24/04/2025  15h44
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Comportamento
21/12/2006 - 14h40
Pais atarefados, filhos estressados
Diego Fernandes - Pauta Social
 
Crianças estressadas podem ser fruto de pais estressados e ansiosos

O entendimento entre pais e filhos está cada vez mais difícil de ser alcançado. Muitos pais chegam a cogitar a contratação de uma superbabá para, quem sabe, ela dar conta de uma função em que eles mesmos não estão se saindo muito bem.

Questões como hiperatividade, xixi na cama, medo do escuro, agressividade, desobediência, falta de apetite, dor de barriga, tique nervoso, dor de cabeça, birra e manha, fazem com que percam o sono tentando encontrar soluções que, no fundo, podem estar diante deles sem serem percebidas.

O tripé amor-atenção-carinho é indispensável e, aparentemente, os pais sabem disso. O problema é justamente manter isso em mente ao chegar em casa depois de um dia estressante no trabalho. Geralmente, o que se nota são pais que não diminuem o ritmo intenso ao chegar em casa. Conclusão: agem apressadamente, também, no contato com os filhos e no que se refere à sua educação. Crianças estressadas podem ser fruto de pais estressados, ansiosos ou preocupados.

Há aqueles que, na tentativa de compensar a falta de dedicação, matriculam suas crianças em tudo quanto é curso. Sem tempo para nada, algumas crianças apresentam agendas tão lotadas quanto a de seus pais. Não passeiam, não brincam, são educados para seguir à risca um treinamento para ter seu "futuro garantido".

Cabe aos pais e educadores ensinar as crianças a lidar com o estresse, sem superprotegê-las. Filhos que não encontram dificuldades na vida, certamente não atingirão a maturidade e terão complicações para lidar com situações difíceis na fase adulta. Nem muito, nem tão pouco. Freios demais fundem o motor. Freios de menos provocam acidentes.


Nota do Editor: Diego Fernandes é autor do livro "Fala sério! É proibido ser diferente?", editado pela Canção Nova (www.cancaonova.com).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "COMPORTAMENTO"Índice das publicações sobre "COMPORTAMENTO"
01/06/2022 - 06h26 Meu filho não tem amigos, o que fazer?
25/02/2021 - 06h16 Namoro online: atenção aos sinais de alerta
13/02/2021 - 07h17 Namorado gringo?
11/02/2021 - 06h14 Dez dicas de etiqueta nas redes sociais
03/02/2021 - 06h08 Por que insistir em um relacionamento desgastado?
28/01/2021 - 06h19 Mulheres independentes assustam os homens
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.