24/04/2025  10h51
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Comportamento
02/08/2007 - 10h00
Comportamento para conquistar a carreira
Cláudia Brzostek
 

Conseguir um emprego atualmente não é uma tarefa fácil. Por isso, uma vez conquistado este sonho, cabe a você cuidar com muito carinho da sua carreira.

Muito se fala sobre as vantagens e desvantagens de permanecer por um longo período em uma mesma empresa. Desde que haja crescimento profissional e desenvolvimento contínuo, não há problema algum. Sem dúvida nenhuma, conhecer novos segmentos, bem como cultura e práticas diferentes, também são aspectos muito positivos. O que é necessário, e acredito que seja uma visão unânime, é cumprir um ciclo. Sair de uma posição específica ou empresa específica antes de ter cumprido um ciclo inteiro não é produtivo e nem enriquecedor. Pular de galho em galho também não é bem visto pelo mercado, por gerar a sensação de não adaptação e/ou instabilidade.

Seguem abaixo alguns comportamentos importantes a serem adotados em qualquer momento da carreira. Esta imagem positiva que o indivíduo pode construir, aliada a um forte desempenho, ajudará muito no desenvolvimento profissional.

Cuidados principais

· Tenha muito cuidado com comportamentos que possam gerar rótulos. São estigmas muitas vezes eternos e que nem sempre são reais, mas têm um poder enorme de abalar a sua imagem na empresa. Não esqueça de que você está sendo avaliado o tempo todo. Adjetivos fortes, como "arrogante", "preguiçoso", "lento" e "ausente", entre outros, colam com uma facilidade enorme.

· Em uma nova empresa, uma nova área, uma nova posição, freqüentemente encontramos situações desconhecidas que nos geram alguma insegurança. Evite o simples e puro "não" como resposta. Opte sempre pelo "não sei, mas vou descobrir rápido". E descubra!

· Todo cuidado é pouco na comunicação escrita. Erros de ortografia geram impressão muito negativa, normalmente em quem mais influencia a sua carreira na empresa. Leia, releia e releia novamente antes de enviar um e-mail, correspondência etc.

Relacione-se

Acredite: muitas vezes, as relações interpessoais dentro de uma empresa contam mais do que o desempenho pessoal. É claro que todas as empresas buscam profissionais que aliem bom relacionamento com desempenho. Porém é certo que um funcionário que se desempenhe bem, mas se relacione mal, tem menos chance de ter sucesso do que um que tenha um ótimo relacionamento interpessoal e um desempenho razoável.

· Participe de happy hours (isso também é trabalho!), almoce com pessoas diferentes e, se possível, de áreas diferentes. Conheça e se faça conhecido.

· Esteja aberto para ajudar os outros. Colabore. Esse tipo de comportamento gera ótimas relações, além de confiança e coleguismo. Isso o ajudará a expandir seus conhecimentos, além de ganhar novos amigos.

· Faça-se querido! Isso não significa puxar o saco das pessoas, nem ser "bonzinho". O importante é ser uma pessoa agradável, com quem as pessoas saibam que podem contar. Seja amável, prestativo e eficiente. Manter uma visão crítica sobre as coisas é fundamental. O debate e a troca são fundamentais, ao passo que o combate é plenamente evitável.

Participe

Agora você faz parte de um mundo de pessoas, todas batalhando por suas carreiras e desenvolvimento. Você precisa se destacar. Mostre-se, sugira, dê idéias (com embasamento, claro) e esteja preparado para ouvir "não". Lembre-se de que, por trás de uma organização, há procedimentos, regras, prioridades, pessoas e, portanto, não encare uma negativa como uma rejeição pessoal. Se essa idéia não emplacou, outra com certeza emplacará. O importante é estar a par das situações e projetos, para poder contribuir sempre que possível com idéias, sugestões ou críticas.

Formação acadêmica

O mercado valoriza quem se atualiza academicamente: uma pós, um MBA, um curso de especialização. O importante é não parar por mais de dois anos. Um curso desses com certeza tem muito a agregar: além do conteúdo programático em si, o networking é um dos maiores ganhos para a sua carreira. Os idiomas inglês e espanhol têm sido cada vez mais solicitados pelas empresas, para as mais diversas funções, níveis e áreas. Se você não tem, é hora de correr atrás.


Nota do Editor: Cláudia Brzostek é diretora da Trio Assessoria em Recursos Humanos.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "COMPORTAMENTO"Índice das publicações sobre "COMPORTAMENTO"
01/06/2022 - 06h26 Meu filho não tem amigos, o que fazer?
25/02/2021 - 06h16 Namoro online: atenção aos sinais de alerta
13/02/2021 - 07h17 Namorado gringo?
11/02/2021 - 06h14 Dez dicas de etiqueta nas redes sociais
03/02/2021 - 06h08 Por que insistir em um relacionamento desgastado?
28/01/2021 - 06h19 Mulheres independentes assustam os homens
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.