24/11/2024  13h06
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
COLUNISTA
Carlos Rizzo
29/03/2004 - 10h22
Nuevo guide touristic to Ubatuba
 
 

Ubatuba é uma estância hidromineral. Hidro todos concordam, chove 250 dias por ano e temos 88% de média anual da umidade relativa no ar; quanto ao mineral ainda está uma disputa acirrada, não sabemos se o vencedor será Ladainha ou Teófilo Otoni.

Além das 65 praias... ou seriam 75? Ou ainda 83? Bom, acho melhor esquecer os números.

Além das praias, Ubatuba possui diversas atrações turísticas e várias oportunidades para a prática de esportes que valem a pena serem visitadas ou conferidas:
 

O Globo terrestre da Praça Capricórnio:

Extremamente didático e recreativo para crianças até cinco anos, elas aprendem rapidinho que não é para ficar subindo no globo. Para os adultos serve como curiosidade e meditação, parar na frente dele e se perguntar, se o globo foi colocado em pé por preguiça, pressa ou ignorância. É uma questão de difícil solução.


Portal da Maranduba:

Oportuna e justa homenagem à imensa colônia portuguesa que muito colaborou para o crescimento e desenvolvimento da cidade. O projeto executado é a estilização perfeita do bigode do dono de uma padaria que funcionou durante muitos anos no pico do Corcovado.


Estátua ao Caiçara:

O projeto inicial previa duas estátuas. Por causa dos escassos recursos, o prefeito contratou um artista de fora que resolveu a questão e fez uma estátua com dupla função: homenageando o caiçara pescador, representado pelo homem, e o caiçara artesão, representado pela imensa colher de pau que ele tem às mãos.
 

Cobertura da feira R. I. P. I. (Raridades Industrializadas e Produtos Importados):

Desenvolvida com tecnologia de última geração demonstrou extrema resistência às intempéries. Projetada para durar apenas um mês, mantém-se intacta até hoje. A beleza singela da cobertura deve-se a sua função principal, que é captar e jogar a água da chuva para o centro do espaço de exposições, numa comemoração emocionante ao Ano Internacional da Água.


Esportes Radicais praticados em Ubatuba:

Street out - As calçadas de Ubatuba escondem armadilhas e obstáculos de impressionante dificuldade de transposição. Exigem do atleta preparo físico e bom discernimento na escolha do melhor caminho. Querer ganhar tempo utilizando a rua é pior, pois os moradores andam por ali, os bicicleteiros andam nas duas mãos e para piorar, de vez em quando, algum carro se atreve a passar.

Iron bikers - Esporte local - O desafio é você se comportar igual a um ciclista civilizado pelas ciclovias e vias de Ubatuba e sair ileso, sem levar nenhum esbarrão, xingamento, abalroamento ou ser atropelado por um bando de bicicleteiros.

Pedestrian rally - Gênero local de caminhada que inclui salto de obstáculos, transposição de buracos, desvio de entulhos, reconhecimento de dejetos animais à distância e de vez em quando, desviar repentinamente de algum bicicleteiro atrasado e mau educado que invade a pista de caminhada. Opção de acompanhamento por um "personal trem" que pode ser selecionado entre dezenas de bebuns que habitam toda a extensão da pista de caminhada.

Super 15th walker - Somente nas temporadas de verão - Desafio à sua inteligência e à sua paciência: o objetivo é você encontrar um telefone público funcionando. Se tiver paciência sai pela cidade procurando, se tiver inteligência desiste no primeiro.

Flying cucumbers - Esporte somente para credenciados e cadastrados pelo povo de Ubatuba, e depois durante quatro anos, todo mundo pode assistir. Lembra muito o inocente jogo da queimada. Fica um time na Câmara de vereadores e outro na Prefeitura o objetivo é queimar os adversários usando o legume adequado para cada situação, tem batata quente, nabo, ou o poderoso pepino voador que dá o nome ao jogo.


Nota do Editor: Carlos Augusto Rizzo mora em Ubatuba desde 1980, sendo marceneiro e escritor. Como escritor, publicou "Vocabulário Tupi-guarani", "O Falar Caiçara" em parceria com João Barreto e "Checklist to Birdwatching". Montou uma pequena editora que vem publicando suas obras e as de outros autores.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
ÚLTIMAS DA COLUNA "CARLOS RIZZO"Índice da coluna "Carlos Rizzo"
12/01/2009 - 11h01 Curso de observação de aves a distância
10/01/2009 - 08h14 Ainda 2008
29/12/2008 - 14h17 Aves de Ubatuba em destaque
27/12/2008 - 09h27 Lançamento de mini-guia das aves
25/12/2008 - 09h00 Do gugu-dada a Pavarotti
23/12/2008 - 14h37 Cadê a vaca?
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.