26/11/2024  15h50
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Turismo e Viagem
27/11/2006 - 12h09
Turismo e participação comunitária
Otavio Demasi
 

É indiscutível o contexto econômico-social de tal fenômeno, que impulsiona a indústria, agricultura, comércio e prestação de serviço, possibilitando ampla redistribuição de rendas e acelerando o crescimento individual, familiar e empresarial.

Independentemente dos atrativos geográficos ou não, deve-se inserir o turismo no núcleo receptor, seja na área urbana ou rural, visando a criação de novos empregos, aumentando a arrecadação, treinando profissionais e multiplicando os eventos.

Necessário se faz para tal participação unir: comunidade, iniciativa privada, governo e associações diversas, via ações concretas e de mão dupla. O importante é ter condições de vivenciamento mais íntimo entre visitante e visitado, por intermédio da criação de uma verdadeira teia de roteiros que incluam todas as motivações e aspectos diferenciais.

Dentro de uma política turística participativa, serão geradas oportunidades à comunidade, além da valorização da "prata-da-casa", integrando-se tal população entre outros processos, das seguintes maneiras: via roteiros - colocando frente a frente produtor e consumidor de produtos caseiros e ou artesanais; produtores culturais e toda a gama de criatividade do núcleo receptor; ampliando as possibilidade de hospedagem hoteleira e complementar de mais baixo custo; ampliando as possibilidades de consumo da gastronomia típica e junto a residências que se disponham a servi-la a preços módicos; pelo aproveitamento na área de animação, aproveitando malabaristas, bonequeiros, mamulengueiros, cantores, repentistas, seresteiros, poetas, bandas, conjuntos diversos, corais, orquestras; adentrando pela área esportiva, com instrutores para modalidades de ar, terra e água; no campo de espaço diversos para a geração de eventos, sejam em escolas, ginásio de esportes, Câmara Municipal, centro comunitário, entre outros, tendo como parâmetro o aproveitamento da mão-de-obra local.

Outras formas e idéias de participação da comunidade no turismo podem ser discutidas via fórum de debates. Cabe a todos achar os caminhos mais promissores.


Nota do Editor: Otavio Demasi atua há 30 anos como consultor em turismo e jornalista. Autor do "Manual de Conscientização Turística", já percorreu 18 estados ministrando cursos, palestras e fornecendo conteúdo jornalístico para diversas publicações.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "TURISMO E VIAGEM"Índice das publicações sobre "TURISMO E VIAGEM"
05/12/2022 - 05h56 O que pode e não se pode fazer no Oriente Médio
09/06/2022 - 06h29 Festival de Inverno de Campos do Jordão 2022
23/04/2022 - 06h20 Praia de Pipa: passeios e mirante oculto
07/04/2022 - 06h35 Cinco motivos para praticar ecoturismo no Brasil
29/12/2021 - 05h42 Campos do Jordão realiza 1º Festival de Verão
12/12/2021 - 06h03 Rio anuncia recomendações para o réveillon
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.