou grato até hoje à minha professora no ginásio, Anita Bergamasco, que me deu de presente aquele livro para ler quando eu era um garoto que tentava descobrir o mundo. Gostei muito da história. Depois, fiquei sabendo que o autor, o português Camilo Castelo Branco, havia escrito Amor de Perdição em apenas 15 dias, no século 19, quando não havia computador... Um gênio! Ainda estudante, li outros clássicos da literatura portuguesa e da brasileira. Mais tarde, já trabalhando em São Paulo, comprei Sol sobre Palmeiras, de Paschoal Carlos Magno, por indicação do jornalista e professor Wilson Maux. Adorei. Depois disso, nunca mais parei. Sempre encontro algum tempo para ler, quando estou em casa ou em viagem.

Nesses últimos anos, entre tantos outros livros que me entusiasmaram, li dois de Gabriel García Márquez – Cem anos de Solidão e Memórias de Minhas Putas Tristes. Maravilhosas narrativas desse autor colombiano. Dos brasileiros, sem dúvida, Machado de Assis e Jorge Amado estão entre meus preferidos. Mas adorei também Incidente em Antares, de Érico Veríssimo. Entre os europeus, gostei muito de Crime e Castigo de Fiodor Dostoievski; O Nome da Rosa, de Umberto Eco, e Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago.

Acabo de ler um livro lançado há pouco tempo no Brasil: Os Sete Chefes do Império Soviético, de Dmitri Volkogonov. É uma obra difícil, mas que nos ajuda a compreender a Revolução Russa de 1917 e suas crises, até o fim da União Soviética, em 1991. Pelas mais de 500 páginas do livro, desfilam Vladimir Lenin, Josef Stalin, Nikita Kruchev, Leonid Brejnev, Iuri Andropov, Konstantin Chernenko e Mikhail Gorbachev, cada um com seu estilo de governar o maior país do mundo e de tentar impor o comunismo em outras regiões. O autor trabalhou para os quatro últimos daqueles sete líderes.

Já viajei muito pelo Brasil, a trabalho e nas férias. E tive a chance de conhecer vários países, como Itália, Egito e Israel, lugares de tão ricas histórias. Nessas viagens, vi o quanto é importante a gente ler. E, ao apresentar programas no rádio, percebo a vantagem de ler constantemente jornais, revistas e livros de qualidade. Livros conduzem à imaginação e reforçam nossa bagagem de informação. Essa paixão pelos livros traz um benefício que não tem preço.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ARTE E CULTURA"Índice das publicações sobre "ARTE E CULTURA"
26/11/2022 - 07h05 Erasmo Carlos e as várias formas de amar
08/08/2022 - 05h46 Sesc Argumenta recebe inscrições até o dia 21
08/06/2022 - 06h11 Flip deste ano será realizada entre 23/11 e 27/11
09/04/2022 - 06h45 Dia da Biblioteca (9)
27/11/2021 - 05h17 Duo Siqueira Lima na  Cripta da Catedral da Sé
19/11/2021 - 05h41 Cripta da Catedral da Sé recebe SPSC neste sábado
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.