24/04/2025  02h02
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Comportamento
11/04/2008 - 17h05
Você vende o que você fala?
Cássia Franco
 

Quantas vezes em nossas vidas estamos envolvidos com o real desejo de efetuar uma venda, realizar um negócio, expor uma idéia, angariar simpatizantes para uma causa ou simplesmente conseguir bons relacionamentos?

Grande parte do nosso tempo, nos deparamos com algum tipo de negociação. No nosso trabalho, nas amizades, nas relações afetivas, a necessidade de entendimento é constante. Nós somos vendedores de idéias no percurso da vida e quem reconhece que as pessoas são uma passagem obrigatória neste processo, torna-se mais capaz de obter excelentes resultados. Podemos ter idéias brilhantes, mas se não conseguirmos transmiti-las adequadamente, não chegaremos a lugar nenhum.

Desenvolver habilidades de comunicação e negociação é um processo possível de ser aprendido seja para conseguir relacionamentos gratificantes e duradouros, seja para alcançar produtividade e lucro. Perceber que cada um de nós é um ser único que pensa de maneira própria, diferente dos outros, que organiza as informações recebidas de forma peculiar e que nossa maneira de pensar também afeta nossa decisão em fazer uma compra ou acatar uma idéia, é uma das partes deste aprendizado.

Enquanto estamos nos relacionando com alguém, estamos obtendo e transmitindo informações verbais e não verbais, através de gestos, posturas e toda linguagem que externaliza o mapa de mundo de cada um. No decorrer de um diálogo, por exemplo, você e seu interlocutor estão enviando mensagens verbais e não verbais que sinalizam como as mesmas estão sendo recebidas.

O outro está entendendo o que você quer dizer?

Como você sabe que está apresentando a sua mensagem de modo que faça sentido a seu ouvinte?

A cada ação corresponderá uma reação, e a reação observada mostrará o significado percebido pelo ouvinte. Ou seja, se ele entendeu mal reagirá mal, e o significado de sua mensagem foi negativo, independente de suas melhores intenções.

A sua capacidade de expressão e sua habilidade em comunicar com sucesso suas idéias, depende muito da sua destreza em perceber as reações sutis do comportamento do ouvinte e ser flexível e ágil para se ajustar, dinamicamente, a forma de enviar a mensagem de acordo com os feedbacks recebidos. A comunicação é uma dança sistêmica onde cada componente do par (emissor e receptor) afeta o outro mutuamente.

Quer se comunicar com melhores resultados?

Aprenda a usar e afinar seus instrumentos.

Insanidade é querer que as coisas mudem enquanto você continua a fazer as mesmas coisas.


Nota do Editor: Cássia Franco é facilitadora da Academia do Palestrante (www.academiadopalestrante.com.br), é palestrante, psicóloga e coach.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "COMPORTAMENTO"Índice das publicações sobre "COMPORTAMENTO"
01/06/2022 - 06h26 Meu filho não tem amigos, o que fazer?
25/02/2021 - 06h16 Namoro online: atenção aos sinais de alerta
13/02/2021 - 07h17 Namorado gringo?
11/02/2021 - 06h14 Dez dicas de etiqueta nas redes sociais
03/02/2021 - 06h08 Por que insistir em um relacionamento desgastado?
28/01/2021 - 06h19 Mulheres independentes assustam os homens
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.