29/11/2024  02h47
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Cidades
22/09/2007 - 09h14
Casa ecológica: bambu e reciclagem reduzem custos
Regina Mamede - ASN
 
Casa ecológica tem custo 40% mais baixo que a convencional. O bambu é a matéria-prima do projeto desenvolvido pelo Sebrae em Três Rios, interior fluminense
 
Divulgação 
  Placas pré-moldadas de microconcreto composto por materiais alternativos como bambu e raspas de pneu.

Uma casa arejada, confortável, rápida de fazer, custo baixo e ecologicamente correta. O bambu é o ponto de equilíbrio dessa fórmula. Esta matéria-prima está sendo explorada na cidade de Três Rios, centro-sul fluminense, onde cinco protótipos já estão prontos e são utilizados como residência, centro comunitário e oficina de artesanato.

O gerente regional do Sebrae em Três Rios, Jorge Luís Gomes de Pinho, conta que conheceu este sistema pré-moldado em Maceió, por meio da parceria do Sebrae em Alagoas com a organização não-governamental Instituto do Bambu.

"O projeto foi desenvolvido pelo engenheiro Edson Sartori e pelos arquitetos Rubens Cardoso e Alejandro Pereira. Achei que a idéia serviria perfeitamente aqui, porque a região tem uma enorme reserva natural e a variedade local do bambu permite o aproveitamento de todas as varas, 70% para a estrutura do pré-moldado e o restante moído, para misturar a matriz cimentícia".

O chamado kit-casa consiste em placas pré-moldadas de microconcreto composto por materiais alternativos como bambu e raspas de pneu. O uso deste tipo de borracha, altamente poluente quando descartado, é outra grande solução ecológica. Para uma casa de 50 m² podem ser utilizadas até duas toneladas do produto reciclado. Para desenvolver o projeto, o Sebrae tem parceria com a prefeitura local e a Associação Recicla Três Rios.

O laboratório da Universidade Federal de Juiz de Fora já comprovou a tração, flexibilidade, compressão e elasticidade das placas, o que garante a resistência do sistema. Estão em andamento os testes de durabilidade, resistência ao fogo e conforto térmico e acústico.

Para consolidar a tecnologia, o Sebrae em Três Rios trabalha com metas que devem ser cumpridas até o fim deste ano: novos testes na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), elaboração de um plano de negócios para os interessados em montar uma fábrica e consolidação de parcerias com o mercado.

"A idéia é sensibilizar engenheiros e construtores a usar este tipo de produto. Já fechamos com duas empresas que acreditam na viabilidade do projeto, e pretendemos trabalhar para incluir a casa de bambu no sistema financeiro de habitação. O custo é o maior atrativo, a economia chega a 40%, e a tecnologia é muito simples. A questão ambiental também é muito importante porque o bambu é renovável e seqüestra muito mais carbono que uma floresta de eucalipto", reforça o gerente do Sebrae.


Nota do Editor: O telefone do Sebrae em Três Rios é o (24) 2252-1671.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CIDADES"Índice das publicações sobre "CIDADES"
29/09/2022 - 05h41 Pró-Sangue de São Paulo pede doação de sangue
01/09/2022 - 06h23 12º Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit
15/08/2022 - 06h21 Festa da Achiropita volta a ser realizada em SP
12/06/2022 - 06h36 Acontece em Atibaia festa dedicada as Drag Queens
22/05/2022 - 06h34 Chamber Soloists na Cripta da Catedral da Sé
18/04/2022 - 06h12 1ª Edição da Bienal do Lixo, em São Paulo (SP)
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.