24/11/2024  18h49
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Arquitetura e Engenharia
29/06/2007 - 11h15
Iluminação inteligente
 
 

Um projeto arquitetônico tem como elemento determinante a iluminação, ela pode valorizar um projeto ou desvalorizar todo o processo anterior. Iluminar é como vestir o ambiente. Um bom projeto de iluminação completa o espaço arquitetônico, valorizando suas qualidades.

A arquiteta Giuliana Soncin, sócia de Mônica Belich Katz na MG Arquitetura e Interiores (contato@mgarquitetura.com.br), têm mais de 10 anos de atuação no mercado e é especialista em iluminação e CAD. Giuliana criou a iluminação de quatro ambientes diversos, de forma a valorizar o ambiente.

Estar íntimo e churrasqueira

Para o estar íntimo e churrasqueira, um ambiente onde o forro acompanha a inclinação do telhado, a dica da arquiteta para uma iluminação gostosa e difusa é usar arandelas. Estas projetam a iluminação para cima, fixadas nas paredes um pouco antes de começar a inclinação do forro. Isto porque a luz projetada usa a parede como fundo rebatedor, ajudando a espalhar a luz no ambiente criando um efeito “quente” ao alcançar o forro, realçando as cores naturais do revestimento. Caso o espaço exija espaços de luz, devem ser usados pontos de luz através da estrutura do telhado aparente.

Quarto do casal

Se a intenção é ter um ambiente aconchegante, o ideal é não ter um ponto central de luz e sim distribuí-lo no entorno, valorizando espaços, objetos e quadros. Giuliana indica a utilização de “dimmers”, controlando a intensidade da luz no ambiente. Desta forma, um ponto em cima de uma chaise, por exemplo, pode ter uma luz mais intensa para leitura ou uma luz baixa para relaxamento.

Hall de entrada

Quando o espaço permite a colocação de uma escultura de porte, a mesma deve se destacar. Para Giuliana, a melhor maneira de fazer isto é jogando uma luz dobre ela, desta forma suas sombras e detalhes ficam em evidência. Grandes contrastes de revestimentos também ficam interessantes em um hall bem iluminado.

Cozinha

A arquiteta define a cozinha como “o laboratório da casa”. Assim sendo, para facilitar os trabalhos desenvolvidos diariamente neste cômodo, deve-se iluminá-lo bem. A melhor opção para iluminação da cozinha é a mistura de luz fria fluorescente com luz quente incandescente, as duas juntas assemelham-se a luz natural do dia.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ARQUITETURA E ENGENHARIA"Índice das publicações sobre "ARQUITETURA E ENGENHARIA"
05/08/2022 - 06h17 Perícias de engenharia em processos judiciais
03/08/2022 - 06h16 Para deixar a casa mais aconchegante no inverno...
24/06/2022 - 06h31 Mármores e granitos
03/06/2022 - 06h16 Construir uma casa no Brasil está mais caro
31/03/2022 - 06h01 O novo minimalismo na arquitetura e decoração
26/02/2022 - 06h09 Neuroarquitetura
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.