26/11/2024  11h50
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Turismo e Viagem
26/10/2007 - 17h02
Vale do Paraíba lança catálogos de turismo
Cinthia de Paula - ASN
 
Publicações detalham principais atrativos religiosos e histórico-culturais da região
 
Ilustração 
  Publicações serão distribuídas para agências de viagens, operadoras de turismo, hotéis e prefeituras de todo o Brasil.

Para fomentar o turismo no sudeste do Estado de São Paulo, na região compreendida pelo Vale do Paraíba, o Sebrae e 16 parceiros de nove municípios da região acabam de lançar os Catálogos Turísticos dos Circuitos Religoso, composto pelas cidades de Aparecida, Guaratinguetá e Cachoeira Paulista, e do Vale Histórico, que abrange os municípios de Arapeí, Areias, Bananal, Queluz, São José do Barreiro e Silveiras.

Com uma tiragem de oito mil exemplares, as publicações contêm informações detalhadas sobre os atrativos turísticos, as manifestações culturais, o artesanato, a gastronomia e os serviços de cada território e serão distribuídas para agências de viagens, operadoras de turismo, hotéis e prefeituras de todo o Brasil. Além disso, será possível consultá-las nos sites de cada roteiro. O do Vale Histórico já está à disposição pelo endereço www.circuitovalehistorico.com.br. O portal do Circuito Religioso ainda está em construção.

Participaram da cerimônia de lançamento, realizada nesta terça-feira (23), os diretores do Sebrae/SP, Ricardo Tortorella e Paulo Arruda, respectivamente superintendente e técnico, prefeitos e secretários dos nove municípios, representantes dos atrativos e autoridades religiosas, além do deputado federal Marcelo Ortiz e do secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Santos Alves da Silva.

Tortorella afirmou ser "um prazer e uma honra muito grandes lançar mais uma etapa de um importante trabalho na área de turismo. E que bom tornar efetivamente uma oportunidade em soluções. Os catálogos são justamente isso, e é fundamental fortalecer o local e juntos fazermos o melhor pela região". E acrescentou: "estamos convictos de que os catálogos são um passo muito importante no sentido de atingirmos nosso objetivo maior, que gerar mais renda e trabalho para a comunidade local".

Segundo José Bento Desie, coordenador dos projetos de turismo do Sebrae/SP, "este lançamento não é o final de um projeto. É apenas uma das etapas. Trata-se de um catálogo de negócios em turismo, cultura e artesanato. É uma ferramenta de negociação com o mercado e um dos objetivos é incentivar os empreendedores que ainda não se integraram ao projeto a fazerem parte dele". "Tudo o que os territórios têm a oferecer está nesses catálogos e com isso teremos mais turistas, mais negócios, mais empregos, mais retorno e mais felicidades para todos", concluiu, afirmando ser essa apenas a primeira edição das publicações e que a intenção é, após o aumento do projeto, reimprimi-las.

O reverendo Jorge Sampaio que, na ocasião, representou Dom Raymundo Damasceno, arcebispo da arquidiocese de Aparecida, resumiu uma das metas do projeto: "trata-se de um esforço para unir as cidades com um objetivo comum: fortalecer o turismo na região".

Marcelo Ortiz, deputado federal, falou da importância da ação para divulgação da região em todo o País. "É uma ferramenta que dará a todo o povo brasileiro a oportunidade de conhecer um pouco da história e da religiosidade das cidades. E vai propiciar que toda a região se desenvolva".

O diretor-técnico do Sebrae/SP, Paulo Arruda, descreveu a mudança de foco das atividades desenvolvidas pela Instituição. "Nos últimos anos, o Sistema Sebrae está revendo sua forma de atuação. Fazíamos ações e projetos isolados. Agora pensamos no foco qualitativo que de fato promove desenvolvimento, e a região de Guaratinguetá saiu na frente nesse processo", disse. "As ações dos projetos de turismo do Vale do Paraíba têm integração com foco nos resultados, na qualidade e no desenvolvimento dos territórios", finalizou o diretor.

Catálogos

No catálogo do Circuito Religioso, o leitor conhecerá, em 59 páginas, as principais atrações turísticas das três cidades participantes. Aparecida se destaca pelo Santuário Nacional de Nossa Senhora, que reúne, todos os anos, oito milhões de pessoas. Visitas ao Morro do Cruzeiro e ao Porto Itaguaçu, também relacionados à Padroeira do Brasil, coroam o roteiro no município. Em Guaratinguetá, a atenção está voltada a Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, o Frei Galvão, que nasceu e cresceu na cidade. Quatro atrativos a ele relacionados, além de outros quatro pontos de visitação de peregrinos, estão sendo trabalhados para receber os visitantes. Em Cachoeira Paulista, a atração é a Canção Nova, Comunidade da Renovação Carismática Católica, que recebe milhares de fiéis para atividades de oração, missas, palestras e shows.

O catálogo do Vale Histórico traz mais de 200 fotografias em 76 páginas. O grande potencial turístico da região vem de uma época áurea da economia, quando o café representava mais de 50% do que o Brasil exportava após 1850. O período de prosperidade foi aproximadamente de 1836 até 1886, quando o País produzia e exportava toneladas de grãos, utilizando a mão-de-obra de milhares de escravos. Esse período deixou na região fazendas, casarões e costumes que ainda permanecem, levando o visitante a uma volta ao rico passado do Brasil. Outro ponto alto da região é a gastronomia, que passa por influências indígena, africana, espanhola e portuguesa, com pratos para todos os gostos. Além de todo potencial histórico e cultural, as Serras da Mantiqueira e da Bocaina proporcionam um cenário natural de rios, cachoeiras e matas. Na região ainda são encontradas trilhas remanescentes abertas pelos escravos para escoamento do ouro e do café, denominado na época, o ouro negro.

Segundo o prefeito de Areias e presidente do Consócio Vale Histórico, João Bosco Rezende de Sousa, "o lançamento do catálogo representa uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento social e econômico da nossa região. Ele tem caráter institucional e comercial e vai circular nas mãos dos melhores profissionais de turismo". Para ele, o catálogo é resultado de um trabalho intenso de todos os envolvidos. "Tenho consciência da minha responsabilidade como o primeiro presidente do Consórcio e sinto-me muito honrado por estar junto aos outros prefeitos nessa luta pelo Vale Histórico".

Os empresários da região também estão confiantes e já comemoram. "Eu já percebo um aumento de 20% a 30% no fluxo de turistas que visitam Bananal", afirmou Cristiane Costa Nogueira, proprietária da agência Vale Histórico Turismo Receptivo. A empresária afirma que após o projeto a divulgação da região dentro do Estado aumentou muito e o fluxo que antes era 60% do Rio de Janeiro e 40% de São Paulo se inverteu. "O catálogo, além de ter ficado maravilhoso, vai ajudar muito a atrair mais visitantes para a região, pois conta com todas as informações relevantes do Vale Histórico", disse.

Os catálogos são uma realização do Sebrae/SP, Consórcio Vale Histórico, Arquidiocese de Aparecida, Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, Canção Nova, Associação Comercial e Empresarial de Guaratinguetá, Associação Comercial e Industrial de Aparecida, Centro Universitário Salesiano de São Paulo e as prefeituras dos nove municípios participantes.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "TURISMO E VIAGEM"Índice das publicações sobre "TURISMO E VIAGEM"
05/12/2022 - 05h56 O que pode e não se pode fazer no Oriente Médio
09/06/2022 - 06h29 Festival de Inverno de Campos do Jordão 2022
23/04/2022 - 06h20 Praia de Pipa: passeios e mirante oculto
07/04/2022 - 06h35 Cinco motivos para praticar ecoturismo no Brasil
29/12/2021 - 05h42 Campos do Jordão realiza 1º Festival de Verão
12/12/2021 - 06h03 Rio anuncia recomendações para o réveillon
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.