14/11/2025  10h21
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Brasil
27/08/2004 - 19h01
Inca lança campanha de combate ao fumo
Norma Nery - ABr
 

"Fumar é gol contra" é o slogan lançado, nesta sexta-feira, pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, que acontece no domingo (29). O público alvo são os jovens, já que 90 por cento dos fumantes adultos tornaram-se dependentes do fumo até os 19 anos de idade. O Brasil é o sexto país do mundo onde o cigarro é mais barato e 200 mil pessoas morrem por ano em decorrência de problemas causados pelo produto.

O diretor-geral do Inca, José Gomes Temporão, disse que os estudos realizados pelo Instituto no ano passado mostram que as campanhas institucionais realizadas conseguiram reduzir o número de fumantes, já que em 1989 a proporção de fumantes era de 32% da população e hoje é de 18.8%, sendo inferior às registradas no Canadá e nos Estados Unidos. Ele considerou como positiva a decisão do Ministério da Saúde em garantir atendimento no SUS aos dependentes de nicotina.

"A gente nunca pode descansar. Nós ainda não ratificamos a Convenção-Quadro que se encontra no Senado Federal. É evidente que existem pressões da indústria para que essa ratificação seja protelada. Fizemos um apelo para que se convoque imediatamente a audiência pública, o que deve acontecer em setembro, para que o Brasil possa estar entre os 40 primeiros países a ratificar essa convenção, já que o Brasil foi uma liderança na discussão, construção e consolidação dessa política antitabagista", explicou.

Durante a solenidade foram recolhidas assinaturas de apoio à ratificação da Convenção que fixa padrões internacionais para o controle do tabaco, com providências relacionadas à propaganda e patrocínio, à política de impostos e preços, rotulagem, comércio ilícito e tabagismo passivo.

O diretor-geral do Inca entregou prêmios, concedidos em parceria com os ministérios da Saúde, Educação e do Trabalho a organizações públicas e privadas que se destacaram no controle do tabagismo em 2003. Ao todo, foram premiados três estados: Mato Grosso do Sul, Tocantins e Ceará e três municípios: Ribeirão Preto(SP), Pompéia (SP) e Neópolis (SE).

Não só fumantes são vítimas dos males do tabaco

José Gomes Temporão, disse também, que não apenas os fumantes são vítimas dos males causados pelo fumo. "A indústria do tabaco compromete gravemente a saúde dos agricultores. São pequenos agricultores que normalmente utilizam seus filhos no trabalho de plantio e de colheita, o que é inadequado. Usam agrotóxicos de maneira intensiva, mas já existem experiências bem sucedidas de substituição por outro tipo de lavoura com sucesso. Isso faz parte inclusive da nossa estratégia", afirmou.

Segundo ele, na convenção-quadro que fixa padrões internacionais para o controle do tabaco, não existe nada de imposição ou de proibição, mas que o Estado assuma políticas que dêem um rumo diferenciado para o setor.

Tânia Cavalcanti, da Divisão de Controle de Tabagismo do Inca, admitiu que muitas mulheres começam a fumar para perder peso, fato comum entre modelos. Ela explicou que a nicotina altera o metabolismo e favorece menor peso. "O preço que se paga por esse menor peso não justifica. É melhor ter peso a mais do que correr risco com uma substância que vai lesando o organismo. Cigarro não é remédio para a obesidade", afirmou. Tânia Cavalcanti disse que há alternativas para o sobrepeso, como programa de exercícios adequados e melhor alimentação. 

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "BRASIL"Índice das publicações sobre "BRASIL"
29/12/2022 - 06h32 Mega da Virada: prêmio será de R$ 500 milhões
28/12/2022 - 06h40 PF anuncia normalização na emissão de passaportes
23/12/2022 - 06h00 Pix bate recorde de transações em um dia
21/12/2022 - 06h10 Expediente bancário neste final de ano
18/12/2022 - 05h43 Escola Politécnica da UFRJ comemora 230 anos
14/12/2022 - 05h14 Salário mínimo sobe para R$ 1.302 em 1º de janeiro
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.