Com a proximidade do inverno, que começou oficialmente no dia 21 de junho, nada melhor do que uma tradicional e deliciosa sopa para aquecer e ainda colaborar para uma alimentação saudável. Para isso não é preciso cair no lugar comum. Além dos tradicionais caldos e cremes, é sempre possível usar a criatividade e utilizar novos ingredientes. Afinal, foi assim que tudo começou. A sopa, junto com o pão, é considerada a primeira refeição completa da história da humanidade. E depois, cada povo foi acrescentando sua contribuição e o seu jeito particular de fazer uma boa sopa. A própria origem do nome restaurante está ligada a esse tipo de refeição, pois por volta do século XVII, um parisiense passou a vender caldos e sopas que em francês chamavam-se restaurants, o que quer dizer caldos restauradores. Para aproveitarmos melhor essa estação tão charmosa, o Natural da Terra, uma rede de lojas de hortifruti que atua baseada em um conceito focado na qualidade e excelência dos produtos e na oferta de serviços diferenciados, tem todos ingredientes necessários para elaboração de receitas simples de executar, maravilhosas e sofisticadas de sopas. O chef João Belezia, banqueteiro especializado em eventos corporativos e sociais, um cliente fiel do Natural da Terra há alguns anos, comprova isto na prática toda semana quando se dirige às lojas para fazer suas compras e garantir a qualidade de criações saborosas, como as duas sugestões abaixo. "Sempre faço compras no Natural da Terra porque encontro todos os produtos que preciso, estão sempre frescos e são de ótima qualidade. A peixaria em especial me atende muito bem, conheço todos os colaboradores e eles sabem do que e como gosto de comprar os frutos do mar", afirma Belezia. Thai Consommé (6 porções)
Ingredientes · 500 ml de caldo de frango caseiro · 200 ml de leite de coco · 5 fatias de gengibre (ou originalmente galangal) · 2 talos de capim santo fatiado bem fino a parte branca e folhas à parte · 8 folhas de limão rosa · 250 g de peito de frango grelhado e desfiado · Suco de um ou dois limões rosa · 1 pimenta dedo-de-moça fatiada fina ou mais se desejar · Sementes de coentro · Folhas de coentro fresco · Sal e pimenta Preparo Faça um sachet com o gengibre, 1 pimenta dedo-de-moça, sementes de coentro, folhas do capim santo e 4 folhas de limão. Aqueça o caldo de frango e coloque o sachet, mantenha em fogo médio por 30min. Retire as especiarias e acrescente o frango desfiado, a pimenta-dedo-de-moça, o capim santo fatiado e o leite de coco, mantenha aquecido. Coloque sal e pimenta. Sirva em cumbucas com o coentro picado e folhas de limão. Aveludado de mandioquinha, truta defumada e lentilhas (8 porções)
Ingredientes · 1 kg de mandioquinha descascada · 2 litros de caldo de frango caseiro · 150 g de lentilhas verdes · 2 filés de truta defumada · 1 dente de alho picado · ½ talo de alho-poró em fatias finas · Azeite extra-virgem · Sal e pimenta do reino. Preparo Em uma panela com 1,5 litro do caldo coloque para cozinhar a mandioquinha em fogo médio. Assim que amolecerem desligue e reserve. Em um liquidificador coloque a mandioquinha com o caldo e um filé da truta sem a pele. Bata até obter um creme liso e uniforme. Corrija os temperos e reserve. Em outra panela, com o restante do caldo, cozinhe as lentilhas até ficarem "al dente" e reserve. Em outra panela com azeite aquecido, doure o alho e em seguida o alho-poró. O próximo passo é acrescente a lentilha cozida e refogar por 3 minutos. Corrija os temperos e reserve. Retire a pele dos filas de truta e coloque em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite. Depois, frite em fogo baixo até ficar crocante. Reserve. Finalização Em um prato fundo coloque uma porção do creme aveludado. No centro despeje uma colher da lentilha e ao redor da lentilha coloque pequenas lascas do filé de truta. Decore com um fio de azeite e com um pedaço da pele crocante. Sirva em seguida.
|