26/11/2024  13h40
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Turismo e Viagem
30/01/2007 - 17h25
Promoção e publicidade hoteleira
Otavio Demasi
 

Como indústria de serviços, a hotelaria sofre com as mutações dos seres humanos, alteração de gosto, dos requisitos técnicos, de concepções e até de estruturas básicas. A partir do fim da II Guerra Mundial, o fenômeno turístico modificou-se e evoluiu em quantidade e qualidade, com novas massas de turistas economicamente menos dotados, que obrigaram à construção de alojamentos mais funcionais e menos luxuosos, mas com todos os requisitos e recursos técnicos atuais. A hotelaria deve estar atenta, em constante atualização, criando bem-estar, repouso e serviços.

O hotel já não pode ser só quarto e piscina. É indispensável uma série de distrações, esportes, salas para eventos, comunicações, lojas, restaurante, boate, dando assim, maior amplitude aos grupos de exploração complementar. A promoção hoteleira comporta quatro grandes técnicas absolutamente definidas, mas que se integram, para o êxito da empresa: marketing, vendas, publicidade e relações públicas.

Marketing – para um hotel ser rentável, não basta terreno barato e localização. Não se deve, construir o hotel e depois tentar vender as suas camas, mas adotar uma política pré-determinada, estimulando, antes mesmo da construção a nossa oferta e adaptá-la às características da procura. Seis fases são necessárias: determinar objetivos; interpretação das forças de mercado; ligações do mercado; conjugação das necessidades para fazer um trabalho próprio; mobilização e direção das fontes requeridas e avaliação dos resultados, isso tudo define a política a seguir e estudos a fazer e também a execução do planejado anteriormente. Devemos saber o que o cliente deseja e proporcionar isso com lucro; mostrar-lhe que sempre vamos fazer o que deseja, fazendo com que continue sempre obtendo essa satisfação. Precisamos concentrar-nos de início em poucos mercados, mas olhar os mercados menores que sejam competitivos; planejar e investir nos mercados que mais interessam; manter-se dentro de sua capacidade de oferta; descobrir necessidade insatisfeita e preenchê-las; saber afastar-se de mercados com restrições e conhecer profundamente a estrutura e os serviços que a concorrência oferece, além de trabalharmos com estatística e interagir com os operadores que vendem nossa empresa.

Vendas - é a conclusão do marketing e necessita da publicidade e relações públicas. A tabela de preços é o instrumento base da função vendas. Preços de estação, fins-de-semana, grupos, charters e ocasiões especiais, devem constituir a política de preços, sempre com rentabilidade. Alta ocupação com preço baixo é um perigo, enquanto não conheçamos o ponto de equilíbrio de nosso negócio, embora devemos ter em mente que na hotelaria inexiste a estocagem da cama. As viagens de promoção a novos mercados, feiras, congresso, fortificam a posição do hoteleiro e abrem novas perspectivas. Cada comprador, agente de viagem, transportador, empresa ou cliente individual é um caso exclusivo.

Publicidade - a venda dos serviços é quase abstrata e com uma duração limitada, precisando ser verdadeira e honesta. O conhecimento exato do estabelecimento que se quer promover é regra essencial, sendo necessário insistir sempre para obter a venda. Somente a publicidade permite criar novos mercados na medida em que estabelece um contato assíduo entre os produtos e a pluralidade de consumidores ou intermediários. Desempenha ainda um papel estabilizador nos casos em que o círculo de produção não é paralelo com o círculo de consumo – flutuações sazonais no turismo. Difícil para um hotel empreender sozinho a promoção eficaz da região, cidade ou zona turística. O melhor é conjugar esforços entre as unidades hoteleiras da área, que têm objetivo em comum, conjuntamente com outras parcerias. A publicidade individual, deve ser bem cuidada, atingindo o hóspede de maneira que o cative. Importantíssimo ter todas as informações que possam interessar nossa clientela, bem como uma sinalização interna eficiente. A apresentação dos ambientes também deve ser levada em consideração, como o tratamento dispensado pelos funcionários. A publicidade em jornais, revistas, televisão, rádio, Internet ou outro canal de comunicação deve levar em consideração o grupo sócio econômico, etário, profissional, com argumentos criteriosamente escolhidos. A publicidade individual é a mais recomendada e sofisticada, mas de custo oneroso e absorvendo maior mão-de-obra e tempo. O folheto do hotel deve atingir as agências de viagens. Cada empresa deve levar em conta a sua realidade e peculiaridade, direcionando sua publicidade com criatividade e custos compatíveis.

Relações Públicas - objetiva desenvolver e manter, através de esforço deliberado e contínuo, um clima psicológico de boa vontade e de confiança mútua entre uma organização e o público. As relações públicas devem existir entre o hotel e os clientes, os compradores, os empregados, os fornecedores, as entidades públicas e os concorrentes. Devem ajudar a administração do hotel e agir de acordo com o interesse do cliente, além de dar realce à participação econômica da empresa na economia local, regional, estadual e nacional.

O acolhimento à chegada, a constância de um bom serviço, a resolução de problemas apresentados, a satisfação dos pedidos, até à saída, é este o círculo das relações públicas em relação ao cliente da indústria hoteleira. As relações públicas vêm antes, mantêm-se durante e continuam depois.


Nota do Editor: Otavio Demasi (odtur@ig.com.br) é Jornalista e Consultor em Turismo.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "TURISMO E VIAGEM"Índice das publicações sobre "TURISMO E VIAGEM"
05/12/2022 - 05h56 O que pode e não se pode fazer no Oriente Médio
09/06/2022 - 06h29 Festival de Inverno de Campos do Jordão 2022
23/04/2022 - 06h20 Praia de Pipa: passeios e mirante oculto
07/04/2022 - 06h35 Cinco motivos para praticar ecoturismo no Brasil
29/12/2021 - 05h42 Campos do Jordão realiza 1º Festival de Verão
12/12/2021 - 06h03 Rio anuncia recomendações para o réveillon
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.