25/11/2024  02h13
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Arquitetura e Engenharia
20/09/2004 - 09h12
Fehab focaliza habitação de baixo custo
 
 

O déficit habitacional brasileiro, estimado em 6,6 milhões de moradias, constitui um dos principais desafios sociais do país. "A mudança desse quadro depende essencialmente de políticas públicas e de recursos financeiros para sustentá-las, mas também de tecnologias que possibilitem construções em grande escala, com qualidade, rapidez e baixo custo" salienta Vagner Barbosa, coordenador da Fehab - Feira Internacional da Indústria da Construção. Em sua 20ª edição, a feira reunirá no espaço Recorte Urbano diferentes alternativas que oferecem respostas a essas necessidades. O evento acontece de 21 a 25 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Entre elas está a CasaPrática, da empresa MVC, de Curitiba. O sistema emprega estrutura metálica amarrada e vedada com painéis de fibra de vidro reforçada com resina termoplástica. Segundo Sérgio Bastian, coordenador de negócios da MVC, a CasaPrática foi aprovada em testes de desempenho e homologada pela Caixa Econômica Federal, que financia imóveis construídos por esse sistema. A empresa oferece casas com metragens de 36 m², 42 m² e 63 m².

A partir da conclusão da base ou do radier, a CasaPrática é montada em apenas três dias. Os painéis de fechamento já saem de fábrica com tubulações elétricas e hidráulicas embutidas, de acordo com o projeto, e possuem miolo com material que conserva a temperatura interna, o que reduz a necessidade de aquecimento ou refrigeração dos ambientes, explica Bastian. O sistema admite qualquer tipo de acabamento, incluindo emboço e posterior aplicação de revestimentos cerâmicos. A MVC desenvolveu o modelo para uso em larga escala em loteamentos e, em breve, deve lançá-lo no varejo.

Outra empresa que apresentará solução de baixo custo e rápida execução é a Quick House, de Porto Alegre, que oferece casas industrializadas feitas com chapas metálicas. O sistema, que admite qualquer acabamento, foi desenvolvido para lojas e residências de classe média. Ele foi adaptado para atender à demanda por unidades habitacionais populares e é vendido em kits para montagem por mutirão. "Nosso sistema é como um lego, com peças de fácil encaixe", explica Luciano Lopes, diretor da Quick House. A empresa mostrará duas propostas no evento: uma casa térrea e duas geminadas de dois pavimentos, que segue o projeto criado para implantação num conjunto habitacional da prefeitura de Gravataí, RS.

As chapas usadas no sistema são autoportantes e apresentam isolante térmico na face interna e acabamento em pintura na externa. As paredes perimetrais são duplas e possuem vãos de 10 centímetros entre as chapas, espaço por onde correm as instalações elétricas e hidráulicas, que já saem prontas da fábrica. Os revestimentos e as divisórias internas são feitos com placas de gesso acartonado. A flexibilidade é outra característica do sistema, composto por painéis de 2,44 x 1,22 metros que podem ser montados nas medidas e configurações desejadas. O projeto básico tem 42 metros quadrados de área e também pode ser ampliado ou adaptado.

A Faculdade de Belas Artes de São Paulo também participará mostrando uma unidade habitacional que será erguida pela Construtora Seqüência. O objetivo é mostrar as vantagens do steel frame, sistema que emprega chapas de aço finíssimas galvanizadas e dobradas. O projeto a ser executado foi escolhido em um concurso entre os alunos do curso de arquitetura da Faculdade de Belas Artes de São Paulo, que selecionou a melhor proposta em habitação social. O trabalho vencedor, de autoria de Indiana Santos Marteli e Maíra Paes de Barros Carrilho, alunas do quarto ano, prevê uma unidade habitacional de dois pavimentos, divisórias internas de gesso acartonado e 40 m² de área total.

Fehab

A Fehab - Feira Internacional da Construção é principal feira técnica da construção civil brasileira. Voltada aos profissionais do setor, conta com um público diversificado composto por arquitetos, engenheiros, decoradores, empresários, fornecedores de insumos e equipamentos, projetistas e compradores, além de líderes políticos. Muito mais que mostrar produtos, o evento tem a preocupação de apresentar soluções e sistemas construtivos de forma integrada, reunindo toda a cadeia do setor.

Fehab 2004 - Feira Internacional da Indústria da Construção
21 a 25 de setembro - das 14h às 21h
Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo (SP)

Telefone para o público: (0**11) 4688-6000.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ARQUITETURA E ENGENHARIA"Índice das publicações sobre "ARQUITETURA E ENGENHARIA"
05/08/2022 - 06h17 Perícias de engenharia em processos judiciais
03/08/2022 - 06h16 Para deixar a casa mais aconchegante no inverno...
24/06/2022 - 06h31 Mármores e granitos
03/06/2022 - 06h16 Construir uma casa no Brasil está mais caro
31/03/2022 - 06h01 O novo minimalismo na arquitetura e decoração
26/02/2022 - 06h09 Neuroarquitetura
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.