17/08/2025  20h07
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Caraguatatuba
02/08/2007 - 20h27
Notícias da Prefeitura de Caraguatatuba
Ricardo Hiar
 


• Público poderá experimentar pratos do Caraguá A Gosto a partir de amanhã

Pratos e petiscos que participam da 2ª edição do Caraguá A Gosto estarão disponíveis a partir de amanhã (3), em 20 estabelecimentos da cidade. O concurso segue até o dia 26 de agosto.

Lançada oficialmente na última semana, a 2ª edição do Caraguá A Gosto, maior festival gastronômico do Litoral Norte, estará a todo vapor a partir de amanhã, dia 3 de agosto, data em que o público já poderá experimentar os pratos e petiscos participantes de 2007.

A expectativa é que o evento movimente a cidade durante todo o mês de agosto, por meio dos 20 estabelecimentos credenciados e as inúmeras opções gastronômicas oferecidas. A idéia é atrair durante a baixa temporada, turistas de todas as regiões para saborear o melhor da culinária caiçara.

O concurso é realizado pela Prefeitura, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Bohemia e Village Parahybuna Empreendimentos (Costa Nova Massaguaçu).

Bares, pizzarias, restaurantes e quiosques, integram o Caraguá A Gosto, com pratos principais e petiscos que foram elaborados especialmente para o evento e oferecem opções para todos os gostos.

O secretário de Turismo Ricardo Ribeiro fez uma avaliação positiva do festival do ano passado e acredita no sucesso da edição de 2007, que conta com um número maior de estabelecimentos participantes. Já o presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba), Paulo Bijos, define o “Caraguá A Gosto” como um projeto que deu certo e pode contar com a participação do comércio e da sociedade em geral.

O prefeito José Pereira de Aguilar afirma que a iniciativa foi um meio que a administração encontrou para auxiliar os comerciantes da área gastronômica de Caraguatatuba, devido a sazonalidade da cidade. “O Caraguá A Gosto é uma maneira de colaborar com o comércio local durante a baixa temporada”, destacou.

Para saber onde saborear os pratos e petiscos, que estarão disponíveis até o dia 26 de agosto, o público pode consultar ao cardápio do concurso de 2007, por meio de uma revista exclusiva do evento, distribuída nos principais pontos da cidade. Ele também pode ser visto na página principal do site da Prefeitura de Caraguatatuba, www.caraguatatuba.sp.gov.br.

Durante o concurso, os clientes poderão votar em seis categorias: apresentação do prato, apresentação do petisco, sabor do prato, sabor do petisco, melhor serviço e melhor ambiente. Os mais votados ganharão troféus, além de outros prêmios.

O consumidor que participar também concorrerá a prêmios. Será sorteado 1 notebook para os clientes que consumirem pratos, 1 computador entre clientes que consumirem petiscos e 20 jantares nos estabelecimentos participantes. O sorteio acontecerá no dia do encerramento do “Caraguá A Gosto”, no dia 5 de setembro, no Teatro Mario Covas. Na ocasião será conhecido o melhor prato do ano.

Os pratos do “Caraguá A Gosto” são encontrados nos seguintes estabelecimentos: Pizza 1, Restaurante Ostra e Ouriço, Restaurante Mamalu, Pizzaria Neno, Zanfredo, Cachaçaria Água Doce, Al Badah Beach, Parodi Pizza Bar, Bar do Julinho, Quiosque Canto Bravo, Armazém, Bar do Hélio, Bar do Japonês, Caiçara’s Restaurante, Dago Pizzaria, Restaurante Golfinho Azul (Martim de Sá), Quiosque Guaruçá, Restaurante Golfinho (Cocanha), Ilhote Cantina e Pizzaria e Toca da Garoupa.


• Caraguá firmará parceria para desenvolver projeto “Criança Segura”

Para desenvolver nos Centros de Educação Infantil de Caraguatatuba o projeto “Criança Segura”, três unidades serão pilotos. A proposta é trazer mais segurança para todas as crianças atendidas nessas unidades.

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Educação e o Instituto Mamulengo Social, deverá trazer para o município o projeto “Criança Segura”, que é desenvolvido por uma Ong (Organização Não Governamental) que conta com o patrocínio da Johnson & Johnson, Instituto General Motors e Janssen-Cilag Farmacêutica.

Para iniciar a parceria, um programa piloto será realizado em três CEIs (Centros de Educação Infantil de Caraguatatuba): Profª Aparecida Maria Pires de Meneses, no Olaria; Profª Célia Rocha Lobo, no Perequê Mirim; e Profª Santina Nardi Marques, no bairro Estrela Dalva. Com essa distribuição, o projeto atenderia unidades na região central, sul e norte do município.

Conforme explicou a coordenadora técnica do Instituto Mamulengo Social, Irlândia Ramos, alguns encontros são realizados para definir a vinda do projeto para a cidade, que beneficiará as crianças atendidas pelos CEIs. Os diretores e coordenadores pedagógicos das unidades, que receberão inicialmente a proposta, já participaram de algumas reuniões, que tratam sobre o que de fato é desenvolvido por esta iniciativa.

“O instituto está sempre buscando novas ações em parceria com a Prefeitura para elevar a qualidade dos serviços prestados para a educação infantil. Esse programa é algo que pode trazer melhorias à região, começando por essas unidades esse ano, que poderá ser estendido para toda a Rede Municipal em 2008”, destacou.

Irlândia ainda comenta que felizmente Caraguatatuba não tem problemas nos Centros de Educação Infantil relacionados a acidentes, porque existem inúmeras ações para evitá-los, desde a estruturação adequada dos espaços físicos. Porém, com esse projeto será possível interferir e assim, evitar acidentes, também na casa das crianças. Feiras, encontros e palestras que mostrem essa realidade serão desenvolvidos pelo programa, para que os pais entendam essa realidade e possam evitar os acidentes domésticos.

O programa

A CRIANÇA SEGURA é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como missão promover a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos. Ela atua no Brasil desde 2001, em São Paulo, São José dos Campos, Jacareí, Recife e Curitiba.

Todos os anos, milhares de crianças são vítimas de acidentes em decorrência da falta de informação e de cuidados no dia-a-dia. Acidentes de trânsito, afogamentos, sufocações, quedas, queimaduras, intoxicações, entre outros, podem ser evitados com prevenção e informação. O papel da CRIANÇA SEGURA é ajudar a sociedade a mudar essa realidade.

Algumas linhas são trabalhadas de forma que essa meta seja atingida, que é a mobilização para a prevenção, a comunicação e as políticas públicas. Dentre essas ações, ocorrem o desenvolvimento de programas educativos, a capacitação de colaboradores, ações de mobilização, sistematização de informações relacionadas à prevenção e realização de alertas públicos. O programa também prevê o monitoramento e articulação na formação de políticas públicas que tenham como foco a prevenção de acidentes e a saúde da criança.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CARAGUATATUBA"Índice das publicações sobre "CARAGUATATUBA"
29/10/2022 - 05h56 Caraguá retoma Festival do Mexilhão após 10 anos
09/09/2022 - 06h05 MMA Brazil Internacional Tour, em Caraguatatuba
08/09/2022 - 06h18 Educação: processo seletivo em Caraguatatuba
27/06/2022 - 06h49 Arena Cross movimenta economia de Caraguá (SP)
10/06/2022 - 06h13 Caraguá recebe segunda etapa do Arena Cross 2022
30/04/2022 - 06h05 Arena Freestyle Show abre a temporada em Caraguá
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.