17/08/2025  20h00
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Caraguatatuba
28/12/2007 - 10h07
Notícias da Fundacc
Fundacc
 


• O filho do Zeca, com André Luiz Mazzaropi acontece de 2 a 6 na Praça Cândido Motta

Entre os dias 2 e 6 de janeiro, acontece na Praça Dr. Cândido Motta, o show de André Luiz Mazzaropi, O Filho do Jeca, às 20h30. O evento conta com apoio da Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e da Prefeitura Municipal.

Adaptado do texto original de Amácio Mazzaropi o Show de André Luiz Mazzaropi, O Filho do Jeca, é um monologo cômico, musical e tem 01h30 de duração.

O público vai assistir ao casamento do Jeca, a ratoeira, a fila do ônibus, os costumes e as músicas que mudaram, até a sanfona da véia. Muita música e muito riso, lembranças das principais músicas dos filmes de Mazzaropi, como Tristeza do Jéca, Casinha Pequenina, O Policarpo, A Dor da Saudade, Fogo no Rancho, O Azar é Festa, O Sanfoneiro, e não pode faltar o Nhec... Nhec... da Sanfona da Véia. O Show é sempre precedido de um filme do Mazzaropi exibido em telão.

O show já percorreu inúmeros municípios do interior de São Paulo e Minas Gerais, como Aparecida do Norte-SP, Leme-SP, Santa Cruz da Conceição-SP, Descalvado-SP, Araras-SP, Fernando Prestes-SP, Santa Gertrudes-SP, Ponta Grossa-PR, Ponta Porã-Pr, Jacarei-SP, Barra do Pirai-RJ, Passa Quatro-MG, Itanhandu-MG, Paraisópolis-MG, Guaratinguetá-SP, Mairiporã-SP, Monte Alto-SP, Santa Branca-SP, Apiaí-SP, Pindamonhangaba-SP- Taubaté-SP; Lindóia-SP Divinolândia-SP; Itanhandu-MG; Passa Quatro-MG.

Um pouco da História de André Luiz

Nascido na cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, sob o nome de André Luiz de Toledo, filho de família tradicional da cidade, aos 11 anos de idade conheceu Amácio Mazzaropi, quando este filmava no Convento Santa Clara, em Taubaté-SP o filme No Paraíso das Solteironas, em 1968, ali nascia uma amizade que duraria por toda a vida, ali nascia "O Filho do Jéca".

Entre 1968 e 1974 foram muitas idas e vindas, mas em 1975, Mazzaropi adoecido encontra no amigo, alguém pra lhe cuidar, dois anos a beira de sua cama, que valeu uma vida, recuperado Mazzaropi o leva para o Cinema para interpretar justamente seu filho, o ’Filho do Jeca’, em Jecão... Um Fofoqueiro no Céu, depois Jeca e Seu Filho Preto, A Banda das Velhas Virgens e O Jéca e a Égua Milagrosa, transformou-o em seu "Clown" (apresentador de seus shows), entre 1976 a 1981 foram 901 Shows, do Primeiro Show em Ourinhos - SP - 1976 ao ultimo show em Leme-SP - 1981, e aí o Mazza se foi, 13 de Junho de 1981.

Mas na lembrança ficaram muitas marcas profundas, de saudade e gratidão, de lembranças, das filmagens, das viagens, dos shows, Ourinhos-SP, (O PRIMEIRO SHOW COM O MAZZAROPI), Londrina-PR, Governador Valadares-MG, Guaratinguetá-SP e tantos outros, do Circo do Palhaço Vitrolinha e do Jeferson, do Circo do Chu-Chu - pai do amigo Luiz Ricardo, do Circo do Bira Loco, do Gigantesco Circo Romano do Rolando Garcia, e do que mais faz falta, a conversa de baixo do pé de Eucalipto no Estúdio novo; onde é hoje o Hotel Fazenda Mazzaropi.

Da Gratidão, dos conselhos e das severas repreensões e do nome MAZZAROPI

"Mazzaropi não teve filhos naturais, mais ao longo de sua vida acabou por criar 05 (cinco) pessoas as quais tratava como filhos, eu fui um deles. Após dois anos sem o Mazzaropi, decidi me arriscar, a relembrar no palco o Mazzaropi e no dia 10 de Setembro de 1983, num bar da cidade de Leme-SP, fiz pela primeira vez, eu vestido de Jeca, chapéu de palha, camisa xadrez, calça caqui e botina, o ’Filho do Jeca" conta André Luiz Mazzaropi.

"Adaptei o texto original de Mazzaropi e passei a contá-lo, meio que sem graça, mas, o respeito que todos tinham pelo Mazzaropi fez com que compreendessem que ali não estava um novo Mazzaropi e sim seu filho, ’O Filho do Jeca’ d’aquele dia em adiante me tornei" comenta.

"A televisão foi o divisor de tudo o que fiz até hoje, levado pelo Carlos Garcia, Luiz Carlos de Olivera, Ramondine e por Eduardo Lafon para a REDE OM DE TELEVISÃO, mais conhecida por CNT - Paraná e TV. GAZETA - São Paulo, dos irmãos Martinez, José Carlos (in memória) e Flávio Martinez, apresentaram o Programa ’Rancho do Jeca’ musical sertanejo, onde tive o orgulho de apresentar cantores como João Paulo & Daniel, Milionário & José Rico, Mato Grosso & Mathias, Pena Branca e Chavantinho, Jaine, Moacir Franco, Jair Rodrigues, Rosemeire, César & Paulino e mais de 150 cantores e duplas de todo o Brasil, que me renderão até hoje a maior audiência da CNT-GAZETA, 14 pontos no IBOPE foi um ano que tenho certeza, voltará" finaliza Mazzaropi.


• Gianni Parziale abre exposição Homenagem ao Brasil no Teatro Mario Covas dia 4

Abrindo a programação cultural de Caraguatatuba, o artista Gianni Parziale, realiza a exposição Homenagem ao Brasil no Teatro Mario Covas no dia 4 de janeiro, sexta-feira. A abertura é a partir das 20h00. A visitação é das 20h00 às 22h00 e a entrada é gratuita. O apoio cultural é da Fundacc e Prefeitura Municipal.

"Gostaria que a comunidade de Caraguatatuba visse meu trabalho. Será um prazer compartilhar minha obra com todos" comenta Parziale.

Nessa mostra, Parziale vai homenagear o país que o acolheu e que é sua fonte de inspiração há mais de duas décadas - O Brasil. Com cerca de 25 obras em mosaico, pintura, cerâmica, vidro e metal, com tamanhos variando entre 40cm x 50cm e 2m x 1,90m.

Sua participação em Caraguatatuba é bem antiga; na década de 80 fez parte da Comissão Municipal de Cultura, ao lado de outros interessados em promover a arte, como Dr. Pedro Norberto dos Santos, Lúcio Braun, Di Collet, Ivan Soares da Motta, Valter Tavares da Silva e outros artistas parceiros, como Antonio Carelli e Sandra Mendes.

Foram três as exposições que realizou em Caraguatatuba, na Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e no MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba.

Artista polimatérico, por utilizar muitos materiais em suas obras, Parziale pretende com essa exposição marcar seu retorno a Caraguatatuba. Também tem recebido convites de outras cidades do Litoral Norte para levar sua exposição.

Como projeto para 2008, pretende ministrar curso de artes plásticas, com aulas de desenho, pintura e história da Arte em Caraguatatuba, criando formar um grupo de novos artistas, estimulando individualmente cada um e também fazer trabalhos em grupo, propondo obras coletivas.

Nascido na Bréscia, Itália, sua primeira mostra individual foi em 1955 em Milão e não parou mais; museus em Paris, Roma, Londres, Turin, Áustria, Alemanha, entre outros. Várias obras estão expostas em diversos museus de arte do mundo. Sua incansável pesquisa das diversas técnicas lhe permite trabalhar em escultura e pintura com liberdade máxima. Formado em Mestre de Arte no Instituto Paolo Toschi di Parma, foi professor em várias escolas de arte italianas.

Dedica-se completamente à profissão de artista plástico e nessa nova fase de seu trabalho, quer compartilhar com outros seres todo seu conhecimento adquirido e formar novos artistas no Litoral Norte.

"Para pintar uma flor não é necessário somente olhá-la, é preciso querer vê-la, penetrá-la, tornar-se flor. Em seguida, escolhendo a técnica mais consona, será possível realizar uma obra que expresse nossa emoção e chamá-la: A Cor do Perfume de Uma Flor".

Para mais informações: www.gianniparziale.com ou pelo e-mail gianniparziale2000@yahoo.it.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CARAGUATATUBA"Índice das publicações sobre "CARAGUATATUBA"
29/10/2022 - 05h56 Caraguá retoma Festival do Mexilhão após 10 anos
09/09/2022 - 06h05 MMA Brazil Internacional Tour, em Caraguatatuba
08/09/2022 - 06h18 Educação: processo seletivo em Caraguatatuba
27/06/2022 - 06h49 Arena Cross movimenta economia de Caraguá (SP)
10/06/2022 - 06h13 Caraguá recebe segunda etapa do Arena Cross 2022
30/04/2022 - 06h05 Arena Freestyle Show abre a temporada em Caraguá
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.