26/11/2024  12h45
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Gastronomia
29/09/2007 - 15h10
Com o chope não se brinca
 
 

Muitos cuidados e carinho para que o chope chegue com perfeição à mesa são fundamentais para aqueles que têm como lema "Com chope não se brinca". Essa máxima fez com que bares invistam cada vez mais em maquinários e profissionais que seguem fielmente os "mandamentos" do bom chope. Segundo Pedro Martins da Costa, um dos proprietários do Germano Chopp e Bar, a única choperia de BH que trabalha com um mix de cinco chopes (Sol, Xingu, Kaiser, Heineken, Bavária), seguir essas regras é fundamental para deixar os clientes "fanáticos por chope" satisfeitos. A choperia vende cerca de 500 litros de chope por dia.

"Eu e os meus sócios fizemos questão de contratar um chefe de chope para o Germano", afirma Pedro que diz que esse profissional é responsável por todo o processo, desde a chegada da bebida até a mesma chegar à mesa com perfeição. "Além disso, todos os nossos petiscos e pratos foram criados especialmente para serem harmonizados com um bom chope" completa Pedro.

A lavagem do copo é importantíssima, pois é muito comum permanecerem resíduos de detergente, poeira e batom. Tem que lavá-lo com muita água para retirar todo o detergente. Caso contrário, o chope pode ficar com muitas bolhas grandes ou emergindo ou grudadas na lateral do copo. As bolhas têm que ser finas e em poucas quantidades. Depois de lavado o ideal é deixá-lo secar de cabeça para baixo e antes de servir o chope deixar o copo com bastante gelo e água para não aumentar a temperatura da bebida. É bom lembrar que a espessura do copo tem que ser fina, já que quanto mais grosso o vidro mais quente o copo. Outro item importante que também merece atenção é o material da serpentina, o indicado é que seja de cobre, alumínio ou aço inoxidável, uma vez que eles transmitem a temperatura do chope para o copo com mais rapidez. "A Germano tem um equipamento de refrigeração a base de glicol, que permite que o chope saia na chopeira com temperatura inferior a 0ºC, e o bico ajuda a mantê-la", afirma João Emílio Soares, outro proprietário da Germano. Depois de servido é fundamental que o chope tenha colarinho (uma camada de espuma), pois é ele que ajuda a manter a temperatura, o gás e a cremosidade da bebida.

Os chopes permitem ainda misturas onde encontramos chopes escuros com espumas claras, o inverso ou até o chope ferrugem que mistura o chope claro e escuro. As misturas são muito bem aceitas pois moderam o gosto do cliente, podendo juntar um chope mais forte com outro mais fraco, um mais alcoólico com outro que é menos etc.

Depois de todas essas dicas é só escolher a uma choperia de qualidade e pedir ao garçom: "Um chope gelado, por favor!"

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GASTRONOMIA"Índice das publicações sobre "GASTRONOMIA"
15/12/2022 - 05h53 Natal holandês
24/04/2022 - 06h16 Dia do Churrasco (24/04)
13/11/2021 - 05h11 Super trufa de chocolate sem açúcar
31/10/2021 - 06h29 Bolo strudel de maçã com canela anti-ansiedade
28/03/2021 - 06h29 Costelinha suína: a queridinha dos churrasqueiros
04/03/2021 - 06h06 Tábua de frios
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.