25/11/2024  12h39
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Bastidores de Ubatuba
17/12/2007 - 14h00
E o navio, vem ou não vem?
Luiz Moura
 

Na última sexta-feira, 14, dois dias depois de publicada n’O Guaruçá matéria intitulada “Notícias da ACIU - 12/12/07” que continha “ACIU promoveu encontro para discussão sobre a chegada de cruzeiros marítimos e fiscalização em Ubatuba”, a revista recebeu e-mail da ACIU (Associação Comercial de Ubatuba) com o seguinte assunto: “Matéria corrigida”, que “carregava” um anexo. Poucas horas depois recebeu, também da ACIU, novo e-mail agora com o assunto: “Errata”, apontando erro a ser corrigido. Como de praxe, a errata foi inserida no rodapé da matéria publicada (clique aqui para verificar a matéria e a errata).

Sábado, 15, um amigo telefonou-me perguntando se eu havia feito a comparação entre a matéria publicada na revista eletrônica O Guaruçá e a do jornal impresso “A Cidade”. Respondi que não e ele apontou as diferenças (vide abaixo, em vermelho e itálico, os parágrafos que foram acrescentados e publicados no jornal impresso). Constatei que o anexo ao e-mail “Matéria corrigida” é idêntico a matéria publicada pelo jornal “A Cidade”.

Cabe esclarecer que essa situação transpareceu, para muitos, como uma possível “desculpa antecipada”, portanto nossos colaboradores estão investigando, junto às empresas envolvidas com o Island Escape, as informações fornecidas pelo secretário municipal de Turismo.

Texto publicado no jornal A Cidade em 15/12

ACIU promoveu encontro para discussão sobre a chegada de cruzeiros marítimos e fiscalização em Ubatuba

Neste último sábado, 08, a Associação Comercial de Ubatuba- ACIU realizou um café da manhã com a Secretaria de Turismo, a Guarda Municipal e o empresariado local do setor turístico, com o objetivo de discutirem sobre os preparativos para receber o primeiro navio transatlântico e ajustar a linha receptiva e de segurança que será oferecida aos seus passageiros.

No próximo dia 10 de janeiro Ubatuba receberá pela primeira vez um cruzeiro marítimo, que trará cerca de dois mil passageiros para a cidade.

Segundo o presidente da Associação Comercial de Ubatuba- ACIU, Ahmad Khalil Barakat, a chegada dos cruzeiros em Ubatuba é uma enorme conquista da cidade, e ressaltou que todos os setores do município devem se unir para fazer com que Ubatuba os receba cada vez melhor.

O comandante da Guarda Municipal José Antonio Macário de Faria foi um dos convidados por Barakat para mostrar ao empresariado local a importância da segurança. “Nada dará certo se não nos prepararmos muito bem. Todos os órgãos de segurança devem se preparar para atender a essa nova demanda. Imagine se acontece algo grave com um turista? Não há nada mais importante que a preservação da vida”, ressaltou Macário.

A Secretaria Municipal de Turismo determinou pacotes de cinco segmentos, que serão vendidos a bordo do navio Island Escape. De acordo com o secretário de Turismo, Luiz Felipe de Azevedo, serão ofertados aos passageiros, desde aulas de surf e mergulho, até passeios de escuna e vôos de helicóptero. Azevedo acrescentou que além dos pacotes, a Prefeitura Municipal de Ubatuba irá criar um espaço no píer do Tamoios Iate Clube- o local da atracação, possibilitando o oferecimento de outros serviços particulares. ”O dia 10 de janeiro servirá com um vestibular para a cidade. Nós precisamos estar preparados e oferecer tudo de bom que Ubatuba tem. O mercado de cruzeiros marítimos está em considerável crescimento e, certamente, outros navios irão atracar aqui, se conseguirmos receber os passageiros e tripulantes do Island, com qualidade”, ressaltou o secretário avisando que diretores de outras três grandes empresas do setor, entre elas a CVC, irão acompanhar a chegada do primeiro navio, fazendo uma espécie de inspeção técnica da atracagem do Island Escape.

Para os passageiros do cruzeiro também serão disponibilizados pela Administração Municipal dois ônibus para o transporte dos turistas, o primeiro fará o trajeto até a Fundação de Arte e Cultura- Fundart, passando pelo centro de Ubatuba e o outro que levará os passageiros até o início da Praia Grande.

Mais de 90% dos passageiros do primeiro transatlântico são brasileiros, o que deverá facilitar ainda mais o receptivo. Ubatuba será a última parada continental do trajeto previsto pela empresa Sun&Sea.

O secretário acrescentou que a troca de trajetos e de datas é uma ocorrência corriqueira nos roteiros de escalas de navios de cruzeiro. “Uma condição adversa de tempo e mar pode cancelar uma escala em qualquer ponto do Brasil ou do mundo. Isto ocorre por decisão do comandante da embarcação, que sempre prima pelo bem estar de seus passageiros. Quem já viajou ou então para quem opera com os mesmos, sabe bem disto. Vale destacar que do mesmo modo como paradas podem deixar de acontecer, poderemos ter paradas extras no decorrer da estação (normalmente de dezembro a março)”.

Já os empresários do município estão com boas expectativas para esta primeira viagem, pois cada turista gasta, em média, 50 dólares durante a passagem pelas cidades, valor que multiplicado por dois mil passageiros, certamente, irá aquecer, ainda mais, a economia da cidade neste verão.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- SEBRAE, em parceria com as quatro Secretarias de Turismo e das quatro Associações Comerciais do Litoral Norte de São Paulo iniciou no dia 04 de dezembro o projeto “Desenvolvimento do Turismo: Cultura e Artesanato no Circuito Turístico no Litoral Norte de São Paulo”.

O projeto tem três anos de duração e o objetivo geral, entre outros, é determinar e ampliar o mercado turístico incrementando a competitividade e promover a sustentabilidade do sistema produtivo de turismo receptivo no circuito do Litoral Norte paulista, por meio de parcerias, qualidade no atendimento e melhoria na qualidade de vida dos moradores, com ênfase na baixa temporada.

“Para quem quiser se aprofundar no assunto, sugerimos uma visita à Ilhabela e Paraty, que já estão operando sua temporada de verão. O giro comercial aumenta de modo significativo em determinados setores, fatores motivacionais de fomento à atividade turística municipal. E a probabilidade de internacionalização é um fato, portanto, para quem quer crescer e evoluir, é hora de se preparar, pois temos boas perspectivas pela frente”, concluiu Luiz Felipe.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "BASTIDORES DE UBATUBA"Índice das publicações sobre "BASTIDORES DE UBATUBA"
24/02/2016 - 08h08 Uma pergunta para os `do trânsito´ de Ubatuba
17/01/2015 - 09h23 Para onde vai a grana das zonas de Ubatuba?
08/11/2014 - 08h04 É por baixo, é por cima...
04/11/2014 - 08h06 Uma `dúvida´ em Ubatuba
01/02/2014 - 09h09 Outro cemitério de automóveis em Ubatuba?
31/01/2014 - 08h00 Em Ubatuba, mato... ou lixo
ÚLTIMAS DA COLUNA "LUIZ MOURA"Índice da coluna "Luiz Moura"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/06/2008 - 17h11 Dudu e seu “plano”... de governo (?)
21/12/2007 - 14h01 Eduardo Cesar além de dem... é mentiroso
27/10/2007 - 21h38 UbaWeb completa 10 anos
10/08/2007 - 14h02 Não há saco que agüente
31/07/2007 - 14h03 Cansei, mas...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.